O Diagrama em Blocos do Processador
A AMD decidiu utilizar uma abordagem completamente diferente na nova arquitetura Bulldozer. Eles decidiram criar um módulo de “dois núcleos” que compartilha alguns recursos (a unidade de entrada, a unidade de ponto flutuante e o cache de memória L2, veja na Figura 1) e, portanto, eles não são completamente independentes.
Figura 1: Diagrama em blocos da arquitetura Bulldozer
De acordo com a AMD, isto foi feito para otimizar o processador e, ao mesmo tempo, reduzir custos. A otimização é proveniente do fato de que em um processador de vários núcleos, algumas unidades dentro dos núcleos permanecem ociosas na maior parte do tempo, e na arquitetura Bulldozer essas unidades puderam ser combinadas. Como o processador terá menos unidades, ele poderá ser menor, o que reduzirá a quantidade de material necessário para sua fabricação, reduzindo custos. Com menos unidades também é possível economizar energia e reduzir a quantidade de calor gerado.
Embora a AMD vá chamar um processador que tenha um desses módulos de “dois núcleos”, na verdade ele não será um produto verdadeiramente de dois núcleos, já que não existem dois processadores completos dentro dele. O nome “dois núcleos” neste caso será usado com o propósito de marketing para assegurar que os clientes entendam que embora este processador baseado na arquitetura Bulldozer não seja um modelo verdadeiramente de “dois núcleos”, ele trabalha como se fosse um.
Indo além, para fazer um processador de “quatro núcleos”, a AMD juntará dois desses blocos e, embora fisicamente falando o processador tenha na verdade “dois núcleos” internamente (dois dos diagramas em blocos mostrado na Figura 1), e não quatro, a AMD continuará chamando-o de um produto de “quatro núcleos”. Na Figura 2 você pode ver como um processador de “oito núcleos” baseado na arquitetura Bulldozer se parecerá.
Figura 2: Processador de oito núcleos baseado na arquitetura Bulldozer
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora