Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Retirando a extensão ~1

       
 17.650 Visualizações    Tutoriais  
 1 comentário

Aprenda como mudar a forma como o windows 95 armazena nomes extensoes, deixando de usar o "~1".

Retirando a extensão ~1
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Apesar do Windows 95 ter suporte a arquivos com nomes de até 255 caracteres, ele ainda armazena nomes de arquivos no antigo formato 8.3 (ou seja, nomes de até 8 letras e 3 letras de extensão), de modo a manter compatibilidade com o MS-DOS 6. Quando um arquivo de até 8 letras é criado, não há nenhum problema. Mas quando um arquivo de nome longo é armazenado - como "Textos selecionados.doc" - ele simplesmente transforma o nome longo em um nome no formato 8.3, adicionando um "~" e um número ao final do nome do arquivo - como "Textos~1.doc".

Retirando a extensão ~1
Figura 1: Sistema de arquivos 8.3 do Windows 95. 

Quando trabalhamos somente com o Windows 95 isto não é nenhum inconveniente, pois os aplicativos escritos para Windows 95 reconhecem arquivos de nomes longos, bem como os comandos do MS-DOS 7 que está integrado no Windows 95.

O problema, porém, é quando utilizamos aplicativos escritos para Windows 3.x ("aplicativos de 16 bits") no Windows 95 ou quando transportamos arquivos de um micro com Windows 95 para um micro com MS-DOS 6 (ou anterior) ou outro sistema operacional. Neste caso, perdemos dois caracteres com o til e o número. Ter somente oito letras para dar o nome a um arquivo é muito pouco. Com o esquema do "~1", o Windows 95 faz com que os arquivos tenham somente 6 letras!

Mas há como alterar isto. Basta seguir a dica enviada pelo leitor Galvani Cavalcante: execute o editor de registro do Windows 95, através da opção "Executar" da barra "Iniciar" (C:WINDOWSREGEDIT.EXE). Navegue pelo editor de registro até chegar em HKEY_LOCAL_MACHINE/System/CurrentControlSet/
control/FileSystem.

Retirando a extensão ~1
Figura 2: Editor de Registro do Windows 95.

Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a área da direita do Editor de Registro. Escolha a opção "Novo", "Valor Binário". Entre "NameNumericTail" como nome da nova entrada do registro. Após ter criado a nova entrada, clique sobre ela com o mouse e entre o valor "0".

Retirando a extensão ~1
Figura 3: Adicionando "NameNumericTail" ao Registro do Windows.

Feche o Editor de Registro e reinicialize o micro. A partir de então, todos os novos arquivos com nome longo criados não possuirão mais o final "~1" quando transpostos para o sistema 8.3.

Retirando a extensão ~1
Figura 4: Sistema de arquivos 8.3 após a alteração do registro do Windows 95.

Se um dia você quiser desfazer esta alteração, basta deletar a entrada "NameNumericTail" que foi criada.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


complementando a dica desse topico, apenas os arquivos alterados e/ou criados a partir do momento dessa mudança no registro terao os nomes sem o ~ no nome.

grato

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×