Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Configurando o autoexec.bat

       
 158.306 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a configurar o arquivo autoexec.bat, deixando-o mais organizado.

Configurando o autoexec.bat
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Básico

Pois bem, estávamos vendo como configurar o Config.sys. Hoje vamos dar uma olhada no outro arquivo de configuração do MS-DOS, o Autoexec.bat.

O Autoexec.bat é um arquivo em lote (extensão BAT). Isto significa que todos os comandos nele existentes podem ser executados diretamente no prompt do MS-DOS, ao contrário do que ocorre no Config.sys, que possui comandos próprios que só lá existem.

Configurando o autoexec.bat

Figura 1: O tradicional arquivo Autoexec.bat.

Sua edição pode ser feita através do comando EDIT C:Autoexec.bat. Da mesma forma que ocorre no Config.sys, através do Autoexec.bat carregamos drivers, comandos e programas residentes em memória. Devemos tentar manter o arquivo Autoexec.bat o mais organizado possível. Vamos ver algumas dicas de como deixar o Autoexec.bat de seu micro "no ponto":

Comece o Autoexec.bat pelo comando "@ECHO OFF". Isto fará com que menos mensagens sejam apresentadas na tela, dando um melhor aspecto visual à inicialização do seu micro.

Acrescente o caminho completo e a extensão do arquivo em todos os comandos, drivers e programas residentes em memória que são carregados através do Autoexec.bat. Veja em nosso exemplo que carregamos o comando SHARE.EXE com C:[:backslash:][:backslash:]DOS[:backslash:][:backslash:]SHARE.EXE em vez de simplesmente "SHARE". Em outras palavras, carregue o arquivo informando ao sistema o seu diretório e extensão. Em vez de carregar um driver de mouse simplesmente adicionando o comando "MOUSE" no AUTOEXEC, altere para C:[:backslash:][:backslash:]MOUSE[:backslash:][:backslash:]MOUSE.COM, por exemplo. É claro que este é um exemplo hipotético e você deverá alterar o seu micro de acordo com os arquivo existentes.

Para todos os arquivos que serão carregados em memória, acrescente o comando LOADHIGH ou simplesmente LH ao início da linha. Dê uma olhada em nosso exemplo.

Agrupe os comandos "SET" no início do AUTOEXEC, abaixo da linha "@ECHO OFF" (veja figura). Uma dica importante: a linha SET TEMP= deve estar indicando um diretório temporário, como C:[:backslash:][:backslash:]WINDOWS[:backslash:][:backslash:]TEMP. Isto fará com que arquivos temporários sejam criados e mantidos em um diretório-rascunho, onde não poderão causar maiores dados. Você poderá, inclusive, apagar o conteúdo deste diretório. Contudo é muito comum encontrarmos esta linha configurada erroneamente, normalmente indicando um diretório onde dados importantes são armazenados - como SET TEMP=C:DOS - o que não é recomendado. Se este for o seu caso, crie um diretório-rascunho e altere (ou adicione) a linha SET TEMP no Autoexec.bat.

O comando PATH é responsável pelo caminho de procura do sistema operacional. Quando um arquivo que você chamou não é encontrado no diretório corrente, o sistema procura nos diretórios apontados pelo comando PATH. Como o caminho de procura é percorrido da esquerda para a direita, você deverá colocar os diretórios mais utilizados à esquerda e os menos utilizados à direita. Se em um determinado micro o diretório C:[:backslash:][:backslash:]WINDOWS é o mais a direita do comando PATH, quando você entrar "win" no prompt do DOS, ele irá percorrer todos os demais diretórios procurando o comando WIN.COM, até encontrá-lo no último indicado no PATH. Em contrapartida, se o diretório C:[:backslash:][:backslash:]WINDOWS fosse o mais a esquerda no comando PATH, a entrada seria quase que imediata, pois o sistema encontraria o comando no primeiro diretório em que fosse procurar.Alguns AUTOEXECs apresentam o comando SET PATH=, o que é a mesma coisa que PATH=. Este comando deve ser, preferencialmente, o último do Autoexec.bat, pois isto tornará sua execução mais rápida.

Coloque um comando CLS no final do AUTOEXEC para limpar a tela.

  • Se um dia você precisar criar um Autoexec.bat e não souber o que ele deverá conter, utilize o exemplo da figura.
  • Compartilhar



      Denunciar Artigo
    Entre para seguir isso  

    Artigos similares


    Comentários de usuários


    Não há comentários para mostrar.



    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×