Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Retirando a extensão ~1

       
 17.620 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Aprenda como mudar a forma como o windows 95 armazena nomes extensoes, deixando de usar o "~1".

Retirando a extensão ~1
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Apesar do Windows 95 ter suporte a arquivos com nomes de até 255 caracteres, ele ainda armazena nomes de arquivos no antigo formato 8.3 (ou seja, nomes de até 8 letras e 3 letras de extensão), de modo a manter compatibilidade com o MS-DOS 6. Quando um arquivo de até 8 letras é criado, não há nenhum problema. Mas quando um arquivo de nome longo é armazenado - como "Textos selecionados.doc" - ele simplesmente transforma o nome longo em um nome no formato 8.3, adicionando um "~" e um número ao final do nome do arquivo - como "Textos~1.doc".

Retirando a extensão ~1
Figura 1: Sistema de arquivos 8.3 do Windows 95. 

Quando trabalhamos somente com o Windows 95 isto não é nenhum inconveniente, pois os aplicativos escritos para Windows 95 reconhecem arquivos de nomes longos, bem como os comandos do MS-DOS 7 que está integrado no Windows 95.

O problema, porém, é quando utilizamos aplicativos escritos para Windows 3.x ("aplicativos de 16 bits") no Windows 95 ou quando transportamos arquivos de um micro com Windows 95 para um micro com MS-DOS 6 (ou anterior) ou outro sistema operacional. Neste caso, perdemos dois caracteres com o til e o número. Ter somente oito letras para dar o nome a um arquivo é muito pouco. Com o esquema do "~1", o Windows 95 faz com que os arquivos tenham somente 6 letras!

Mas há como alterar isto. Basta seguir a dica enviada pelo leitor Galvani Cavalcante: execute o editor de registro do Windows 95, através da opção "Executar" da barra "Iniciar" (C:WINDOWSREGEDIT.EXE). Navegue pelo editor de registro até chegar em HKEY_LOCAL_MACHINE/System/CurrentControlSet/
control/FileSystem.

Retirando a extensão ~1
Figura 2: Editor de Registro do Windows 95. 

Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a área da direita do Editor de Registro. Escolha a opção "Novo", "Valor Binário". Entre "NameNumericTail" como nome da nova entrada do registro. Após ter criado a nova entrada, clique sobre ela com o mouse e entre o valor "0".

Retirando a extensão ~1
Figura 3: Adicionando "NameNumericTail" ao Registro do Windows.

Feche o Editor de Registro e reinicialize o micro. A partir de então, todos os novos arquivos com nome longo criados não possuirão mais o final "~1" quando transpostos para o sistema 8.3.

Retirando a extensão ~1
Figura 4: Sistema de arquivos 8.3 após a alteração do registro do Windows 95.

Se um dia você quiser desfazer esta alteração, basta deletar a entrada "NameNumericTail" que foi criada.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


complementando a dica desse topico, apenas os arquivos alterados e/ou criados a partir do momento dessa mudança no registro terao os nomes sem o ~ no nome.

grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×