Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Firewall do Windows XP SP2

       
 378.732 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Firewall do Windows XP SP2. Saiba mais sobre as melhorias realizadas nesta ferramenta pela Microsoft e aumente a proteção de seu computador.

Firewall do Windows XP SP2
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Se você usa o Windows XP, você deve instalar a atualização chamada Service Pack 2 que foi lançada recentemente. Esta atualização corrige uma série de problemas do Windows XP e instala um novo e importante componente, o Firewall do Windows, que aumenta a proteção do seu micro contra ataques, spywares e vírus.

Baixar o Service Pack 2 pode ser uma tortura se a sua conexão de rede for lenta, especialmente porque a versão disponível em http://windowsupdate.microsoft.com usa um gerenciador de download da própria Microsoft em vez de permitir o download de um único arquivo usando algum gerenciador externo de download, como o Download Accelerator. A solução é pedir para algum amigo que tenha uma conexão de banda larga baixar o arquivo Exe presente em http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=049C9DBE-3B8E-4F30-8245-9E368D3CDB5A usando algum gerenciador de download e gravar este arquivo em um CD para você. Este mesmo CD poderá ser usado para atualizar os micros do seu trabalho, dos seus amigos e dos seus parentes.

Após instalar o SP2, o Firewall do Windows será automaticamente ativado e poderá ser acessado através do ícone Central de Segurança, que é um escudo vermelho que passará a existir ao lado do relógio do Windows. Dando um duplo clique neste ícone o Windows mostrará o estado do Firewall, do seu antivírus e das atualizações automáticas do Windows. A Central de Segurança reconhece automaticamente os principais antivírus do mercado e informa se o seu antivírus está atualizado ou não (é importante notar que ele não reconhece todos os antivírus existentes). Basta habilitar o Firewall nesta tela para que ele seja ativado.

Se você precisar configurar o Firewall, isto é feito indo em Iniciar, Configurações, Conexões de rede. Clique com o botão direito sobre o ícone contendo a sua conexão com a Internet, escolhendo Propriedades do menu que aparecerá. Na guia Avançado, clique na caixa Opções. Será aberta a guia de configuração do Firewall do Windows, onde você pode fazer configurações detalhadas do seu Firewall, na guia Exceções. Por exemplo, se você usa um programa que fica acessando a Internet e que o Firewall do Windows não reconheça, você precisará habilitar o programa ou abrir a porta que o programa usa para que o Firewall deixe o programa acessar a Internet. Quando um programa que o Firewall não conheça tenta acessar a Internet, ele perguntará se você quer liberar o programa para acessar a rede. Caso você permita, este programa passará a ser listado nesta guia. Como você pode ver na tela que capturamos, o programa de troca de arquivos Overnet foi automaticamente adicionado nesta lista quando dissemos ao Windows que este era um programa conhecido.

Firewall do Windows XP SP2
Figura 1: Configurando o firewall do Windows XP SP2.

Se o seu micro é um servidor na rede (servidor web, ftp, e-mail, telnet, etc) você terá que configurar o Firewall para permitir que outros usuários acessem o serviço que o seu micro está servindo. Para isso, clique na guia Avançado, selecione a sua conexão com a Internet e clique na caixa Configurações. Na janela que aparecerá você poderá liberar os serviços que outros usuários podem acessar em seu micro. Caso o serviço que você pretende servir não esteja listado, clique na caixa Adicionar para incluí-lo.

Firewall do Windows XP SP2
Figura 2: Configuração avançada do firewall do Windows XP SP2.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Olá Moçada !

Meu objetivo é liberar as portas para uso de Bittorrent num Modem TRIZ no sistema XP SP2, porém alguns empencilhos surgem, dentre eles o próprio Windows, a seguir:

Fuir orientado a abrir a opção de firewall e marcar excessões para o soft...bittorrent, mas pra facilitar colei as telas das mensagens a seguir:

As perguntas são:

Meu Windows "deu Chabú" e devo re-instalar ?

E se desinstalar o SP2 ajuda ?, consigo atualizar o SP2 novamente posteriormente ?

Uso o Windows XP que recebeu atualização para SP2.

Grato

post-90159-13884926404163_thumb.jpg

post-90159-13884926404686_thumb.jpg

post-90159-13884926405304_thumb.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×