Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Trabalhando com imagens no Word

       
 187.575 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a trabalhar com imagens no Word.

Trabalhando com imagens no Word
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Você comprou aquele scanner bacana e agora está usando tudo quanto é imagem em seus textos, não é verdade? Mesmo quem não tem scanner vez por outra precisa colocar imagens em documentos, como em trabalhos para a escola ou mesmo a logomarca da empresa em algum relatório.

Há algumas dicas preciosas para você trabalhar com imagens no Word. A primeira delas é tomar cuidado com o tamanho final do arquivo. Se você salvar as imagens dentro do documento, o arquivo ficará gigantesco.

A melhor maneira de se trabalhar com imagens é criando vínculos da imagem presente no documento com o arquivo gráfico original. Isto fará com que a imagem não seja gravada dentro do arquivo (o que faz o tamanho do documento ser pequeno) e, no caso de uma atualização nos gráficos, o documento é automaticamente alterado.

Este último ponto é importante. Imagine que você "colou" uma mesma imagem em diversos documentos e relatórios - a logomarca da empresa, por exemplo. Caso a logomarca mude, você será obrigado a atualizar todos os documentos, um a um. No caso de haver um vínculo entre o gráfico original e o documento, todos os documentos que contiverem aquele arquivo serão atualizados automaticamente, sem a necessidade de você ficar tendo que abrir todos os documentos.

Para inserir arquivos gráficos no Word, basta utilizar o comando "Inserir Figura" (menu "Inserir", opção "Figura"). Para criar vínculos, habilite a caixa "Vincular ao arquivo" e desabilite a caixa "Salvar com documento" (para o arquivo ficar menor).

Trabalhando com imagens no Word
Figura 1: Vinculando um arquivo gráfico a um documento do Word.

Outra dica: armazene todos os gráficos em um mesmo diretório, de preferência o mesmo diretório onde o documento está armazenado. Isto fará você lembrar que, ao copiar o documento para um amigo ou para o seu chefe, você deverá entregar também os arquivos gráficos.

Caso você tenha problemas em visualizar os gráficos futuramente (por exemplo, você copiou para outro micro o arquivo do Word e os gráficos mas, como o nome do diretório era diferente, o Word não conseguiu reestabelecer os vínculos), você pode editar os vínculos do documento manualmente, através da opção "Vínculos" do menu "Editar". Caso o problema esteja ocorrendo porque o nome do diretório é outro, basta selecionar o nome do arquivo e clicar na caixa "Alterar origem".

Trabalhando com imagens no Word
Figura 2: Editando os vínculos de um documento.

Ok, agora que você já sabe trabalhar com vínculos, ainda há uma dica para trabalhar com gráficos: a utilização de molduras! Se você não especificar uma moldura, o gráfico irá "empurrar" todo o texto para baixo!

Trabalhando com imagens no Word
Figura 3: Gráfico sem a utilização de moldura.

Para inserir uma moldura, selecione o gráfico e escolha a ação "Inserir Moldura" (menu "Inserir", opção "Moldura"). Com uma moldura, você poderá mover a figura livremente, além do texto correr automaticamente em volta da imagem.

Trabalhando com imagens no Word
Figura 4: Utilizando moldura para formatar o gráfico.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×