Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Thermal Throttling do Pentium 4

       
 67.418 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Saiba como funciona esse excelente recurso presente nos processadores Pentium 4.

Thermal Throttling do Pentium 4
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Os processadores Pentium 4 possuem um recurso chamado Thermal Throttling (controle térmico), que protege o processador em caso de superaquecimento, evitando que ele se queime. Se o processador atingir uma determinada temperatura de "gatilho" (que varia de acordo com o modelo), o processador automaticamente diminui a sua velocidade, de forma que a temperatura gerada diminua. Em caso de superaquecimento a máquina ficará mais lenta, mas em compensação o processador não queima. Se mesmo assim a temperatura não diminuir para um nível satisfatório, o computador é desligado, de forma a proteger o processador.

Existem na realidade dois tipos de Thermal Throttling:

  • TM1: Disponível nos processadores Pentium 4, Xeon, Celeron (núcleos Northwood e Prescott, somente) e Pentium M. Neste tipo o Thermal Throttling não diminui fisicamente o clock do processador, mas insere ciclos ociosos entre as instruções que são enviadas ao núcleo do processador (ou seja, insere "wait states" dentro do processador), o que diminui o desempenho do processador e, conseqüentemente, sua temperatura.
  • TM2: Usado nos processadores Pentium 4 e Celeron soquete LGA775 e Pentium M, este tipo realmente diminui o clock do processador. Isto é feito diminuindo-se o multiplicador de clock do processador.

A grande dificuldade para o usuário comum é saber se este recurso está sendo ativado ou não em sua máquina. Caso este recurso esteja sendo ativado, além do micro ficar mais lento, significa que ele está com problemas de superaquecimento, que deverá ser solucionado.

Existe um excelente programinha para avaliar se o Thermal Throttling está ou não sendo ativado em sua máquina, chamado Throttle Watch (http://www.panopsys.com/Downloads.html). Basta descompactar e rodar o programa e você verá duas janelas. A janela de cima indica o quanto do processador está sendo usado. Você consegue uma janela similar clicando Control Alt Del no Windows XP e selecionando a guia Desempenho. Mas é na janela de baixo que está o diferencial deste programa. Esta janela mostra se o recurso Thermal Throttling está sendo ou não usado, e o quanto.

Thermal Throttling do Pentium 4
Figura 1: Throttle Watch.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×