Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como o Protocolo TCP/IP Funciona – Parte 2


     375.020 visualizações    Redes    0 comentários
Como o Protocolo TCP/IP Funciona – Parte 2

ICMP (Internet Control Message Protocol)

O ICMP (Internet Control Message Protocol, Protocol de Mensagens de Controle Internet) é usado para enviar mensagens de controle para os roteadores. Este é um protocolo da camada Internet e que funciona em conjunto com o protocolo IP. Ele pode ser usado em várias situações em que pode ser necessário que um roteador instruia outro sobre algo – normalmente quando um roteador recebe um datagrama que não pode ser entregue, ele enviará de volta ao roteador que o enviou o datagrama uma mensagem ICMP explicando o motivo pelo qual ele não pôde entregar o datagrama.

Algumas mensagens de controle que podem ser enviadas usando o ICMP são:

  • Eco: Usada para testar se o caminho entre o receptor e o transmissor está bom. O uso mais conhecido deste tipo de mensagem é através do comando Ping. Se você enviar um comando Ping ao endereço www.clubedohardware.com.br, por exemplo, nosso servidor responderá a essas solicitações de eco, e o Ping dirá a você se as mensagens chegaram ou não ao servidor e qual foi o tempo gasto entre você enviar o comando e a mensagem de eco voltar ao seu computador, normalmente dado em milisegundos (ms). 
  • Destino Inalcançável: Dentro desta mensagem o roteador pode dizer exatamente o que ocorreu de errado, como rede inalcançável, computador inalcançável, protocolo inalcançável, porta inalcançável, rede de destino inalcançável, computador de destino inalcançável, se o administrador da rede bloqueou a rede ou o computador de destino, problemas de roteamento, etc.
  • Congestionamento: Esta mensagem é enviada caso o roteador esteja sobrecarregado – isto é, caso ele esteja recebendo mais datagramas do é capaz de processar – de modo a fazer com que o roteador que esteja enviando os datagramas reduza a taxa de datagramas enviados para o roteador que está sobrecarregado.
  • Redirecionamento: Esta mensagem é normalmente usada quando um roteador descobre que existe uma rota melhor para alcançar o destino, atualizando o roteador transmissor. Este recurso apenas funciona em redes local, não funcionando em redes grandes que tenham várias redes interconectadas, como a Internet.
  • Tempo de Vida Excedido: Todos os datagramas IP têm um campo tempo de vida (TTL, Time To Live), que indica a quantidade de saltos (isto é, roteadores) que o datagrama pode passar do computador transmissor até o computador receptor. Se um datagrama está configurado com um TTL de 20, isto significa que se ele não chegar no destino dentro de 20 saltos, o datagrama deverá ser descartado. Isto é feito para evitar que os datagramas fiquem eternamente circulando na rede ou na Internet caso a rede não esteja configurada corretamente e o datagrama esteja circulando sem qualquer caminho para alcançar seu destino.
  • Solicitação de Hora: Roteadores (e computadores) podem perguntar a hora a outro roteador ou computador. Um dos usos desta mensagem é para sincronizar os relógios dos dois computadores, apesar desta sincronização não ser perfeita, já que existe um pequeno retardo introduzido pela rede (na ordem de milisegundos). Esta mensagem pode ainda ser usada para medir o tempo de retardo da rede entre dois computadores, se seus relógios estiverem sincronizados.

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...