Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do processador Celeron G3930


     62.249 visualizações    Processadores    17 comentários
Teste do processador Celeron G3930

Desempenho em programas

Cinebench R15

Já o Cinebench R15 é baseado no software Cinema 4D. Ele é muito útil para medir o ganho de desempenho obtido pela presença de vários núcleos de processamento ao renderizar imagens 3D pesadas. Renderização é uma área onde ter um maior número de núcleos de processamento ajuda bastante, pois normalmente esse tipo de software reconhece vários processadores (o Cinebench R15, por exemplo, reconhece e utiliza até 256 núcleos de processamento).

Já que nós estamos interessados em medir o desempenho de renderização, nós rodamos o teste CPU, que renderiza uma imagem “pesada” utilizando todos os processadores ou “núcleos” – tanto reais quanto virtuais – para acelerar o processo. O resultado é dado como uma pontuação.

CeleronG3930-g05.gif

No Cinebench R15, o Celeron G3930 foi 19% mais lento do que o A8-9600.

CPU-Z

O famoso programa de identificação de hardware CPU-Z vem com uma ferramenta simples de medição de desempenho, utilizando apenas um núcleo e também todos os núcleos disponíveis. Note que os resultados foram todos obtidos com a mesma versão do programa, já que não é possível comparar resultados obtidos com versões diferentes.

CeleronG3930-g06.gif

 

No teste que mede o desempenho de apenas um núcleo, o Celeron G3930 foi 58% mais rápido do que o A8-9600.

CeleronG3930-g07.gif

 

Já no teste que utiliza todos os núcleos disponíveis, o Celeron G3930 foi 7% mais lento do que o A8-9600.

Handbrake

O HandBrake é um programa de conversão de vídeo de código aberto. Nós convertemos um vídeo .mov de seis minutos em resolução Full HD em um arquivo .MP4, utilizando o perfil de saída “Fast 1080p30”.

Os resultados estão em segundos, de forma que valores mais baixos são melhores.

CeleronG3930-g08.gif

No Handbrake, o Celeron G3930 foi 24% mais lento do que o A8-9600.

WinRAR

Uma tarefa na qual o processador é bastante requisitado é na compactação de arquivos. Nós rodamos um teste, onde uma pasta com 6.813 arquivos, totalizando 8 GiB, foi compactada em um arquivo utilizando o WinRAR 4.2.

O gráfico abaixo mostra o tempo gasto em cada teste.

CeleronG3930-g09.gif

No WinRAR, o Celeron G3930 foi 20% mais rápido do que o A8-9600.

V-Ray Benchmark

O V-Ray Benchmark é uma ferramenta de medição de desempenho do processador e da placa de vídeo em tarefas de renderização de imagem. Ele renderiza duas imagens, uma utilizando o processador (CPU) e outra a placa de vídeo (GPU). Nós rodamos o teste nos processadores testados e comparamos o tempo gasto no teste CPU no gráfico abaixo.

CeleronG3930-g10.gif

No V-Ray Benchmark, o Celeron G3930 foi 12% mais lento do que o A8-9600.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Cara, o teste do G3930 só evidencia a decepção com o A8-9600. Um processador que custa a metade consegue fazer frente a ele em grande parte dos cenários, chegando a superar ele. Na minha opinião, a única vantagem do A8 é economizar agora para, num segundo momento, partir para um Ryzen.

No mais, temos um campeão, G3930, para balcões de atendimento e computadores "de lojas de geladeira" para tias acessarem "feice". 

Ótimo teste e continuem assim! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Kleber Peters disse:

balcões de atendimento e computadores "de lojas de geladeira" para tias acessarem "feice".

Pensei a mesma coisa. Esse CPU seria incrível para minha avó que usa o PC pra ver Netfllix, postar bobabem no Facebook e ler resumo de novela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, LeVader disse:

@Rafael Coelho Acho que seria legal incluir testes com a iGPU desses processadores de baixo custo, já que os usuários em sua maioria quando investem em algo assim irão utilizar os gráficos integrados do mesmo para depois fazer um upgrade.

Hãaaa... Mas e o que nós já fizemos? Não está aparecendo pra você?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse A-9600 realmente não serve para nada! Até mesmo porque a AMD já lançou um athlom requentation também para AM4, e se alguém precisa espremer o orçamento para montar um Ryzen, investe na VGA top e põe o marmitex até poder comprar o Ryzen.

 

P.S. vamos ter teste deste Athlom AM4?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@omegahugal Gargalo depende do jogo... Exigência de CPU/GPU varia de jogo p/ jogo. Meu phenom II X4 deixa minha GTX 460 cravada em 100% de uso o tempo todo no Crysis 2. No mesmo sistema o uso de GPU não chega a 40% no LoL, mesmo com o nível de detalhes no máximo e anti-aliasing ativado.

Sim, meu pc já é bem velho :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Ian Rossi disse:

Já devo imaginar os stutterings desse processador pra rodar o The Witcher III em Novigrad... Pelo menos rodou, nem acreditei nisso. 

Esqueci de escrever no texto, mas na verdade teve bastante travamentos no The Witcher 3, apesar do framerate ser razoável, o jogo não ficou "jogável" na prática. De qualquer forma, é óbvio que esse processador não é recomendável para esse tipo de coisa.

 

5 horas atrás, Scotta disse:

Esse A-9600 realmente não serve para nada! Até mesmo porque a AMD já lançou um athlom requentation também para AM4, e se alguém precisa espremer o orçamento para montar um Ryzen, investe na VGA top e põe o marmitex até poder comprar o Ryzen.

 

P.S. vamos ter teste deste Athlom AM4?

Teríamos que comprar esse modelo, como compramos o A8-9600. Se tivermos bastante gente fazendo assinatura VIP, quem sabe?

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, omegahugal disse:

O mais interessante sobre este processador é ele não gargalar com uma GTX 1080. Legal.

 

Mias um ótimo artigo Mestre Rafael. Abraços!!

Na verdade, como ele obteve um desempenho bem mais baixo do que os outros processadores (Pentium, Core i3, Ryzen 3) isso significa que ele "gargalou" sim.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rafael Coelho disse:

Esqueci de escrever no texto, mas na verdade teve bastante travamentos no The Witcher 3

Na verdade, deve ter tido muito framedrop em praticamente todos os jogos com requisito mínimo para Quad-Core... Só rodou provavelmente por causa da GTX 1080 :v. Já rodei jogos atuais com o Celeron G1610, mas é bem difícil mesmo... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...