Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Converse com pessoas no exterior de graça

       
 51.756 Visualizações    Artigos  
 0 comentários

Em nosso artigo, veja como conversar com outras pessoas no mundo pelo custo de pulsos telefonicos locais.

Converse com pessoas no exterior de graça
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Nota: O programa Internet Phone citado nessa dica não existe mais. Existem vários outros similares, como o Netmeeting da Microsoft. Faça uma busca em http://www.download.com por "Internet Phone" que você encontrará vários programas desse tipo.

Através de um programa chamado Internet Phone você pode conversar com pessoas em qualquer lugar do mundo ao custo de uma ligação local. Funciona da seguinte forma: o programa pega sua voz, converte para sinais digitais, compacta estes sinais e o programa transmite via Internet. Do outro lado, o programa faz o inverso: pega os dados compactados, descompacta e converte de volta para analógico de modo que o destinatário consiga ouvir sua voz. E vice-e-versa. Taí sua conversa internacional ao custo de uma simples ligação ao seu provedor Intente...

Converse com pessoas no exterior de graça

Figura 1: Com o Internet Phone você pode conversar com pessoas via Internet.

Além do programa Internet Phone (Iphone, para os íntimos), você precisará de uma conexão Internet - e, logo, precisará de uma interface fax-modem. Esta é a parte mais simples e todo mundo que está plugado na Internet já conhece esta história. O hardware especial que você precisará será um kit multimídia. É através da placa de som de seu kit que os sons serão codificados: através das caixas acústicas conectadas ao kit multimídia você escutará sons e através de um microfone também conectado ao kit você falará. Sim, você precisará de um microfone. Ou como você pretende conversar???

Muita gente pensa que para fazer este processo é necessário de um modem especial - o tal "modem voice". Isto não é verdade. O "modem voice" é um modem comum porém com funções de secretária eletrônica (esta seria a tradução correta e não "modem com voz") e esta função especial em nada irá acrescentar ao processo. Através de qualquer modem você pode utilizar o Internet Phone. O que você realmente precisará de "extra" será o kit multimídia, um par de caixas acústicas e de um microfone.

Depois de ter instalado o programa e de ter se conectado ao provedor Internet, o resto é moleza. Basta selecionar, através do programa, um servidor de Internet Phone dentre os diversos existentes mundo afora.

Converse com pessoas no exterior de graça

Figura 2: Escolhendo um dos diversos servidores de Internet Phone existentes para se conectar.

Após esta conexão ter sido estabelecida, você poderá chamar qualquer pessoa que esteja conectada ao mesmo servidor para conversar: na tela irá aparecer uma lista completa de pessoas conectadas naquele momento. Se você quiser conversar com alguma pessoa em especial - um amigo ou um parente, por exemplo - você deve combinar duas coisas: o servidor a que vocês irão se encontrar e a que horas. Isto, inclusive, pode ser combinado através de um e-mail.

Converse com pessoas no exterior de graça

Figura 3: Escolhendo uma pessoa para conversar.

O resto é, literalmente, conversa. Há alguns problemas, sem dúvida alguma, neste processo. O primeiro é a lentidão. Como a Internet é lenta, por vezes as conversas sairão cortadas ou incompreensíveis.

Não podemos nos esquecer que a qualidade do microfone que os interlocutores estiverem utilizando é muito importante. Em lojas de informática são vendidos microfones especialmente projetados para uso com o Internet Phone.

Por falar nisto, é muito importante que você regule o nível de entrada do microfone no mixer do kit multimídia (este é um programa que é instalado no processo de instalação do kit). Sem isto talvez as pessoas não conseguirão te escutar perfeitamente.

As conversas normalmente serão feitas como se fosse um "walk-talk": um fala enquanto o outro escuta e vice-e-versa. Para romper esta limitação e os dois usuários poderem falar e conversar livremente, você precisará que a placa de som de seu kit multimídia seja "full duplex". Calma! Não precisa se desesperar! No site da Creative Labs você poderá baixar um driver para conseguir conversação full duplex com a sua Sound Blaster (em http://files.americas.creative.com/creative/
drivers/sb16awe/sbw9xup.exe
)

Uma dica: o Internet Phone vem de brinde com diversos fax-modems e muita gente nem percebe isto. É o caso, por exemplo, do fax-modem USRobotics 33.600 bps.

Através das novas versões do Internet Phone é possível também fazer video-conferência, com aquelas câmeras digitais que são conectadas ao micro. Mas isto já é assunto para outra oportunidade...

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×