Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Tornando o Windows 95 mais estável

       
 25.367 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Torne seu sistema operacional Windows 95 mais estável, veja nosso tutorial.

Tornando o Windows 95 mais estável
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Para que o Windows 95 não apresente erros e você consiga trabalhar num mar de rosas, há algumas dicas muito importantes:

  • Evite instalar programas para Windows 3.x no Windows 95. O Windows 95 funciona maravilhosamente bem quando há somente aplicativos específicos para Windows 95 instalados (conhecidos como "aplicativos de 32 bits"), tais como o Word 7, Excel 7, etc. Neste caso tudo funciona, principalmente sua multitarefa. Entretanto, quando você executa algum aplicativo escrito para o Windows 3.x no Windows 95 (conhecidos como "aplicativos de 16 bits", tais como o Word 6, Excel 5, etc), o Windows 95 entra em modo de compatibilidade para conseguir executá-lo. Em outras palavras, o Windows 95 "se transforma" por debaixo dos panos em Windows 3.11. O Windows 95 torna-se instável, propenso a muitos erros e, principalmente, a sua multitarefa pára de funcionar (melhor dizendo, o esquema de multitarefa empregado fica igual ao do Windows 3.11 - que todos os usuários de Windows sabem que não funciona).

 

  • Quanto menores forem os arquivos Config.sys e Autoexec.bat, melhor. Não há a necessidade de se carregar arquivos como o HIMEM.SYS, EMM386, IFSHLP.SYS ou SHARE através dos arquivos de configuração, pois são carregados automaticamente pelo Windows 95. Caso você carregue comandos externos do Windows 95 - como DOSKEY e o KEYB - utilize os arquivos que estão no diretório C:WINDOWSCOMMAND ao invés dos arquivos do diretório C:DOS. Aliás, o melhor que você pode fazer para evitar problemas é apagar com DELTREE C:DOS o diretório do MS-DOS. Os comandos externos do Windows 95 (que têm os mesmos nomes dos comandos do MS-DOS) são mais rápidos do que os do MS-DOS 6.

 

  • Verifique se não há nenhum driver de 16 bits carregado fazendo com que o Windows 95 trabalhe em modo de compatibilidade. Isto pode ser feito através do ícone "Sistema" do Painel de Controle. Verifique a guia "Desempenho". As linhas "Sistema de Arquivos" e "Memória Virtual" devem estar apontando "32 bits". Caso não estejam, verifique na caixa de diálogo que aparecerá o arquivo causador da incompatibilidade. Siga as instruções para resolvê-la.

Tornando o Windows 95 mais estável

Figura 1: Verificando a presença de drivers de 16 bits incompatíveis com o Windows 95.
  • A melhor maneira para se instalar o Windows 95 é através da versão "full", reformatando o disco rígido. Isto garantirá que não existirão drivers ou programas de 16 bits instalados. Não se esqueça de fazer antes backup dos seus arquivos de trabalho.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×