Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Processador Athlon XP 3200+


     87.926 visualizações    Processadores    5 comentários
Teste do Processador Athlon XP 3200+

Introdução

O Athlon XP 3200+ é o lançamento mais recente da AMD, sendo atualmente o seu processador mais rápido para o mercado de desktops. A grande novidade desse processador em relação aos modelos anteriores é o uso do novo barramento externo de 400 MHz, prometendo um considerável aumento no desempenho da máquina em comparação aos modelos anteriores que rodam externamente a 333 MHz (Athlon XP 3000+, Athlon XP 2800+ e Athlon XP 2700+) ou a 266 MHz (Athlon XP 2600+ para baixo).

Na realidade, o barramento externo desse processador roda a um clock de 200 MHz, mas como ele trabalha transferindo dois dados por pulso de clock, ele obtém um desempenho dobrado, ou seja, como se estivesse rodando externamente a 400 MHz. Esse esquema é conhecido como DDR (Double Data Rate).

Um problema que surge com a adoção desse novo clock é em relação à disponibilidade de placas-mães. Atualmente somente os chipsets nForce 2 400 Ultra e nForce 2 400, da NVIDIA, SiS 748 e VIA KT600 conseguem rodar oficialmente a 400 MHz (200 MHz DDR). Placas-mãe com esses chips ainda estão começando a chegar no mercado, visto que esses chipsets são muito novos.

Placas-mãe com chipsets diferentes desses não aceitam oficialmente o Athlon XP 3200+. Ou seja, se você tem um Athlon XP até o modelo 3000+ você não poderá fazer o upgrade do seu processador simplesmente trocando o seu processador atual por um XP 3200+, não irá funcionar. Você precisará trocar também a sua placa-mãe por uma que tenha um dos chipsets listados.

Um ponto importantíssimo de ser notado é a nomenclatura dos processadores Athlon XP. Esses processadores utilizam uma nomenclatura de referência (PR, Performance Reference), que compara o desempenho do processador com um Pentium 4. O Athlon XP 3200+ roda internamente somente a 2,2 GHz, mas de acordo com a AMD esse processador atinge um desempenho similar ao de um Pentium 4 de 3 GHz com barramento externo de 800 MHz e tecnologia Hyper-Threading ativada.

Infelizmente ainda não recebemos da Intel esse processador para compará-lo ao Athlon XP 3200+ e conferirmos se isso é realmente verdade.

Esses nossos testes são, portanto, exclusivos do Athlon XP 3200+, onde comparamos o desempenho do novo modelo do Athlon XP com o desempenho de outros modelos de Athlon XP, de forma que você verifique o quão mais rápido é esse novo modelo e se vale a pena fazer o upgrade do seu processador atual ou não.

O Athlon XP 3200+ é baseado no núcleo Barton, o mesmo usado no Athlon XP 3000+, cuja principal característica é ter 512 KB de memória cache L2, contra apenas 256 KB nos modelos até o XP 2800+.

 


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostaria de saber se é possível colocar o Processador Athlon Xp 3200+ em uma Placa Mãe ASUS A7N8X-X, pois sei q ela só aceita até o Athlon Xp 3000+ ,mas vi em um site q esse processador é suportado por chipsets nForce2, q no caso é o da minha placa-mãe...

É POSSÍVEL ???

:(

Obrigado

:stupid:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por boslack@04 de julho de 2005, 11:20

Gostaria de saber se é possível colocar o Processador Athlon Xp 3200+ em uma Placa Mãe ASUS A7N8X-X, pois sei q ela só aceita até o Athlon Xp 3000+ ,mas vi em um site q esse processador é suportado por chipsets nForce2, q no caso é o da minha placa-mãe...

É POSSÍVEL ???

:(

Obrigado

:stupid:

Funciona sim sem problemas seu processador tem FSB400 a placa mãe aceita até fsb400 ira aceitar sem nenhum problema! talvez precise de uma atualização de bios mais acho que não seja preciso!

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...