Introdução
A nova microarquitetura Intel Core, que foi divulgada durante o IDF Spring 2006, será usada em todos os novos processadores da Intel, como o Merom, o Conroe e o Woodcrest. Esta nova arquitetura é baseada na arquitetura do Pentium M, trazendo algumas novas características. Neste tutorial mostraremos a fundo como funciona esta nova arquitetura da Intel funciona.
A primeira coisa que se deve ter em mente é que, apesar do nome, a arquitetura Core não tem nada a ver com os processadores Core Solo e Core Duo da Intel. O Core Solo nada mais é do que um Pentium M com tecnologia de 65 nm, enquanto que o Core Duo – também conhecido pelo seu nome-código Yonah – é uma versão de dois núcleos do processador Pentium M com tecnologia de 65 nm.
O Pentium M é um processador voltado para o mercado de notebooks e é baseado na arquitetura Intel de 6ª geração, também conhecida como P6, que é a mesma arquitetura usada pelos processadores Pentium Pro, Pentium II, Pentium III e os primeiros modelos de Celeron. Você pode pensar no Pentium M como uma versão aprimorada do Pentium III. Portanto, você pode pensar na arquitetura Core como um Pentium M melhorado.
Para uma maior compreensão deste tutorial sugerimos que você leia antes os tutorias “Como os Processadores Funcionam” e “Por Dentro da Arquitetura do Pentium M”. O primeiro explica como um processador funciona, e o segundo explica como o Pentium M trabalha internamente. Na verdade, podemos considerar o presente tutorial como sequência desses tutoriais. Sugerimos também que você leia nosso tutorial “Por Dentro da Arquitetura do Pentium 4” para poder comparar as diferenças entre a arquitetura do Pentium 4 e a arquitetura Core.
A arquitetura Core tem um pipeline de 14 estágios. Pipeline é uma lista de todos os estágios que uma dada instrução precisa percorrer para ser executada. A Intel não divulgou o pipeline do Pentium M e até agora eles não publicaram nada a respeito da descrição de cada estágio do pipeline da arquitetura Core, o que nos impossibilita de fornecer informações mais detalhas sobre o assunto. O pipeline do Pentium III tinha 11 estágios, o Pentium 4 original tinha um pipeline de 20 estágios e os novos modelos de Pentium 4 baseados no núcleo Prescott tem um pipeline de 31 estágios!
Claro que se a Intel publicar mais detalhes a respeito da arquitetura Core atualizaremos este tutorial.
Falaremos agora sobre as diferenças entre a arquitetura Core e a arquitetura do Pentium M.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora