Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU-Z


     124.213 visualizações    Software    9 comentários
CPU-Z

Identificação da Memória

Na guia “Memory” temos um resumo da memória instalada. Esta janela ajudará a você verificar se a sua memória está corretamente configurada. Vamos aos pormenores.

CPU-Z
Figura 6: Identificação da memória

Na área “General” (“Geral”) temos:

  • Type (“Tipo”): Qual é a tecnologia da memória instalada (DDR2, DDR3, etc.).
  • Channel # (“Número de canais”): Esta é uma informação imprescindível, pois indica se a memória do micro está configurada no modo de um (“Single”), dois (“Dual”), três (“Triple”) ou quatro (“Quad”) canais. A maioria das placas-mãe e processadores hoje em dia permite o modo de dois canais, e se aqui aparecer que a memória está operando em modo de um canal, você deverá ver se é possível corrigir este problema. Leia nosso tutorial sobre o assunto.
  • Size (“Tamanho”): Quantidade total de memória que há instalada. Lembrando que 1 GiB equivale a 1.024 MiB, portanto 4 GiB são listados como sendo 4.096 MiB.
  • DC Mode (“Modo de operação do modo de dois canais”): Os valores possíveis variam de acordo com o processador instalado, se Intel ou AMD. Com processadores Intel, há duas opções, “simétrico” (“Symmetric”), quando os módulos de memória de cada par de módulos têm a mesma capacidade (maior desempenho) ou “assimétrico” (“Asymmetric”), onde os módulos têm capacidade diferente (menor desempenho). No caso de processadores AMD, as opções possíveis são “ganged” e “unganged” (melhor, mas disponível somente a partir da arquitetura K10 da AMD). Clique aqui para entender a diferença entre esses dois modos.
  • NB Frequency (“Clock do controlador de memória”): Em processadores com controlador de memória integrado, este campo será preenchido com o clock do controlador de memória.

Já na área “Timings” haverá uma série de informações técnicas, a saber:

  • DRAM Frequency (“Frequência da Memória”): Aqui aparecerá listado o clock da memória. É importante entender que este será o clock real da memória. Memórias com tecnologia DDR (DDR, DDR2, DDR3, etc.) transferem dois dados por pulso de clock e são classificadas e vendidas com o dobro do clock real. Assim, memórias DDR3-1333 na realidade trabalham a 666,6 MHz e memórias DDR3-2133 na realidade trabalham a 1.066,6 MHz. Portanto, neste campo você deverá ver listado a metade do clock da sua memória. Na Figura 6 nosso computador tinha memórias DDR2-800. Se o valor listado for inferior ao da metade do clock nominal da memória, há algo errado com a configuração da memória e você deverá corrigir.
  • FSB:DRAM (“Relação entre o clock base e o clock da memória”): Um divisor de clock que está sendo usado para atingir o clock da memória. Em nosso exemplo da Figura 6, como o clock base era de 400 MHz e como o clock da memória era também de 400 MHz, a relação era de 1:1.
  • Os demais parâmetros são as temporizações da memória e estão explicados em nosso tutorial “Entendendo as Temporizações das Memórias RAM”.
  • Curtir 1

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

Azarack, por favor, poste as telas do CPU-Z, que mostra qual é o seu processador, e a tela que mostra qual é a sua placa-mãe, para eu saber mais detalhes da sua configuração e entender o motivo e poder inclusive atualizar o tutorial. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Azarack, por favor, poste as telas do CPU-Z, que mostra qual é o seu processador, e a tela que mostra qual é a sua placa-mãe, para eu saber mais detalhes da sua configuração e entender o motivo e poder inclusive atualizar o tutorial. Obrigado!

922692_665553716803899_346198142_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Aqui não aparece nada no campo DC Mode :confused:

Curioso, seu PC é relativamente novo. Possivelmente o controlador de memória do Core i3 não permite o modo assimétrico (dois módulos de capacidades diferentes) e por isso aparece em branco. De qualquer forma, seu computador está configurado corretamente (modo de dois canais ativado).

Ótima iniciativa GT. Gostaria de sugerir a análise dos dois aplicativos abaixo:

GPU-Z

SpeedFan

Eles serão analisados, obrigado (o do GPU-Z será postado nesta semana)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que foi falado na rádio que poderíamos deixar sugestões em qualquer tópico relacionado aos programas eu sugiro um tutorial ensinando a utilizar o prime 95 , já que ele é tão utilizado nos testes de refrigeradores (coolers) aqui no cdh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse programa já ajudou bastante quando tive que reinstalar um SO em um computador que não poderia ser aberto (essas malditas lojas que não mandam os CD's de instalação e colocam os selinhos "VOID" no gabinete), foi só instalar, verificar qual modelo do hardware e baixar os drivers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...