Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Pentium III 1 GHz vs. Athlon 1 GHz

       
 39.369 Visualizações    Testes  
 6 comentários

Testes comparando o desempenho do Pentium III de 1 GHz e o do Athlon de 1 GHz.

Pentium III 1 GHz vs. Athlon 1 GHz
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Com o lançamento dos processadores com freqüências de operação interna acima de 1 GHz e com a crescente queda no preço de tais processadores, todas as pessoas ficam em dúvida: afinal, qual é o processador que oferece o maior desempenho atualmente, o Pentium III ou o Athlon?

Para respondermos a essa pergunta, fizemos uma bateria de testes em nosso laboratório com um Pentium III de 1 GHz e com um Athlon de 1 GHz e descobrimos uma coisa bastante interessante: os dois processadores de 1 GHz possuem desempenho praticamente iguais, com uma pequena vantagem para o processador da AMD.

Ou seja, essa história de que um deles é muito mais rápido do que o outro é pura balela e qualquer um que afirme que um deles "é muito mais rápido" do que o outro está sendo completamente tendencioso. Esse tipo de afirmação é muito comum entre os usuários "xiitas", aqueles que vestem a camisa de um fabricante e não a tiram de jeito nenhum, e querem provar, a qualquer custo, que o fabricante x é muito melhor do que o fabricante y.

Nossos testes deixam bem claro que a Intel não é melhor que a AMD nem a AMD é melhor que a Intel. Atualmente seus processadores possuem o mesmo desempenho quando operando com o mesmo clock e usando placas-mães e demais componentes de boa qualidade.

É claro que se você instalar um Pentium III em uma placa-mãe de boa qualidade e for comparar com um Athlon instalado em uma placa-mãe de baixa qualidade, os resultados irão apontar que o Pentium III é melhor do que o Athlon. Em nossos testes usamos placas-mães comprovadamente de alto desempenho para os dois processadores (ASUS A7V133 para o Athlon e Gigabyte GA-6OX para o Pentium III). A placa-mãe foi o único item que trocamos entre os testes. A memória RAM (64 MB PC-133), a placa de vídeo (Chaintech AGP-RI93, GeForce 2 Pro DDR 64 MB) e o disco rígido (Seagate ST310212A) foram os mesmos para as duas máquinas.

Da mesma forma, a comparação seria injusta se fossem usados processadores com freqüência de operação interna e externa diferentes e com tamanhos diferentes de cache de memória L2. Os modelos de 1 GHz tanto do Athlon quanto do Pentium III trabalham externamente a 133 MHz e possuem 256 KB de memória cache L2 sendo acessada na mesma freqüência de operação do processador.

A princípio, o Athlon pode operar transferindo dois dados por pulso de clock, fazendo com que ele atinja um desempenho de como se estivesse operando externamente a 266 MHz. Porém a memória RAM que usamos é do tipo PC-133, que funciona somente a 133 MHz e só é capaz de transferir um dado por pulso de clock. Para o Athlon transferir dois dados para a memória por pulso de clock é necessário o uso de memórias do tipo DDR-SDRAM. Tão logo tenhamos acesso a placas-mães e memórias DDR iremos fazer um teste para vermos a influência desse recurso sobre o desempenho do processador.

Como explicamos anteriormente, analisando puramente os resultados dos testes, nós não temos como dizer que um processador é melhor do que outro. Mas uma vez lembramos que nossos testes são exclusivamente em cima dos modelos de 1 GHz e, assim, outras comparações poderão ter resultados diferentes.

O único detalhe que nos faz indicar o Athlon e não o Pentium III (pelo menos em relação aos modelos de 1 GHz) é o preço: o Athlon é mais barato que o Pentium III. Pense bem: se você tem dois produtos de fabricantes diferentes e que oferecem o mesmo desempenho, qual que você escolhe?

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


:bandeira:

Desejo saber, qual a temperatura ideal para um processador athlon 1.1 Ghz, com memoria 256 DDR, e HD de 40 Giga; No momento a temperatura tá em 60 graus durante o dia e a noite em 57 graus...é normal ou tem algo errado, me ajudem, tô preocupado. :bye:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira:

Desejo saber, qual a temperatura ideal para um processador athlon 1.1 Ghz, com memoria 256 DDR, e HD de 40 Giga; No momento a temperatura tá em 60 graus durante o dia e a noite em 57 graus...é normal ou tem algo errado, me ajudem, tô preocupado. :bye:

Mano para mim está esquentando muito porque eu tenho um Celeron 2.13GHz,com memoria 256 DRR PC3200, 40GB de HD e fica na temperatura de dia 30º e de noite 26º.Para mim o teu processador está esquentando muito..

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudades dessa época... Pra mim foi a melhor: Processadores rápidos, concorrência implacável, baixo consumo de energia (O Pentium III de 1,0GHz consome apenas 38W enquanto o Pentium III de 533MHz consome apenas 16W.)...

Estou montando um Pentium III para suceder meu antigo AMD-K6-2. Bons tempos aqueles!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×