Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Como o Windows 95 funciona

       
 142.112 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Saiba como é o funcionamento do Sistema Operacional Windows 95 da Microsoft.

Como o Windows 95 funciona
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Não há como negar: o Windows 95 é realmente uma grande evolução comparado ao seu antecessor, Windows 3.11. Ele é muito mais fácil de usar e configurar. Entretanto, notamos claramente um marketing exagerado depositado em cima desse sistema operacional, muitas vezes atribuindo-o características que não possui.

Modo real e modo protegido

Processadores acima do 386 possuem dois modos de operação bem distintos: o modo real e o modo protegido. No modo real o processador funciona como se fosse um 8086, o processador utilizado no primeiro PC. Isto significa que ele utilizará instruções de 16 bits e, o que é pior, conseguirá acessar somente a 1 MB de memória. É o caso do sistema MS-DOS: sua grande limitação é trabalhar apenas no modo real, o que faz com que ele acesse somente 1 MB de memória (destes 1 MB, 640 KB é destinado à memória RAM).

No modo protegido, o processador consegue trabalhar no topo de suo desempenho: além de instruções de 32 bits, consegue acessar a até 4 GB de memória, além de diversos outros recursos, em especial a multitarefa, a memória virtual e o modo virtual 8086.

O Windows 3.x trabalha em modo protegido, e daí a sua grande vantagem: não possui limitações de memória e pode contar com recursos avançados fornecidos pelo processador. Há, todavia, um grande problema: o sistema operacional do Windows 3.x é o MS-DOS. Qualquer operação de manipulação de arquivos requer que o MS-DOS desempenhe este papel; o Windows precisa do MS-DOS para funções básicas.

A ideia era escrever um sistema operacional de modo protegido, que não utilizasse o modo real ou o MS-DOS como base. A Microsoft dizia que era assim que seria o Windows 95.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×