Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Vírus do Word

       
 72.420 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Aprenda a se livrar dos temidos vírus do word.

Vírus do Word
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Todo usuário, por mais leigo que seja, teme os vírus de computador. Por isto, um dos primeiros programas que os usuários fazem questão de aprender a utilizar é um antivírus.

Os vírus normalmente se ocultam em programas (arquivos com extensão COM e EXE) ou no setor de boot do disco rígido, até a hora de eles entrarem em ação (momento que varia de acordo com o vírus), quando então agem destrutivamente, apagando dados ou até mesmo formatando o disco rígido.

O problema agora são os vírus que são armazenados em documentos, em especial do Word e do Excel (arquivos com extensão DOC e XLS, respectivamente). Este tipo de vírus - conhecidos como vírus de macro - se aproveitam de uma facilidade destes programas, a programação de macros, para infectarem arquivos de dados.

Em geral, além de bagunçar com o texto ou com a planilha, os vírus de macro fazem "gracinhas", reprogramando o programa. Os menus podem mudar magicamente de lugar ou opções do programa podem simplesmente desaparecer da noite para o dia.

O ideal é você ter um programa antivírus específico para vírus de macro. Um bom programa é o FMACROW, que acompanha o antivírus F-PROT. Bata você dar um download na Internet em http://www.complex.is e, após descompactar o arquivo ZIP, executar o programa SETUPFM.EXE, que instalará o programa em seu micro automaticamente.

 

Vírus do Word
Figura 1: Vírus de macro: o novo perigo. 

Você deve executar este programa para verificar se os seus arquivos estão infectados e, principalmente, em disquetes com trabalhos feitos em Word ou Excel cedidos por amigos.


Casos de nossos leitores

Em todos os casos relatados a seguir o problema é de vírus de macro. Para resolver, basta executar um antivírus de macro, como o já citado FMACROW.

Na Barra de Menu do Word 7.0 existe o item "Ferramentas", com os comandos "Macro", "Macro criar". Não sei que o que houve com estes comandos, pois eles desapareceram! Com isto estou impossibilitado de executar qualquer macro. Como restabelecer os comandos "Macro" no menu "Ferramentas" do meu Word 7.0? Entre outras coisas tentei, em vão, reinstalar o Office, sem nenhum sucesso. - Elvandro de Azevedo Burity

Estou com um problema na opção "Salvar Como..." do Word 7 que gostaria da gentileza do nobre professor no sentido de ajudar-me a resolver, pois é muito complicado e aqui em João Pessoa (PB) ninguém encontrou a solução. É o seguinte: o Word tem um arquivo salvo com a opção "Salvar Como" (ex: NINA.DOC). Neste arquivo são feitas várias modificações, preenchimento de tabelas, etc, que deverão ser salvas com um outro nome. No menu "Arquivo" clica-se na opção "Salvar Como", aparece a caixa de diálogo, atribui-se o nome desejado (ex: TESTE.DOC) e o arquivo é salvo com o novo nome. Porém, o arquivo existente (NINA.DOC) é também modificado, o que não deveria ocorrer! - José Germano Filho (João Pessoa, PB)

Toda vez que abria o meu Word aparecia a mensagem de erro "sem memória word basic err = 7". Isto me fez entrar em contato com o suporte da Microsoft e eles pediram que eu eliminasse o arquivo NORMAL.DOT, procedimento este que faria parar de aparecer a mensagem de erro. Eles também me informaram que eu havia pego um vírus de macro, uma vez que nem no menu "Ferramentas" aparecia mais a opção "Macro". - Luís Santos.

Meu Word 6 estava funcionando perfeitamente. De uma hora para outra a opção "Salvar Como" do menu "Arquivo" passou a não existir mais, e o Word agora só permite que eu utilize a opção "Salvar". Como eu faço para colocar de volta a opção "Salvar Como" em meu Word? - Hugo Malajovich (Botafogo)

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×