Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

       
 2.458.126 Visualizações    Tutoriais  
 38 comentários

Aprenda a montar sua própria rede usando um roteador banda larga, permitindo a você compartilhar sua conexão com a Internet, arquivos e impressoras entre seus computadores.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

[pagination="Introdução"]

Você pode montar sua própria rede facilmente com a utilização de um pequeno roteador. Com esse dispositivo você pode automaticamente compartilhar sua conexão com a Internet entre todos os computadores da sua rede, bem como compartilhar arquivos e impressoras. Já que os roteadores também funcionam como um firewall baseado em hardware, ele é também a maneira mais segura de conectar sua rede à Internet. A instalação é realmente muito rápida e você pode literalmente montar sua própria rede em apenas alguns minutos. Neste tutorial mostraremos a você como montar sua própria rede usando um roteador.


Figura 1: Um roteador de banda larga típico.

O que é um roteador? Além do nome sugestivo, o roteador é um dispositivo que integra várias outras características:

  • Roteador de banda larga: Compartilha automaticamente sua conexão com a Internet entre todos os computadores ligados a ele. Você também pode configurá-lo para limitar o acesso a Internet com base em vários critérios (por exemplo, hora do dia – você pode querer que seus funcionários acessem a Internet apenas durante o horário de almoço ou após o expediente, por exemplo).
  • Firewall baseado em hardware: Evita vários tipos de ataques em seu computador e também evita que pastas e impressoras compartilhadas em sua rede sejam acessadas por outros computadores de fora da sua casa ou escritório.
  • Switch: Quase todos os roteadores também integram um switch (geralmente um switch de 4 portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente no roteador sem a necessidade de qualquer periférico extra. Você também pode expandir o número de portas instalando um switch externo ao roteador. Portanto, para uma rede pequena com até quatro computadores você não precisará de um hardware extra para montar sua rede.
  • Servidor DHCP: Este recurso centraliza todas as opções de configuração da rede no roteador e, portanto você não precisará efetuar nenhum tipo de configuração nos computadores da sua rede (você deve configurar as configurações de rede dos PCs da sua rede em “configuração automática”). Este recurso permite a você conectar qualquer computador no roteador para ter acesso imediato à Internet e aos recursos compartilhados, como pastas e impressoras localizadas em sua rede, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração adicional. Apenas conecte e use!
  • Wireless: Os roteadores mais modernos possuem rede wireless como opcional, permitindo a você conectar computadores sem a utilização de cabos. No entanto, os computadores precisarão de placas de rede sem fio e a instalação desse tipo de placa em cada computador da sua rede pode sair caro. Mas esta é uma solução muito interessante para a sua casa ou pequeno escritório onde você tem um ou dois notebooks com placa de rede wireless: simplesmente ligue os computadores e você estará on-line. No entanto existem vários riscos de segurança e opções de configurações avançadas que devem ser feitas para usar o recurso de rede sem fio de forma segura. Leia nosso tutorial Habilitando Segurança em Redes Wireless para aprender mais sobre o assunto. Leia nosso tutorial Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga caso queira montar uma rede sem fio.
  • Servidor de Impressão: Alguns roteadores possuem uma porta paralela ou uma porta USB para você conectar sua impressora nele. Isto é realmente muito interessante, pois permite que qualquer computador da sua rede use a impressora sem qualquer configuração avançada. Se você precisa compartilha sua impressora entre todos os computadores e o seu roteador não possui esta opção, o computador onde sua impressora está instalada precisará estar ligado quando você quiser imprimir algo. Isto pode ser irritante, por exemplo, se a impressora estiver conectada a um computador de alguém que não está no escritório e que por sinal desligou o computador e colocou uma senha. Além disso, usar um roteador com opção de servidor de impressão pode economizar algum dinheiro em sua conta de luz, já que você não precisará de um outro computador ligado para usar a impressora. Se você escolher comprar um roteador com este recurso, você precisará comprar um como o mesmo tipo de conexão da sua impressora: paralela ou USB.


Figura 2: Porta paralela em um roteador com o recurso de servidor de impressão.

[pagination="Instalação"]

Tudo o que você precisa para montar sua rede usando um roteador é o roteador, claro, que atualmente é realmente barato (eles custam algo entre R$ 120 e R$ 200 dependendo da marca e dos recursos extras), um cabo de rede pino-a-pino para cada computador que você deseja conectar na rede (este cabo pode ser comprado já pronto e é chamado UTP, Unshielded Twisted Pair, isto é, par trançado sem blindagem; você deve comprar um cabo Cat 5, que geralmente é azul ou cinza) e, é claro, uma conexão banda larga com a Internet (cabo ou ADSL).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 3: Cabo de rede típico.

Seu modem banda larga (cabo ou ADSL) será conectado na porta chamada “WAN” do roteador, enquanto todos os outros computadores serão conectados nas outras portas disponíveis no roteador, geralmente chamadas “LAN”. Se você precisar de mais portas, compre um switch externo e conecte-o a uma das portas LAN disponíveis no roteador. Você precisará conectar a outra ponta dos cabos nas placas de rede localizada nos computadores, é claro. Atualmente todos os computadores possuem uma porta de rede integrada à placa-mãe (“rede on-board”). Se você tem um computador antigo sem esta característica, precisará comprar e instalar uma placa de rede (também chamada placa de rede 10/100 ou placa de rede Ethernet).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 4: Como conectar seu roteador banda larga.

O botão “uplink” precisa estar desabilitado. Este botão é usado quando você usa um tipo diferente de cabo, chamado cross-over, que não é o caso. O botão reset pode ser útil em algumas situações de reparo. Como você pode ver, você precisa conectar seu roteador à fonte de alimentação que vem com ele.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 5: Exemplo de uma porta de rede em um PC.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 6: Exemplo de uma porta de rede em um notebook.

Você não precisa se preocupar em instalar o cabo de rede no conector errado: o plugue de rede (que é chamado RJ-45) só se encaixa na placa de rede.

Após conectar os cabos, ligue o seu modem banda larga, seu roteador e um dos computadores para acessar o painel de configuração do roteador. Você precisará fazer algumas configurações básicas – por exemplo, escolher o tipo de conexão que você tem, cabo ou ADSL.

[pagination="Configurando os Computadores"]

Todos computadores na sua rede precisam ser configurados para obter suas configurações de rede automaticamente do servidor DHCP (que é o seu roteador). Esta é uma configuração padrão do Windows, mas é sempre bom conferir para verificar se os seus computadores estão configurados corretamente.

Para configurar seus computadores, clique em Iniciar, Configurações, Conexões de Rede. Uma tela parecida coma a mostrada na Figura 7 aparecerá. Dê um duplo clique na placa de rede que está conectada ao roteador.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 7: Conexões de rede.

Na tela que será mostrada (Figura 8), clique em Propriedades. A tela mostrada na Figura 9 aparecerá. Dê um duplo clique em Protocolo TCP/IP e a tela da Figura 10 será mostrada.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Figura 8: Status da conexão de rede. Você deve clicar no botão Propriedades.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Figura 9: Propriedades da placa de rede.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Figura 10: Configuração TCP/IP.

Nesta tela você deve selecionar “Obter um endereço IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. Isto fará com que seu computador pergunte ao seu roteador que configurações ele deverá usar. Não esqueça de clicar no botão OK para que as alterações sejam efetivadas.

Agora que seus computadores já estão corretamente configurados, você deve configurar seu roteador.

[pagination="Configurando o Roteador – O Básico"]

A primeira coisa que você precisa saber é o endereço IP do seu roteador para ter acesso às suas opções de configuração. Esta informação está escrita em seu manual. Geralmente os endereços IP utilizado são 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1. Carregue o seu navegador de Internet e abra http://[endereço IP aqui]. O endereço IP do roteador usado em nossos exemplo era 192.168.1.1, então tivemos que abrir http://192.168.1.1. Claro que você precisa alterar isto de acordo com o endereço IP usado pelo seu roteador.

Todas opções de configurações variam de acordo com o modelo do roteador. Por isso, talvez você não encontre opções que estão descritas aqui com o mesmo nome, mas elas existirão, já que estamos falando apenas das opções básicas.

Geralmente a primeira página de configuração pede para você escolher entre a instalação rápida e a instalação avançada. Apesar da instalação rápida ser a melhor maneira para configurar sua rede em menos de cinco minutos, a primeira configuração você deve fazer é dentro da instalação avançada: configurar uma senha para seu roteador.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 11: Tela de configuração inicial do roteador.

Como você pode ver, a tela de configuração do seu roteador é acessada de qualquer computador na sua rede. Apesar disto não ser uma preocupação em redes pequenas, a tela de configuração do roteador pode ser acessada de qualquer computador localizado na Internet. Por exemplo, digamos que o seu endereço IP verdadeiro seja 69.69.69.69 (o endereço IP que seu provedor atribuiu para seu modem). Qualquer computador na Internet pode acessar as configurações do seu roteador simplesmente abrindo um navegador de Internet e digitando http://69.69.69.69. Este recurso pode ser desabilitado em alguns roteadores. No entanto, este é um recurso muito interessante, pois você pode reparar ou reconfigurar sua rede do escritório ou de casa de qualquer computador no mundo. Fica ao seu critério habilitar ou desabilitar este recurso, dependendo se você for usá-lo ou não.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 12: Configurando a senha do administrador.

Em nosso roteador esta configuração é feita em Advanced Setup, System, Admistrador Settings. Nesta tela você pode tanto configurar a senha do administrador quanto pode escolher se deseja habilitar o gerenciamento remoto. Em nosso roteador o gerenciamento remoto estava desativado. Poderíamos ter ativado e definido apenas um endereço IP (por exemplo, o endereço IP de nosso computador de casa) para ter acesso ao roteador, fazendo assim com que outros computadores não fossem capazes de acessar a tela de controle do roteador remotamente. Além disso, você pode especificar uma porta de acesso. Usando o roteador da Figura 12, não poderíamos acessá-lo usando http//69.69.69.69, precisaríamos abrir como http://69.69.69.69:8080. Esta é a maneira mais simples de evitar que aspirantes a hacker abram a tela de configuração de seu roteador a partir de seus computadores (hackers sérios sabem que a porta 8080 é geralmente usada e podem também usar um detector de portas para ver quais portas estão abertas no roteador).

Clique em Apply para que as alterações sejam efetivadas.

Após esta breve e importante explicação de segurança, vamos para as configurações básica do roteador.

[pagination="Configuração Básica do Roteador"]

Tudo o que você precisa fazer é escolher o tipo de conexão que você tem: cabo, ADSL com IP dinâmico (ou seja, o endereço IP dado pelo seu provedor muda toda vez que você se conecta a Internet – que é o tipo mais comum), ADSL com IP estático (ou seja, o endereço IP dado pelo seu provedor não muda, geralmente disponível apenas se você solicitar e normalmente mais caro) ou VPN (Virtual Private Network – geralmente usado em redes corporativas).

Volte para a configuração básica (basic setup) e navegue em suas telas. Em nosso roteador tivemos apenas que configurar o fuso horário na primeira tela, o tipo de modem na segunda tela e ficamos clicando em Next para aceitar todas as configurações padrão, se o seu modem for TV a cabo ou ADSL (se você usar uma conexão VPN você precisará entrar algumas informações). Chegamos no botão Finish na última tela e isso foi tudo o que tivemos que fazer para a nossa rede funcionar.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 13: Configuração básica, primeira tela (configuração do fuso horário).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 14: Configuração básica, segunda tela (tipo de conexão).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 15: Configuração básica, terceira tela (configurações de WAN, deixe os valores padrão).

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 16: Configuração básica, quarta tela (configurações do DNS, deixe os valores padrão); clique no botão Finish.

Após clicar no botão Finish, tente acessar a Internet a partir de seu computador e de todos os outros localizados em sua rede. Se não funcionar, refaça todos os passos de configuração novamente. Se mesmo assim não funcionar, você precisará chamar o suporte do seu provedor e explicar para eles que você instalou um roteador e precisa “liberar seu endereço IP”.

Caso você queira saber o que isto significa: quando você usa um serviço de banda larga, geralmente um endereço IP púbico (ex: 69.69.69.69) é atribuído para o computador conectado ao modem de banda larga. Então o provedor trava o endereço IP público ao endereço MAC conectado ao modem. O endereço MAC é um número de série gravado na placa de rede. Quando você desconecta o modem do seu computador e o conecta em seu roteador a conexão pode ser bloqueada, já que a rede do provedor está esperando o endereço MAC do seu micro, não o endereço MAC do seu roteador. “Liberar o IP” significa que o provedor procurará pelo o novo endereço MAC conectado ao modem.

[pagination="Configuração Avançada do Roteador"]

Você provavelmente não precisará mudar nada na parte de configuração avançada (advanced setup) do roteador. No entanto, se você quiser limitar o acesso à Internet para determinados computadores, é nessa parte que isso deve ser feito. Além disso, se você joga jogos online ou usa aplicações P2P, você deve abrir as portas usadas pelo seu programa aqui, ou o roteador bloqueará seu programa de se conectar à Internet. Nas configurações avançadas você também encontrará opções específicas de segurança, sobre as quais falaremos na próxima página.

Em nosso roteador, podemos limitar o acesso à Internet baseado no horário indo em Advanced Setup, Firewall, Client Filtering. Para bloquear todos os computadores de acessar à Internet durante o horário de expediente, por exemplo, poderíamos bloquear todos os endereços IP de 192.168.1.1 até 192.168.255.255, porta 80 (que significa www) e então configurar os dias da semana e hora para permitir ou bloquear os acessos. Como a configuração permite a você especificar o número da porta, você pode bloquear e-mail (portas 25 e 110) ou até programas de mensagem instantânea como o MSN Messenger (porta 1863). Uma boa fonte de informações sobre as portas usadas por vários aplicativos é http://www.chebucto.ns.ca/~rakerman/port-table.html.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 17: Bloqueando acesso baseado nos dias da semana e na hora.

Poderíamos inclusive bloquear certos computadores de ter qualquer tipo de acesso à Internet, indo em Firewall, MAC control. Lá você pode entrar o endereço MAC do computador que você quer bloquear de ter qualquer tipo de acesso à Internet. Este computador continuará tendo acesso aos outros recursos localizados na sua rede, como pastas e impressoras compartilhadas.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 18: Bloqueando acesso baseado no endereço MAC.

Se você tem um programa especial que usa portas não padronizadas, tais como programas P2P e jogos on-line, você deve abrir as portas em seu roteador, ou seu programa não será capaz de acessar a Internet. Você deve procurar pela porta que o seu programa usa em seu manual e abrir suas portas em NAT, Special Application. Em nosso exemplo (Figura 19) nosso roteador tem as portas usadas pelo programa Overnet (um programa P2P) abertas. Aprenda mais sobre este assunto lendo nosso tutorial Como Fazer Programas P2P Funcionarem em Redes Usando Roteadores de Banda Larga.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 19: Abrindo portas não padronizadas.

[pagination="Segurança"]

Nos dias atuais com o mundo altamente conectado, segurança é uma preocupação real. Já falamos sobre as configurações básicas de segurança que você deve fazer em seu roteador – configurando uma senha de acesso e eventualmente desabilitando o gerenciamento remoto.

Com mencionamos, seu roteador também trabalha como firewall. Ele bloqueará qualquer conexão de entrada para portas não padronizadas. É por isso que nós precisamos abrir portas não padronizadas usadas por certos programas. A configuração padrão do roteador é adequada para evitar que pessoas rodem jogos on-line, por exemplo.

Uma opção interessante que todos roteadores possuem é bloquear solicitações ping de endereços IP públicos. O ping é usado para verificar se existe alguma máquina respondendo em um determinado endereço IP e esta técnica é também usada para encontrar computadores na rede. Se você desabilitar a resposta a solicitações ping, pessoas na Internet tentando encontrar computadores usando o ping não encontrarão seus computadores. Recomendamos, então, que você marque a opção “Discard PING from WAN side” em Firewall, Block WAN Ping. No entanto, se você rodar jogos online, requisições ping podem ser usadas para verificar a distância entre você e o servidor do jogo. Neste caso é melhor deixar esta opção habilitada.


Figura 20: Desabilitando requisições ping.

Um outro recurso disponível em todos roteadores é a possibilidade de você atualizar o seu firmware. Você deve ir ao site do fabricante e fazer o download da última versão do firmware para o seu roteador e atualizá-lo. Em nosso roteador isto pode ser feito indo em System, Firmware Upgrade. Isto garantirá que o seu roteador estará protegido de qualquer falha de segurança descoberta pelo fabricante até o momento.

Todos os computadores da sua rede devem estar seguros agora do “mundo externo”. Claro que estamos falando de ataques de hackers usando técnicas de acesso direto ao seu endereço IP; você precisa ainda usar um antivírus e um programa antispyware em seus computadores. Se você instalar um cavalo de tróia em seu computador hackers terão acesso a ele mesmo que exista um firewall entre seu computador e o computador do hacker.

Recomendamos a leitura de dois tutoriais que já publicamos sobre segurança: Testando a Segurança de Seu Micro e Protegendo o Seu Micro Contra Invasões.

Agora que sua rede está configurada e segura, você pode compartilhar as pastas e impressoras entre os computadores sem se preocupar de alguém na Internet ter acesso aos seus arquivos. Leia nosso tutorial Como Compartilhar Pastas e Impressoras na Sua Rede para aprender mais sobre como compartilhar arquivos e impressoras na sua rede, já que este tutorial é sequência deste presente tutorial.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários




:D Olá, estou com duvida sobre o compartilhamento de rede. Possuo duas máquinas. uma com Windows XP service pack 2 e uma com windows 98. fiz todos os procedimentos a seguir. na maquina do win98 possuo uma placa de rede na COMPEX, Readylink EN2000 Combo. mas ela está dando conflito(eu acho). gostaria ganhar uma solução para configurar o windows XP nesse assunto, o conflito da placa de rede que fez aparecer erros durante a inicialização do win98 e também, como configurar a máquina do win98. Agradeço compreensão e até mais... :palmas:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um péssimo artigo sobre "Como montar redes Microsoft" do Gabriel Torres, como sempre os atalhos são citados, a simplificação pressupõe a ignorância do usuário, tópicos importantes como pequenos servidores Linux, que representam mais de 10% do mercado, roteamento com um sistema mais seguro como o Linux, Configurações avançadas etc. vão pro lixo. A possibilidade de se usar duas placas de rede para compartilhar a internet utilizando-se um modem com USB e Ethernet, o que permitiria colocar três micros em rede, configurações de um Firewall decente, como o IPtables, ou de um Coyote...Nada, nada, nada...O Autor continua desatualizado, fechado para novas tecnologias em software pois acha "que isso não interessa ao usuário", e com os mesmos ensinamento de 5 anos atrás...Este artigo, assim como o livro de redes, de sua autoria...São muito fracos.Infelizmente não recomendo. :(:(<_<

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suponhamos, que a rede esteja montada.

Todas as maquinas estariam conectadas ao router, e quanto ao processo de autenticação? É necessário fazer autent. somente de uma máquina e as outras irão pegar o ip pelo escopo que eu criei na configuração?

Como sera realizada o processo de autenticação na internet de qualquer maquina que eu ligar?

Creio eu que diferentemente de quando utilizamos uma maquina com duas placas de rede e uma das maquinas conectas a outra, não é necessário sempre uma determinada máquina estar ligada e conectada à internet nesse caso ne?

Aguardo resposta........valeu

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por gustavoprogrammer@08 de janeiro de 2006, 06:59

Suponhamos, que a rede esteja montada.

Todas as maquinas estariam conectadas ao router, e quanto ao processo de autenticação? É necessário fazer autent. somente de uma máquina e as outras irão pegar o ip pelo escopo que eu criei na configuração?

Como sera realizada o processo de autenticação na internet de qualquer maquina que eu ligar?

Creio eu que diferentemente de quando utilizamos uma maquina com duas placas de rede e uma das maquinas conectas a outra, não é necessário sempre uma determinada máquina estar ligada e conectada à internet nesse caso ne?

Aguardo resposta........valeu

Você tem uma máquina conectada a um Host lá na Telemar, com o Velox, por exemplo, a sua máquina tem um IP, e após configurar, um servidor DHCP. Esse tipo de servidor já envia direto um ip automático, não necessitando de autenticação dos clientes....No seu caso o servidor funciona como um roteador, aquele aparelhinho preto no qual espetamos os cabos de rede, um tipo de simulação...Para o caso de roteadores, você tem que autenticar em cada máquina que ligar, como se fosse uma conexão pra internet...Você configurará inclusive o ADSL!

Pessoalmente, essa maneira Microsoftiana de lidar com redes é podre, você não aprende nada, o sistema faz tudo só, e você acaba se acomodando.O ideal seria um mínimo de informção passada para o usuário. Montar redes "jogando" e "auto-configurando" é a receita para futuras dores de cabeça.

Agora a máquina que roteia tem que ficar ligada o tempo todo.Mas você pode desligar monitor e periéricos. Se desligar o servidor a rede desaba.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Mais um péssimo artigo sobre "Como montar redes Microsoft" do Gabriel Torres, como sempre os atalhos são citados, a simplificação pressupõe a ignorância do usuário, tópicos importantes como pequenos servidores Linux, que representam mais de 10% do mercado, roteamento com um sistema mais seguro como o Linux, Configurações avançadas etc. vão pro lixo. A possibilidade de se usar duas placas de rede para compartilhar a internet utilizando-se um modem com USB e Ethernet, o que permitiria colocar três micros em rede, configurações de um Firewall decente, como o IPtables, ou de um Coyote...Nada, nada, nada...O Autor continua desatualizado, fechado para novas tecnologias em software pois acha "que isso não interessa ao usuário", e com os mesmos ensinamento de 5 anos atrás...Este artigo, assim como o livro de redes, de sua autoria...São muito fracos.Infelizmente não recomendo.

Olá,

Primeiro, nossos tutoriais são voltados a usuários iniciantes. As configurações que você sugere são avançadas. Usuários iniciantes querem soluções prontas.

Segundo, nosso site não é sobre Linux.

Terceiro, você não é obrigado a acessar o nosso site.

Quarto, se você manja tanto assim, porque não publica o seu próprio site e seus próprios livros?

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tópico para iniciantes que possuem duvidas para montar uma pequena rede.

Vale a pena lembrar que para montar pequenas redes não é obrigatório um roteador, mas com certeza isso facilita muito a vida dos menos experientes ou para quem não quer dor de cabeça. :)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bebeto_maya.

Além de usuário xiita de Linux você não leu o tutorial direito e ainda fala um monte de besteira na resposta ao Gustavo.

No tutorial foi usado um compartilhador de Internet Baseado em Hardware (Roteador) que compartilha o acesso a Internet proveniente de Cabo, ADSL, Satélite, Rádio etc. Onde tem Microsoft ai???

Quem faz a autenticação (Nome de usuário e senha) é o próprio Roteador no caso de conexôes Banda larga ADSL PPPoE ou PPPoA.

Portanto não é necessário deixar a máquina ligada, somente o roteador e a máquina em que você deseja usar a Internet.

Postado Originalmente por bebeto_maya@09 de janeiro de 2006, 03:42

Você tem uma máquina conectada a um Host lá na Telemar, com o Velox, por exemplo, a sua máquina tem um IP, e após configurar, um servidor DHCP. Esse tipo de servidor já envia direto um ip automático, não necessitando de autenticação dos clientes....No seu caso o servidor funciona como um roteador, aquele aparelhinho preto no qual espetamos os cabos de rede, um tipo de simulação...Para o caso de roteadores, você tem que autenticar em cada máquina que ligar, como se fosse uma conexão pra internet...Você configurará inclusive o ADSL!

Pessoalmente, essa maneira Microsoftiana de lidar com redes é podre, você não aprende nada, o sistema faz tudo só, e você acaba se acomodando.O ideal seria um mínimo de informção passada para o usuário. Montar redes "jogando" e "auto-configurando" é a receita para futuras dores de cabeça.

Agora a máquina que roteia tem que ficar ligada o tempo todo.Mas você pode desligar monitor e periéricos. Se desligar o servidor a rede desaba.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo artigo. Foi simplesmente providencial. Aliás, todo o site tem sido para mim um guia essencial para qualquer assunto relacionado com informática. Parabéns!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdoe se minha pergunta é básica, mas não seria mais simples usar um desses switches de 60 - 80,00 reais com oito portas? Ou um roteador é melhor?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gabriel,

Achei bem interessante o tutorial sobre como montar uma pequena rede usando um Roteador Banda Larga.

Gostaria de saber qual foi o modelo do Roteador Banda Larga que vocês usaram, pois achei bem útil a função de poder bloquear o acesso a internet por horários.

Se possivel, gostaria de saber que outros modelos de roteadores conhecidos é possível esta configuração.

No aguardo

Diogo Stelmach

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Gabriel ou Cássio????? Apenas gostaria de saber qual o modelo deste roteador Banda Larga que foi usado no tutorial. Ou algum outro modelo que tivesse a mesma opção de poder controlar o acesso da internet por horarios através do IP de cada máquina. Agradeço desde já.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Punysher, eu não sei exatamente qual foi o roteador que foi utilizado, mas acredito que seja qualquer um, o modo de configuração você vai poder conferir no manual do equipamento.

Abraços!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou iniciante em redes não sei se o tutorial estava ou não genial. Sei, contudo, que me auxiliou bastante no meu projeto de rede doméstica. Minha rede está funcionando e foi elaborada com base no tutorial do Gabriel Torres.

Gostaria de mais informações sobre o roteador da D-Link DI-604. Alguém poderia me ajudar?

É necessário configurações adicionais para abrir portas para o eMule e para o MSN? Primeiro eu usei o eMule e sem configuração extra mas achei que os downloads estavam muito lentos. Busquei algumas dicas de portas e fiz as alterações no roteador. A velocidade dos downloads melhorou, mas não foi instantâneo e nem sei se foi devido a essas alterações ou se foi porque encontrei arquivos com maior número de fontes. Imagino agora que se houvesse real necessidade de configurações extras eu não teria no início nem conseguido me conectar ao servidor do eMule, correto? Devo excluir tais configurações?

Gostaria de mais informações sobre segurança para o DI-604. Alterei a senha padrão. Isso é suficiente?

Abraço a todos!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários posts foram apagados e um editado.

O tópico é sobre Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador, peço que não o transformem em um palco de discussões pessoais como o estavam tornando.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A marca é "AirLink" e comprei aqui no Shopping Avenida Central no Rio de Janeiro, me custou na época R$ 240.

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do artigo... :D

Gostaria de esclarecer uma duvida.

Eu estou precisando compartilhar a internet com 7 computadores e estou pensando em comprar um roteador dlink 4 portas e switch 8 portas.

Eu só preciso ligar uma porta do roteador em uma porta do switch e ligar os outros computadores no restante das portas do switch?

Peço que os computadores obtenham endereço ip automaticamente, ou preciso atribuir ip para cada computador do switch?

Abraço pro 6.

Igor Hugo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Peço que os computadores obtenham endereço ip automaticamente, ou preciso atribuir ip para cada computador do switch?

Não precisa.. coloca selecionar ip automaticamente o propio roteador se encarregara disso.

Eu só preciso ligar uma porta do roteador em uma porta do switch e ligar os outros computadores no restante das portas do switch?

Exato. para se ter mais portas externas é so ligar o switch a uma das portas do roteador..

valeww B)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera...

Eu montei a Parada a 3 dias e ta tudo funcionando normalmente...

Obrigado aí pela ajuda.

Abraço

Igor Hugo

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Guest Jajarbinks

Ao invés de um roteador pode ser usado um switch? Eu uso internet a cabo e quero montar uma rede com 2 computadores e a internet compartilhada. Desde já Agradeço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal.

Tive uma dúvida e é claro, onde mais poderia procurar. E achei um topico, ou melhor, um tutorial que tratava justamente da questão. :-)

Mas vamos lá. Na verdade, estou conectando um Access Point para gerar sinal WI-FI (Linksys WRT54G), o qual também dispoe de 4 portas Ethernet. Enfim. FIz tudo funcionar, inclusive o wi-fi. Tudo certo.

Mas de várias formas (configurações) tentei e em nenhuma obtive sucesso. O router Linksys ***não consegue*** conectar com o modem, ou melhor, não consegue acessar a Internet. Detalhe. O modem está com a função de roteador ativada, e configurado como servidor DHCP. O tipo de conexão é ADSL com ip dinâmico (PPOE) e com NAT configurado para as máquinas.

Já informo estarem todas as conexões físicas e cabos corretas.

Tentei algumas alternativas (página 5 do tutorial) da configuração do roteador.

Inclusive tem uma opção avançada que prevê que, se houver outro roteador na rede (o que de fato existe), este linksys deve ser configurado como router (tem duas opções, gateway se for o único, ou router se houver outro). Como disse, pelo lógico configurei como router. Estou então suspeitando tratar-se de algum problema de "rotas". Não teria que criar uma rota estática para direcionar solicitações de tráfego de saída do linksys direto para o modem? Já tentei criá-la mas sou meio limitado no que se refere a este assunto. Bem, isto é apenas um palpite. Alguém teria alguma ideia do que poderia ser?

Agradeço desde já qualquer ajuda disponível.

Grande abraço

Luis K. B. Ludu.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal! Queria sugerir ao Gabriel Torres que monte um tutorial especifico para montagem de rede wireless. Tipo "Como Montar uma Rede Wireless Passo-a-Passo". Hoje em dia tem muita gente interessada nisso e não acho nenhum tutorial completo. Tem uns de segurança outros com o tipo de equipamento que se deve comprar mas nada que explique direitinho passo a passo como montar e deixar fina uma rede wireless. Tá aí a dica.

Valeu!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por kbludu@28 de março de 2006, 21:47

Ola pessoal.

Tive uma dúvida e é claro, onde mais poderia procurar. E achei um topico, ou melhor, um tutorial que tratava justamente da questão. :-)

Mas vamos lá. Na verdade, estou conectando um Access Point para gerar sinal WI-FI (Linksys WRT54G), o qual também dispoe de 4 portas Ethernet. Enfim. FIz tudo funcionar, inclusive o wi-fi. Tudo certo.

Mas de várias formas (configurações) tentei e em nenhuma obtive sucesso. O router Linksys ***não consegue*** conectar com o modem, ou melhor, não consegue acessar a Internet. Detalhe. O modem está com a função de roteador ativada, e configurado como servidor DHCP. O tipo de conexão é ADSL com ip dinâmico (PPOE) e com NAT configurado para as máquinas.

Já informo estarem todas as conexões físicas e cabos corretas.

Tentei algumas alternativas (página 5 do tutorial) da configuração do roteador.

Inclusive tem uma opção avançada que prevê que, se houver outro roteador na rede (o que de fato existe), este linksys deve ser configurado como router (tem duas opções, gateway se for o único, ou router se houver outro). Como disse, pelo lógico configurei como router. Estou então suspeitando tratar-se de algum problema de "rotas". Não teria que criar uma rota estática para direcionar solicitações de tráfego de saída do linksys direto para o modem? Já tentei criá-la mas sou meio limitado no que se refere a este assunto. Bem, isto é apenas um palpite. Alguém teria alguma ideia do que poderia ser?

Agradeço desde já qualquer ajuda disponível.

Grande abraço

Luis K. B. Ludu.

Ola amigo! De wireless não entendo muito, mas partindo do pressuposto que a lógica é a mesma, eu no seu lugar colocaria o modem como bridge pra ver. Pense bem, o modem a principio não tem que ser router, pra isso você tem o roteador. Então tenta aí e diz o que deu.

Falou!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Gostaria de sua ajuda em um problema com rede com roteador.

Vou tentar ser o mais claro possível, não tenho muito conhecimento.

A rede esta configurada desta forma: Um roteador do o qual eu não tenho acesso, nele esta ligado 4 switch estes switchs estão um em cada andar, nestes swichs de cada andar estão ligados outros switchs em cada sala. Os ips de cada maquina de cada sala é fornecido pelo administrador da rede. O problema é que o numero de maquinas da minha sala não para de crescer e desta forma esta um problema adquirir Ips. Eu tenho permissão do administrador para criar uma rede interna com um ip valido que ele vai me dar e tenho que devolver os outros para ele. Gostaria de saber: Se eu colocar um roteador na minha sala para ser o servidor de DHCP da minha rede, como eu vou usar a internet, já que ela vem da rede geral do prédio? Eu posso ligar o cabo de rede do switch do meu andar na porta WAN do meu roteador para ter a internet da rede do prédio? Ou eu posso ligar o cabo do switch do meu andar na porta 1 do roteador e na porta 2 o meu switch da minha sala? Socorro. Acho que milha duvida pode ser a duvida de outros também. Ligar roteador em switch eu não entendo. Obrigado.

Paulo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho conexão de Banda Larga via cabo (Virtua) com um modem broadband RCA e comprei um roteador ZyAIR B2000, mas não consegui fazê-lo se comunicar com o modem nem conectar-se à internet, mesmo seguindo as instruções do fabricante e alguns tutoriais na internet. No navegador, ele trava procurando as configurações de proxy (mesmo deixando no automático) e não carrega nenhuma página. Também não consegui obter o DNS para configuração manual, nem abrir a página de configuração do roteador (192.168.1.1). ALguém pode me ajudar?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um péssimo artigo sobre "Como montar redes Microsoft" do Gabriel Torres, como sempre os atalhos são citados, a simplificação pressupõe a ignorância do usuário, tópicos importantes como pequenos servidores Linux, que representam mais de 10% do mercado, roteamento com um sistema mais seguro como o Linux, Configurações avançadas etc. vão pro lixo. A possibilidade de se usar duas placas de rede para compartilhar a internet utilizando-se um modem com USB e Ethernet, o que permitiria colocar três micros em rede, configurações de um Firewall decente, como o IPtables, ou de um Coyote...Nada, nada, nada...O Autor continua desatualizado, fechado para novas tecnologias em software pois acha "que isso não interessa ao usuário", e com os mesmos ensinamento de 5 anos atrás...Este artigo, assim como o livro de redes, de sua autoria...São muito fracos.Infelizmente não recomendo. :(:(<_<

Talves você possa dar umas dicas de como montar uma rede, sustendo a necessidade deixada pela matéria, é sempre bom somar informações, pois nem mesmo os cursos oferecidos em escolas são completos, o aprendizado fica por conta do interessado.

Olá,

Primeiro, nossos tutoriais são voltados a usuários iniciantes. As configurações que você sugere são avançadas. Usuários iniciantes querem soluções prontas.

Segundo, nosso site não é sobre Linux.

Terceiro, você não é obrigado a acessar o nosso site.

Quarto, se você manja tanto assim, porque não publica o seu próprio site e seus próprios livros?

Abraços,

Gabriel Torres

Concordo com você , eu por exemplo to sempre acessando seu site e acho ele muiiiito bom, so estou perdido no sentido de achar meus comentários, dúvidas postadas e tal, já postei umas 3 duvidas, mas depois não acho as mesmas e nem as respostas, se puder me ajudar, ficarei muito grato , aproveitando a oportunidade, estou com um projeto em mente de montar uma lan house, você poderia me orientar onde encontro informações e dicas pra eu por meu projeto em prática ???, já trabalho com redes, mas nunca montei uma lan, serão 10 máquinas, to pensando em usar um modem 3com roteado com 4 portas de saida, jogar uma dessas saidas em um swit , so não sei como exatamente montar um serv de jogos( nunca montei um), caso você saiba onde consigo informações , dicas, livros, talves curso , por favor , me oriente. Quem sabe ai em breve terei condições de se um parceiro seu :palmas: :palmas: obrigado.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Junte-se à conversa

Você pode postar agora e cadastrar-se depois. Se você tem uma conta, faça o login para postar.

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Só é possível ter até 75 emoticons.

×   O link foi automaticamente convertido para mostrar o conteúdo.   Clique aqui para mostrá-lo como link comum

×   Seu texto anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!