Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Teste do processador Ryzen 9 3950X

       
 29.376 Visualizações    Testes  
 2 comentários

O Ryzen 9 3950X é um processador da AMD com 16 núcleos, 32 threads, que utiliza o soquete AM4. Vamos testá-lo e ver como é o seu desempenho na prática.

Teste do processador Ryzen 9 3950X
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Conclusões

O Ryzen 9 3950X é um excelente processador para algumas tarefas bem específicas. Se olharmos para o seu desempenho em jogos, ele não é tão interessante quanto o seu irmão mais barato, o Ryzen 9 3900X, já que oferece um desempenho similar neste tipo de situação, porém é significativamente mais caro. Além disso, para quem procura o maior desempenho possível em jogos, o Core i9-9900KS tem um desempenho superior, mesmo custando menos. Não que o Ryzen 9 3950X seja ruim para jogos, simplesmente há outros modelos que oferecem melhor relação custo-benefício.

Já em tarefas que utilizam grande quantidade de threads, como renderização de vídeos, imagens e animações 3D, a coisa muda de figura. Neste tipo de aplicação, o Ryzen 9 3950X é muito rápido, por conta de suas 32 threads. Ele chega a ser similar ou até mais rápido do que o Core i9-9980XE (e, portanto, que o Core i9-10980XE) em algumas aplicações. Claro que, neste tipo de tarefa, o Ryzen Threadripper 3970X é bem mais poderoso (já que tem o dobro de núcleos), mas tendo em mente que ele custa quase três vezes mais que o modelo testado, fica clara a boa relação custo-benefício do Ryzen 9 3950X nessas aplicações.

Um ponto negativo do processador analisado é que, ao contrário do que ocorre com o Ryzen 9 3900X, ele não vem com cooler. A AMD recomenda a utilização de um sistema de refrigeração líquida, o que significa que você deve acrescentar ao custo total do seu computador o valor de um bom sistema deste tipo.

Com tudo isso, o Ryzen 9 3950X é um processador versátil, voltado para quem está montando um computador topo de linha capaz de ser rápido em qualquer tipo de aplicação, principalmente se pretende fazer várias coisas ao mesmo tempo, como jogar e transmitir a partida sem perder desempenho. Apenas verifique se outros processadores, como o Core i9-900KS ou o Ryzen 9 3900X, não oferecem uma melhor relação custo-benefício para o seu caso específico.

Compartilhar

  • Curtir 7


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Justamente o ponto que muitos não levam em consideração , ou seja o multiprocessamento , eu via debates calorosos em foruns sobre se o 9900ks da INTEL ser melhor ou não que o 3900x da AMD em games . De fato o 9900 faz mais FPS do que o 3900 , mas se apenas o game tiver rodando sozinho . Pro pessoal que gosta de jogar fazendo tramsmisão ou com outras coisas abertas ao mesmo tempo , com certeza os processadores da AMD aguentam bem mais o multiprocessamento do que os equivalentes intel que perdem muitos FPS .

 

Com relação ao teste do 3950x , acredito que a melhor forma de se extrair todo o potencial dele ou de qualquer outro processador AMD atual é investir em um otimo sistema de refrigeração . São extremamente sensiveis à temperatura , qualquer coisa acima de 70 Cº leva a uma degradação consideravel do desempenho , acima de 80 Cº então é praticamente 30% de perda . O sistema de refrigeração eficiente pesa mais do que qualquer tentativa de obter desempenho extra através de ajustes de tensão ou de frequencia nesses processadores da AMD .

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu sonho de consumo

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!