Introdução
Redes sociais são uma febre há anos, especialmente no Brasil. O Facebook apareceu para “acabar” com as demais redes sociais. Porém, o que pouca gente sabe é que o Facebook está acabando também com a viabilidade comercial de muitos sites – inclusive o nosso. Entenda.
Nós somos donos de um negócio na Internet baseado em anúncios. Nossa receita vem exclusivamente de propagandas e o nosso faturamento é diretamente proporcional à quantidade de visualizações de páginas (“pageviews”) que podemos imprimir por mês. Se o nosso tráfego cai, nossa receita também cai. Simples assim. E pode haver um momento em que a nossa receita caia para um ponto abaixo do nosso ponto de equilíbrio, o que inviabilizará o negócio. Se isso ocorrer, teremos algumas alternativas, como dispensar a nossa equipe de colaboradores (o que significaria menos conteúdo sendo publicado) ou simplesmente tirar o nosso site do ar. (E ainda há usuários que reclamam que o site tem propagandas – como esperam que paguemos nossas despesas? Dá vontade de perguntar por que não ligam para canais de rádio e TV e peçam para eles tirarem as propaganadas do ar. Mas isso já é papo para outra oportunidade.)
Os usuários não se tocam que o Facebook tira tráfego dos sites e, portanto, colabora com a queda do faturamento de todos os sites e, no longo prazo, ameça a sobrevivência dos sites de conteúdo. Há três motivos principais para isso ocorrer.
Muitos usuários, quando estão com um problema ou têm uma dúvida, em vez de postarem a dúvida em um fórum especializado como o nosso, simplesmente postam a dúvida em sua “timeline” no Facebook na esperança que algum conhecido a responda (não vamos discorrer sobre a qualidade da resposta que uma pessoa recebe via Facebook contra a qualidade que receberia em um fórum especializado, nem tampouco sobre as ferramentas de edição e apresentação disponíveis em um fórum e que não existem no Facebook). Um problema derivado desse é que usuários, especialmente os mais novos, não têm paciência alguma: querem postar uma dúvida e terem uma resposta “na hora”, não querem se cadastrar em um site para participar de uma comunidade ou fórum, esperar alguém responder etc.
Como o Facebook é um grande agregador de atividades e notícias, muitos usuários passaram a acessar exclusivamente o Facebook em suas horas vagas. Antes do Facebook, se um usuário tinha duas horas livres por dia para ficar “de bobeira” na Internet, ele visitava seus sites preferidos. Hoje, os usuários acessam apenas o Facebook durante todas as suas horas vagas. Afinal, está “tudo” ali.
Logo, a solução para todo site de conteúdo é criar uma página no Facebook, onde os usuários podem acompanhar os últimos textos publicados e clicar caso queiram ler o texto inteiro, certo? Errado! Pois o modelo de negócios do Facebook é o mesmo usado pela máfia. E aqui precisamos explicar em detalhes o que ocorre.
- 4
- 2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora