Identificação da Placa de Vídeo
Finalmente nós temos a guia “Graphics”, que apresenta detalhes básicos da placa de vídeo instalada. Para detalhes mais aprofundados sobre a placa de vídeo, recomendamos o utilitário GPU-Z.
Figura 8: Identificação da placa de vídeo
No topo temos “Display Device Selection” (“Seleção de Dispositivo de Vídeo”), que estará disponível apenas se você tiver mais de uma placa de vídeo instalada. Se for este o seu caso, selecione qual placa de vídeo você quer saber mais informações.
Na área “GPU” (“Processador Gráfico”) temos:
- Name (“Nome”): Nome do processador gráfico.
- Code Name (“Codinome”): Codinome do processador gráfico, isto é, como o fabricante o chamava antes de seu lançamento oficial.
- Revision (“Revisão”): Revisão do chip gráfico.
- Technology (“Tecnologia”): É o processo de fabricação usado na construção do chip gráfico.
Na área “Clocks” nós temos:
- Core (“Clock Principal”): É o clock principal do chip gráfico.
- Shaders (“Clock dos Motores Gráficos): Em alguns chips gráficos da NVIDIA o clock usado pelos motores de processamento é maior do que o clock usado pelo o restante do chip.
- Memory (“Clock da Memória”): Clock da memória.
Assim como ocorre com o processador, atualmente chips gráficos trazem recursos de gerenciamento de energia e os clocks listados podem estar abaixo dos clocks padrão quando a placa de vídeo estiver em um modo de redução de consumo. Os clocks listados são lidos em tempo real, e se você abrir um programa que exija mais da placa de vídeo, os clocks serão elevados para seus valores padrão. Portanto, se você vir listado clocks muito abaixo do “correto”, experimente abrir um programa que faça uso mais extensivo da placa de vídeo (um jogo ou o Photoshop, por exemplo) para verificar os clocks que realmente são usados pela placa de vídeo.
E, finalmente, na área “Memory” (“Memória”) nós temos:
- Size (“Tamanho”): Quantidade de memória da placa de vídeo.
- Type (“Tipo”): Tipo da memória de vídeo, se o GPU-Z for capaz de determinar.
- Bus Width (“Largura do Barramento da Memória”): Número de bits usado na comunicação do chip gráfico com os chips de memória.
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