Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock do Pentium Clássico


     39.998 visualizações    Processadores    1 comentário
Overclock do Pentium Clássico

Como funciona o overclock

Você deve estar intrigado em como a simples mudança de configuração da placa-mãe pode aumentar o desempenho do micro. Acontece que os processadores atualmente trabalham em um esquema chamado multiplicação de clock. Nesse esquema, o processador trabalha externamente com uma freqüência de operação (clock) e, internamente, multiplica este clock por um fator, atingindo a sua freqüência de operação interna (vide tabela). A maioria dos processadores hoje existentes trabalha com um clock externo de 66 MHz.

Freqüência de operação Mult.
1,5 x
Mult.
2 x
ult.
2,5 x
Mult.
3 x
Mult.
3,5 x
60 MHz 90 MHz 120 MHz 150 MHz 180 MHz  
66 MHz 100 MHz 133 MHz 166 MHz 200 MHz 233 MHz

No caso de processadores que utilizam pinagem soquete 7 - como o Pentium, Pentium MMX, AMD K6 e Cyrix 6x86MX - eles possuem uma limitação inerente à sua construção: eles não sabem qual é a sua própria freqüência de operação!

Por esse motivo, há jumpers (pequenas chaves) na placa-mãe que configuram a freqüência de operação externa do processador (60 ou 66 MHz, por exemplo) e a multiplicação de clock que ele deverá efetuar (2 x, 2,5x, etc).

Portanto, nada impede que você configure um processador Pentium-100 como se ele fosse um Pentium-133, por exemplo! Ele realmente irá funcionar como se fosse um Pentium-133.

Porém, se esse processo irá funcionar já são outros quinhentos. Muitas vezes o overclock não funciona. Erros de "congelamento" e "travamentos" além de "resets" aleatórios são muito comuns em micros com processador trabalhando em overclock. Pode ser, inclusive, que o micro nem ligue. Contudo, não há o que temer: basta desfazer o overclock para que tudo volte ao normal.

Em processadores mais recentes, o fabricante geralmente fixa internamente sua freqüência de operação máxima, a fim de tentar coibir a falsificação de processadores (por exemplo, um Pentium-133 sendo vendido como se fosse um Pentium-166, trabalhando em overclock). Por esse motivo, pode ser que você tente alterar os jumpers da multiplicação de clock em um processador novo mas a configuração não funcione. Nesse caso, entretanto, você continua possibilitado de fazer o overclock da freqüência de operação externa do processador.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...