Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro da Arquitetura do Atom


     143.543 visualizações    Processadores    4 comentários
Por Dentro da Arquitetura do Atom

Chipset

Dependendo do modelo, o Atom pode trabalhar em conjunto com um chipset da classe Intel 945 (Atom 2xx e N2xx) ou como o novo Intel US15W (Atom Z5xx), também conhecido como “Intel System Controller Hub” ou “Hub Controlador do Sistema” ou simplesmente SCH. É interessante notar que a Intel concedeu uma licença a SiS para desenvolver chipsets para os processadores Atom, portanto você poderá ver no futuro processadores Atom usando chipsets deste fabricante.

Como os chipsets Intel 945 usam dois chips relativamente grandes, os processadores usando esses chipsets são voltados apenas para notebooks, já que eles não podem encaixar no pequeno espaço físico requerido por aplicações menores. Em teoria qualquer chipset Intel 945 pode ser usado, mas a Intel recomenda a versão móvel e você provavelmente verá produtos com o Intel 945GSE, que é o chipset recomendado para a plataforma “NetBook’08” da Intel. Todos os recursos de memória e de entrada/saída para um pequeno notebook baseado no processador Atom dependerão do chipset usado.

O novo chipset US15W, por outro lado, é uma solução com apenas um chip permitindo que os processadores Atom sejam usados em dispositivos móveis com acesso à internet. Ele usa um projeto completamente novo e algumas das suas principais características são:

  • Motor gráfico com decodificador de vídeo de alta definição baseado em hardware (suportando decodificadores H.264, MPEG2, MPEG4, VC1 e WMV9) e capacidade de gráfico 3D, rodando a 200 MHz (Intel Graphics Media Accelerator 500, que é um motor DirectX 9.0c/Shader 3.0).
  • Suporte para duas saídas de vídeo, uma interna para o dispositivo e outra externa. Elas podem funcionar como saídas independentes ou podem exibir a mesma imagem ao mesmo tempo. A conexão entre o chipset e o monitor LCD interno é feita através de uma interface LVDS (Low-Voltage Signaling Interface) suportando cores de 18 ou 24 bits, enquanto que a conexão entre o chipset e o monitor de vídeo externo é feita através de um barramento SDVO (Serial Digital Video Out); esta ligação pode ser facilmente convertida para qualquer tipo de saída de vídeo (VGA, S-Video, DVI, HDMI, etc) através de um chip externo.
  • Suporte para memórias DDR2-400 ou DDR2-533 até 1 GB, único canal (o slide da Figura 3 mostra a capacidade de memória máxima errada).
  • Controlador de áudio de alta definição com resolução de 32 bits e taxa de amostragem de até 192 kHz. A qualidade do áudio dependerá do codec de áudio usado.
  • Oito portas USB 2.0.
  • Duas conexões PCI Express x1.
  • Uma porta ATA-100.
  • Três portas SDIO.

Processador Atom
Figura 3: Principais características do chipset Intel US15W.

Processador Atom
Figura 4: Diagrama em blocos do chipset Intel US15W.

Uma coisa muito interessante a se notar é que este chipset não possui portas SATA. Isto foi feito de propósito, já que de acordo com a Intel quando eles estavam desenvolvendo este chipset os discos rígidos de 1,8” estavam disponíveis apenas com interface ATA (PATA), não SATA. Eles também acham que dispositivos móveis para internet usarão SSD (Discos de Estado Sólido) em um futuro próximo, e não discos rígidos.

  • Curtir 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gabriel Torres disse:
O Atom é baseado na microarquitetura Core, portanto é um processador Intel de 6ª geração, assim como o Pentium M, Pentium III, etc.

O Atom não é baseado em arquitetura Core ou Core2, é um design novo...

http://www.intel.com/technology/atom/microarchitecture.htm

Sobre a arquitetura Atom, mais importante que o número de estágios dos pipelines é o fato da arquitetura ser "in-order", ao contrário de todos os CPUs x86 desenvolvidos pela AMD e Intel desde o K5 ou Pentium Pro.

Citação
Claro que esta técnica é menos eficiente do que ter dois núcleos de processamento verdadeiros, mas este “núcleo” extra – e conseqüentemente o desempenho extra – você ganha de graça.

Não se ganha nada de graça com HT, apenas perde-se menos. O HT existe para aproveitar melhor o desempenho que seria perdido por causa do fato da arquitetura ser "em ordem".

[]'s

DT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
O Atom não é baseado em arquitetura Core ou Core2, é um design novo...

http://www.intel.com/technology/atom/microarchitecture.htm

Sobre a arquitetura Atom, mais importante que o número de estágios dos pipelines é o fato da arquitetura ser "in-order", ao contrário de todos os CPUs x86 desenvolvidos pela AMD e Intel desde o K5 ou Pentium Pro.

Perfeito, corrigido e muito obrigado pela explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Nesta ultima IDF a Intel abandonou o nome Atom Centrino. Fiquem de olho!

Eu estive no IDF e não vi isso. Por favor, poste link para onde está esta informação, pois no site da Intel o nome Atom Centrino é usado:

http://www.intel.com/products/centrino/atom/

A propósito, este nome foi anunciado em 01/04/2008:

http://www.intel.com/pressroom/archive/releases/20080401comp.htm

Atenciosamente,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...