Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

       
 2.504.521 Visualizações    Tutoriais  
 11 comentários

Aprenda a montar sua própria rede usando um roteador banda larga, permitindo a você compartilhar sua conexão com a Internet, arquivos e impressoras entre seus computadores.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Introdução

Você pode montar sua própria rede facilmente com a utilização de um pequeno roteador. Com esse dispositivo você pode automaticamente compartilhar sua conexão com a Internet entre todos os computadores da sua rede, bem como compartilhar arquivos e impressoras. Já que os roteadores também funcionam como um firewall baseado em hardware, ele é também a maneira mais segura de conectar sua rede à Internet. A instalação é realmente muito rápida e você pode literalmente montar sua própria rede em apenas alguns minutos. Neste tutorial mostraremos a você como montar sua própria rede usando um roteador.


Figura 1: Um roteador de banda larga típico.

O que é um roteador? Além do nome sugestivo, o roteador é um dispositivo que integra várias outras características:

  • Roteador de banda larga: Compartilha automaticamente sua conexão com a Internet entre todos os computadores ligados a ele. Você também pode configurá-lo para limitar o acesso a Internet com base em vários critérios (por exemplo, hora do dia – você pode querer que seus funcionários acessem a Internet apenas durante o horário de almoço ou após o expediente, por exemplo).
  • Firewall baseado em hardware: Evita vários tipos de ataques em seu computador e também evita que pastas e impressoras compartilhadas em sua rede sejam acessadas por outros computadores de fora da sua casa ou escritório.
  • Switch: Quase todos os roteadores também integram um switch (geralmente um switch de 4 portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente no roteador sem a necessidade de qualquer periférico extra. Você também pode expandir o número de portas instalando um switch externo ao roteador. Portanto, para uma rede pequena com até quatro computadores você não precisará de um hardware extra para montar sua rede.
  • Servidor DHCP: Este recurso centraliza todas as opções de configuração da rede no roteador e, portanto você não precisará efetuar nenhum tipo de configuração nos computadores da sua rede (você deve configurar as configurações de rede dos PCs da sua rede em “configuração automática”). Este recurso permite a você conectar qualquer computador no roteador para ter acesso imediato à Internet e aos recursos compartilhados, como pastas e impressoras localizadas em sua rede, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração adicional. Apenas conecte e use!
  • Wireless: Os roteadores mais modernos possuem rede wireless como opcional, permitindo a você conectar computadores sem a utilização de cabos. No entanto, os computadores precisarão de placas de rede sem fio e a instalação desse tipo de placa em cada computador da sua rede pode sair caro. Mas esta é uma solução muito interessante para a sua casa ou pequeno escritório onde você tem um ou dois notebooks com placa de rede wireless: simplesmente ligue os computadores e você estará on-line. No entanto existem vários riscos de segurança e opções de configurações avançadas que devem ser feitas para usar o recurso de rede sem fio de forma segura. Leia nosso tutorial Habilitando Segurança em Redes Wireless para aprender mais sobre o assunto. Leia nosso tutorial Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga caso queira montar uma rede sem fio.
  • Servidor de Impressão: Alguns roteadores possuem uma porta paralela ou uma porta USB para você conectar sua impressora nele. Isto é realmente muito interessante, pois permite que qualquer computador da sua rede use a impressora sem qualquer configuração avançada. Se você precisa compartilha sua impressora entre todos os computadores e o seu roteador não possui esta opção, o computador onde sua impressora está instalada precisará estar ligado quando você quiser imprimir algo. Isto pode ser irritante, por exemplo, se a impressora estiver conectada a um computador de alguém que não está no escritório e que por sinal desligou o computador e colocou uma senha. Além disso, usar um roteador com opção de servidor de impressão pode economizar algum dinheiro em sua conta de luz, já que você não precisará de um outro computador ligado para usar a impressora. Se você escolher comprar um roteador com este recurso, você precisará comprar um como o mesmo tipo de conexão da sua impressora: paralela ou USB.


Figura 2: Porta paralela em um roteador com o recurso de servidor de impressão.

Compartilhar



  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Bom tópico para iniciantes que possuem duvidas para montar uma pequena rede.

Vale a pena lembrar que para montar pequenas redes não é obrigatório um roteador, mas com certeza isso facilita muito a vida dos menos experientes ou para quem não quer dor de cabeça. :)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo artigo. Foi simplesmente providencial. Aliás, todo o site tem sido para mim um guia essencial para qualquer assunto relacionado com informática. Parabéns!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdoe se minha pergunta é básica, mas não seria mais simples usar um desses switches de 60 - 80,00 reais com oito portas? Ou um roteador é melhor?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gabriel,

Achei bem interessante o tutorial sobre como montar uma pequena rede usando um Roteador Banda Larga.

Gostaria de saber qual foi o modelo do Roteador Banda Larga que vocês usaram, pois achei bem útil a função de poder bloquear o acesso a internet por horários.

Se possivel, gostaria de saber que outros modelos de roteadores conhecidos é possível esta configuração.

No aguardo

Diogo Stelmach

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Gabriel ou Cássio????? Apenas gostaria de saber qual o modelo deste roteador Banda Larga que foi usado no tutorial. Ou algum outro modelo que tivesse a mesma opção de poder controlar o acesso da internet por horarios através do IP de cada máquina. Agradeço desde já.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Punysher, eu não sei exatamente qual foi o roteador que foi utilizado, mas acredito que seja qualquer um, o modo de configuração você vai poder conferir no manual do equipamento.

Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A marca é "AirLink" e comprei aqui no Shopping Avenida Central no Rio de Janeiro, me custou na época R$ 240.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Visitante: Jajarbinks

Ao invés de um roteador pode ser usado um switch? Eu uso internet a cabo e quero montar uma rede com 2 computadores e a internet compartilhada. Desde já Agradeço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po sou advogado não entendo nada de redes, mas pra mim o artigo foi muito esclarecedor.. obrigado! :bandeira:

So achei confuso a parte dos cabos necessários, mas pelo que entendi são 3 cabos de rede ponto a ponto né?

1 modem -> WAN do router e

2 router -> PCs?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Minha dúvida é: é obrigado utilizar o roteador de banda larga ou será que dá pra ligar um hub ou um switch diretamente ao modem ADSL?

Tutorial excelente

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, quero parabenizar o pessoal do site pela iniciativa de postar os tutoriais. Tenho encontrado muita coisa aqui que é uma mão-na-roda.

Quanto a esse tutorial em especial, tive alguns problemas, não por culpa da explicação, mas porque tenho um modem/roteador que não apresenta a opção de configuração rápida. Havendo necessidade de fazer a configuração item por item.

Assim, deixo aqui a sugestão, para ajudar os azarados como eu, de fazer um tutorial para casos que devam ser configurados "na raça", sem configuração rápida ou assistente.

Um grande abraço a todos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!