Configurações Básicas
Como já dissemos, o principal problema com roteadores de banda larga sem fio é que suas funcionalidades de rede sem fio trabalham sem qualquer configuração extra – é só tirar o roteador da caixa e ligá-lo que ele estará compartilhando a sua Internet –, mas sem qualquer criptografia habilitada. Portanto após ligar seu roteador pela primeira vez qualquer pessoa com placa de rede sem fio em sua vizinhança pode ter acesso a sua rede. Claro que precisamos mudar isto o mais rápido possível!
A primeira coisa que você precisa saber é o endereço IP do seu roteador para ter acesso às suas opções de configuração. Esta informação está escrita em seu manual. Geralmente os endereços IP utilizado são 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1. Carregue o seu navegador de Internet e abra http://[endereço IP aqui]. O endereço IP do roteador usado em nossos exemplo era 192.168.1.1, então tivemos que abrir http://192.168.1.1. Claro que você precisa alterar isto de acordo com o endereço IP usado pelo seu roteador.
Este endereço funcionará automaticamente apenas nos computadores conectados ao roteador através de um cabo de rede comum. Nos computadores com conexão sem fio ao roteador, você precisará primeiro conectá-lo à sua rede, assunto que falaremos na próxima página. Esta é uma das razões que recomendamos a você fazer a configuração inicial do roteador usando um computador conectado ao roteador através de um cabo de rede comum.
Após entrar no painel de controle do roteador pela primeira vez, você precisará:
Alterar a senha administrativa.
- Desabilitar o gerenciamento remoto.
- Atualizar o firmware do roteador para a versão mais nova para mantê-lo livre de falhas conhecidas.
- Desabilitar a funcionalidade de rede sem fio caso não for usá-la.
- Habilitar ou alterar a criptografia para WPA-2 tanto no roteador quanto nos computadores da rede.
- Selecionar o tipo de conexão com a Internet você tem (cabo, ADSL, etc).
Nós explicamos os primeiro quatro itens em detalhes em outro tutorial, Segurança Básica em Redes Sem Fio. Siga as instruções presentes neste outro tutorial antes de continuar. Após configurar todas as opções de segurança, selecione o tipo de conexão que você tem. Isto é normalmente feito em um menu chamado "Basic Setup" ou similar. Várias opções estão disponíveis, como "Automatic Configuration - DHCP" (que deve ser usada se você estiver usando o serviço de Internet via TV a cabo), "PPPoE" (que dese ver usada caso você esteja usando um serviço ADSL oferecido por sua operadora telefônica) e "Static IP" (caso você tenha contratado um serviço que te dá um endereço IP fixo).
Sua rede sem fio está agora 100% operacional e protegida. No mesmo tutorial Segurança Básica em Redes Sem Fio nós explicamos como fazer para que os computadores da sua rede acessem a sua rede sem fio. Como um último passo você pode ler nosso tutorial Como Compartilhar Pastas e Impressoras na sua Rede para aprender como compartilhar arquivos e impressoras entre computadores da rede. Não tenha medo, a criptografia está habilitada e outras pessoas fora da sua rede não terão acesso aos seus dados, até mesmo seu vizinho xereta.
Na próxima página falaremos sobre as configurações avançadas que achamos serem interessantes até mesmo para a maioria dos usuários domésticos.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora