Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Teste do processador Ryzen 9 3950X

       
 29.714 Visualizações    Testes  
 2 comentários

O Ryzen 9 3950X é um processador da AMD com 16 núcleos, 32 threads, que utiliza o soquete AM4. Vamos testá-lo e ver como é o seu desempenho na prática.

Teste do processador Ryzen 9 3950X
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Overclock, aquecimento e consumo

Como todos os processadores Ryzen, o 3950X tem multiplicador de clock destravado, significando que é possível fazer overclock nele modificando apenas o seu multiplicador de clock.

Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção na forma como o clock deste processador funciona. Seu clock base é de 3,5 GHz, seu clock turbo máximo é de 4,7 GHz. Este clock de 4,7 GHz é alcançado apenas quando há só um núcleo ativo, além de diversos outros fatores que devem estar dentro das condições ideais. Fizemos alguns testes e vimos que, com as 32 threads em uso, o processador estabilizava a 4,150 GHz. Na configuração original (sem overclock), no teste no Blender, a temperatura do encapsulamento chegou a 67 graus Celsius, com temperatura ambiente de 23 graus Celsius e utilizando um sistema de refrigeração líquido de entrada. O consumo, segundo o HWMonitor, ficou em torno de 122 W.

Em nossos testes de overclock, conseguimos atingir com estabilidade o clock de 4,250 GHz (100 MHz x 42,5) em todos os núcleos, com as tensões padrão. Acima disso, o Blender sofria algum erro e não completava o teste. Assim, nossa conclusão é que o Ryzen 9 3950X já é bem otimizado para utilizar o máximo de desempenho, de forma que um overclock simples vai trazer muito pouco ganho real de desempenho. Este procedimento só pode valer a pena se você tiver um sistema (fonte de alimentação, cooler e placa-mãe) de alta qualidade e voltados para overclock, bem como conhecimento e tempo disponível para fazer todos os ajustes finos necessários para alcançar um resultado significativo.

De qualquer forma, lembre-se que a capacidade de overclock de um processador depende da placa-mãe, do sistema de refrigeração, e também da sorte, pois dois processadores de mesmo modelo podem alcançar diferentes taxas de clock máximas.

Compartilhar

  • Curtir 7


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Justamente o ponto que muitos não levam em consideração , ou seja o multiprocessamento , eu via debates calorosos em foruns sobre se o 9900ks da INTEL ser melhor ou não que o 3900x da AMD em games . De fato o 9900 faz mais FPS do que o 3900 , mas se apenas o game tiver rodando sozinho . Pro pessoal que gosta de jogar fazendo tramsmisão ou com outras coisas abertas ao mesmo tempo , com certeza os processadores da AMD aguentam bem mais o multiprocessamento do que os equivalentes intel que perdem muitos FPS .

 

Com relação ao teste do 3950x , acredito que a melhor forma de se extrair todo o potencial dele ou de qualquer outro processador AMD atual é investir em um otimo sistema de refrigeração . São extremamente sensiveis à temperatura , qualquer coisa acima de 70 Cº leva a uma degradação consideravel do desempenho , acima de 80 Cº então é praticamente 30% de perda . O sistema de refrigeração eficiente pesa mais do que qualquer tentativa de obter desempenho extra através de ajustes de tensão ou de frequencia nesses processadores da AMD .

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu sonho de consumo

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!