Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Pentium 4 2,8 GHz


     94.012 visualizações    Processadores    0 comentários
Processador Pentium 4  2,8 GHz

Conclusões

A Intel, em uma atitude inesperada, veio paulatinamente abaixando o preço de seus processadores durante o ano passado. Como conseqüência, nos EUA hoje os processadores Intel topo de linha são um pouco mais baratos no mercado do que os processadores equivalentes da AMD. Isso é um bom sinal e o mercado agradece.

Se você está procurando pelo processador mais rápido disponível hoje (janeiro de 2003) para o seu PC, você tem basicamente três opções: Pentium 4 de 3,06 GHz, Pentium 4 de 2,8 GHz e Athlon XP-2800+. O Pentium 4 de 3,06 GHz está fora de cogitação por causa do seu preço, quase o dobro do Pentium 4 de 2,8 GHz. O Athon XP-2800+ infelizmente ainda não tivemos a oportunidade de testar, portanto não sabemos quem é mais rápido na prática, se o Pentium 4 de 2,8 GHz ou se o Athlon XP-2800+. Esperamos ansiosamente que a AMD envie esse processador para testes para tirarmos a "prova dos nove".

O Pentium 4 de 2,8 GHz aparece como uma excelente opção entre esses três processadores. Primeiro, é o mais barato. E, segundo, com um overclock você conseguirá colocá-lo rodando acima de 3,06 GHz, pagando bem menos do que pagaria no Pentium 4 de 3,06 GHz.

É importante notar que o Pentium 4 de 3,06 GHz usa a tecnologia Hyper-Threading, que, se você tiver o Windows XP com o Service Pack 1 instalado e corretamente configurado, fará com que o desempenho do micro aumente por conta do uso dessa tecnologia, que simula a existência de dois processadores dentro do mesmo processador físico existente (leia nosso artigo sobre o assunto). Em teoria, esse conjunto é mais rápido do que um Pentium 4 2,8 GHz com overclock. Mas se você não usar o Windows XP com o SP1 instalado, é besteira comprar o Pentium 4 com tecnologia Hyper-Threading, já que o Pentium 4 de 2,8 GHz com overclock será mais rápido e mais barato.

Mas é claro que o Pentium 4 de 2,8 GHz não é o processador mais barato do mundo. É realmente só para quem pode. Interessante notar que o Pentium 4 de 2,6 GHz, que é o modelo imediatamente inferior, é quase 30% mais barato. Para o usuário comum que está procurando o máximo de desempenho possível para a sua máquina, entre os processadores da Intel topo de linha a melhor relação custo/benefício nos parece ser, atualmente, o Pentium 4 de 2,6 GHz (e não o de 2,8 GHz).

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...