Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Firewall do Windows XP SP2

       
 379.367 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Firewall do Windows XP SP2. Saiba mais sobre as melhorias realizadas nesta ferramenta pela Microsoft e aumente a proteção de seu computador.

Firewall do Windows XP SP2
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Se você usa o Windows XP, você deve instalar a atualização chamada Service Pack 2 que foi lançada recentemente. Esta atualização corrige uma série de problemas do Windows XP e instala um novo e importante componente, o Firewall do Windows, que aumenta a proteção do seu micro contra ataques, spywares e vírus.

Baixar o Service Pack 2 pode ser uma tortura se a sua conexão de rede for lenta, especialmente porque a versão disponível em http://windowsupdate.microsoft.com usa um gerenciador de download da própria Microsoft em vez de permitir o download de um único arquivo usando algum gerenciador externo de download, como o Download Accelerator. A solução é pedir para algum amigo que tenha uma conexão de banda larga baixar o arquivo Exe presente em http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=049C9DBE-3B8E-4F30-8245-9E368D3CDB5A usando algum gerenciador de download e gravar este arquivo em um CD para você. Este mesmo CD poderá ser usado para atualizar os micros do seu trabalho, dos seus amigos e dos seus parentes.

Após instalar o SP2, o Firewall do Windows será automaticamente ativado e poderá ser acessado através do ícone Central de Segurança, que é um escudo vermelho que passará a existir ao lado do relógio do Windows. Dando um duplo clique neste ícone o Windows mostrará o estado do Firewall, do seu antivírus e das atualizações automáticas do Windows. A Central de Segurança reconhece automaticamente os principais antivírus do mercado e informa se o seu antivírus está atualizado ou não (é importante notar que ele não reconhece todos os antivírus existentes). Basta habilitar o Firewall nesta tela para que ele seja ativado.

Se você precisar configurar o Firewall, isto é feito indo em Iniciar, Configurações, Conexões de rede. Clique com o botão direito sobre o ícone contendo a sua conexão com a Internet, escolhendo Propriedades do menu que aparecerá. Na guia Avançado, clique na caixa Opções. Será aberta a guia de configuração do Firewall do Windows, onde você pode fazer configurações detalhadas do seu Firewall, na guia Exceções. Por exemplo, se você usa um programa que fica acessando a Internet e que o Firewall do Windows não reconheça, você precisará habilitar o programa ou abrir a porta que o programa usa para que o Firewall deixe o programa acessar a Internet. Quando um programa que o Firewall não conheça tenta acessar a Internet, ele perguntará se você quer liberar o programa para acessar a rede. Caso você permita, este programa passará a ser listado nesta guia. Como você pode ver na tela que capturamos, o programa de troca de arquivos Overnet foi automaticamente adicionado nesta lista quando dissemos ao Windows que este era um programa conhecido.

Firewall do Windows XP SP2
Figura 1: Configurando o firewall do Windows XP SP2.

Se o seu micro é um servidor na rede (servidor web, ftp, e-mail, telnet, etc) você terá que configurar o Firewall para permitir que outros usuários acessem o serviço que o seu micro está servindo. Para isso, clique na guia Avançado, selecione a sua conexão com a Internet e clique na caixa Configurações. Na janela que aparecerá você poderá liberar os serviços que outros usuários podem acessar em seu micro. Caso o serviço que você pretende servir não esteja listado, clique na caixa Adicionar para incluí-lo.

Firewall do Windows XP SP2
Figura 2: Configuração avançada do firewall do Windows XP SP2.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Olá Moçada !

Meu objetivo é liberar as portas para uso de Bittorrent num Modem TRIZ no sistema XP SP2, porém alguns empencilhos surgem, dentre eles o próprio Windows, a seguir:

Fuir orientado a abrir a opção de firewall e marcar excessões para o soft...bittorrent, mas pra facilitar colei as telas das mensagens a seguir:

As perguntas são:

Meu Windows "deu Chabú" e devo re-instalar ?

E se desinstalar o SP2 ajuda ?, consigo atualizar o SP2 novamente posteriormente ?

Uso o Windows XP que recebeu atualização para SP2.

Grato

post-90159-13884926404163_thumb.jpg

post-90159-13884926404686_thumb.jpg

post-90159-13884926405304_thumb.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×