Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do processador Ryzen 7 3700X


     72.380 visualizações    Processadores    9 comentários
Teste do processador Ryzen 7 3700X
Produto Recomendado

Introdução

O Ryzen 7 3700X é um processador de oito núcleos e 16 threads, que faz parte da terceira geração dos processadores Ryzen, com processo de fabricação de 7 nm. Confira!

Em junho passado, a AMD anunciou a terceira geração de processadores Ryzen, baseada na arquitetura Zen 2 e núcleos Matisse. A grande novidade desses processadores é o uso de chiplets, ou seja, pequenos chips com diferentes finalidades dentro do mesmo processador. Assim, um processador Ryzen de terceira geração é composto por um chiplet de entrada e saída chamado IOD (input/output die), fabricado em processo de 12 nm e que faz funções como controlador de memória, portas e pistas PCI Express, e um ou dois chiplets chamados CCD (core chiplet die) contendo os núcleos de processamento propriamente ditos, fabricado em 7 nm. Cada CCD tem dois CCX (core complex), até oito núcleos e 32 MiB de cache L3. Os chiplets são interligados utilizando o barramento Infinity Fabric.

Outra novidade desta geração é que são os primeiros processadores compatíveis com o padrão PCI Express 4.0, que possibilita o dobro da largura de banda do PCI Express 3.0.

Além disso, a arquitetura Zen 2 tem outras melhorias sobre as arquitetura anteriores, como instruções AVX de 256 bits, cache de micro-operações duas vezes maior, novo preditor de desvios, maior largura de banda de carga e armazenamento, cache L3 com o dobro da capacidade e menor latência, entre outras otimizações. Com isso, segundo a AMD, esta arquitetura trouxe um ganho no IPC (Instructions Per Cycle, ou seja, instruções por pulso de clock) de cerca de 15%.

O processador Ryzen 7 3700X tem um IOD e um CCD completo (processadores com mais de oito núcleos têm dois CCDs), desta forma oferecendo oito núcleos, 16 threads (graças à tecnologia SMT), 4 MiB de cache L2 (512 kiB por núcleo) e 32 MiB de cache L3. Ele tem clock base de 3,6 GHz e clock boost de 4,4 GHz e TDP de 65 W.

Ele não traz vídeo integrado e, como todos os processadores Ryzen, é desbloqueado para overclock. O modelo vem com o cooler Wraith Prism RGB, que nós já testamos e mostrou-se uma excelente solução de refrigeração.

Na Figura 1 vemos a embalagem do processador Ryzen 7 3700X testado.

R7-3700X-01.jpg

Figura 1: caixa do Ryzen 7 3700X

A Figura 2 mostra o conteúdo da embalagem: o cooler Wraith Prism RGB, um adesivo para o gabinete, o processador propriamente dito e um pequeno manual.

R7-3700X-02.jpg

Figura 2: conteúdo da embalagem

Podemos ver o Ryzen 7 3700X na Figura 3.

R7-3700X-03.jpg

Figura 3: o processador Ryzen 7 3700X

A nomenclatura deixa claro que o Ryzen 7 3700X é o substituto natural no Ryzen 7 2700X. Embora aquele fosse o modelo mais topo de linha da segunda geração, agora na terceira geração temos um modelo superior, que é o Ryzen 7 3800X, que tem a mesma configuração porém com clocks ligeiramente mais altos. Em termos de preço, o Ryzen 7 3700X é concorrente quase direto do Core i7-9700K da Intel. Lembre-se, porém, que o modelo da Intel vem sem cooler, o que significa que você ainda precisa comprar um bom cooler, enquanto que o Ryzen 7 3700X já vem com um cooler bastante eficiente.

Assim, vamos comparar estes três processadores em programas de teste, aplicativos e jogos, para termos uma ideia de qual foi o ganho de desempenho da segunda para a terceira gerações, além de como o Ryzen 7 3700X se posiciona em comparação com seu concorrente direto.

Utilizamos uma GeForce RTX 2080 Ti, que é a placa de vídeo mais topo de linha disponível no momento, em todos os testes. Com isto, esperamos que o desempenho dos jogos e programas seja limitado pelo processador, o que nos permite ver a diferença de desempenho entre os processadores.

Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
8 minutos atrás, RBMA disse:

Esse processador é excelente uma pena ser tão caro. Porque vocês utilizando o FRAPS ao invés do MSI Afterburner?

Por questão de padronização de nossos testes... Estamos estudando mudar a metodologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, thevirtua disse:

Pra min , bem que a AMD poderia vender uma variante sem o cooler , ia ficar mais barato.  Eu não costumo usar o cooler que vem junto do processador.

Na primeira geração dos Ryzen havia alguns modelos que não acompanhavam cooler, mas o pessoal não gostou disto, além de serem mais caros.

Não faz muito sentido querer baratear um CPU sem cooler, pois geralmente quem tenta gastar pouco não pretende comprar cooler separado, fora que muitos desavisados comprariam sem saber que faltará a peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde tudo bem?

Também possuo um R7 3700x e gostaria de saber qual a temperatura que ele se manteve durante os testes. 

O meu em Idle ficou na média de 40° achei um pouco elevada, e durante jogos ficou em 60°. será que é normal?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2019 às 11:39, Ricardo Noboro disse:

Boa tarde tudo bem?

Também possuo um R7 3700x e gostaria de saber qual a temperatura que ele se manteve durante os testes. 

O meu em Idle ficou na média de 40° achei um pouco elevada, e durante jogos ficou em 60°. será que é normal?

Obrigado.

Processador AMD normalmente suporta temperaturas até 80º (tenho o 2600 aqui em Cuiabá MT, 40ºC aqui é temperatura ambiente na primavera e verão)

Mesmo assim, meu setup não tem stutterings nem travamentos, mesmo utilizando o cooler box AMD. E olha que a utilização maior aqui é pra edições de vídeo.

 

O que pode fazer é colocar uma pasta térmica de boa qualidade e umas ventoinhas para circular bem o ar pelo gabinete (aqui utilizo um Aerocool 5100 LS, que é todo vazado e tem fans frontais e traseira)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...