Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Monte um Filtro para Modems com Centelhador a Gás

       
 110.567 Visualizações    Tutoriais  
 12 comentários

Aprenda a montar um filtro para proteger seu modem contra raios.

Monte um Filtro para Modems com Centelhador a Gás

Introdução

Uma das principais causas da queima de modems é a queda de raios. É possível proteger o modem contra queda de raios na linha telefônica usando filtros de linha telefônicos com centelhadores a gás. O problema é que este tipo de filtro não é tão fácil de se encontrado no mercado. O nosso amigo Hélio Coelho Jr nos ensina passo-a-passo nesse artigo a montar um filtro deste tipo gastando apenas R$ 20.

Atualmente, com a expansão do uso de computadores e do acesso a Internet, mais e mais pessoas adquirem e instalam computadores em suas residências. Uma recomendação básica encontrada na maioria dos manuais de aparelhos eletrônicos é a instalação e utilização de um aterramento adequado. O aterramento não só protege equipamentos eletro-eletrônicos como também salva a vida de pessoas. Durante tempestades não é raro que descargas elétricas nas proximidades induzam elevadas diferenças de potencial em cabos telefônicos e antenas, que podem danificar aparelhos telefônicos, aparelhos de fax, modems e televisores. Não raro pessoas recebem choques elétricos ao falarem ao telefone em dias de tempestade. Isso não é causado pela rede elétrica e sim pela facilidade oferecida pela linha telefônica ou cabo de antena de descarregar a estática gerada por uma descarga elétrica nas proximidades. Para evitar esses problemas, ou pelo menos minimizar sua incidência, deve-se seguir cuidados básicos:

1. Em primeiro lugar construir um aterramento adequado com auxilio de profissional capacitado. O aterramento deve levar em conta a resistividade do solo e outros fatores. Não é simplesmente enterrar uma barra de cobre no solo. Sua eficiência tem que ser mensurada com equipamentos próprios. Um aterramento mal feito é perigoso, pois traz uma falsa impressão de segurança.

2. Aterre todos os equipamentos segundo a orientação do fabricante. Computadores normalmente já são fornecidos com tomadas de 3 pinos – o aterramento é importante na lógica interna do computador e para sua proteção. Um computador sem aterramento está mais sujeito a defeitos e a problemas aleatórios, pois a polarização inadequada da tomada e a falta de um referencial zero confiável podem trazer erros e travamentos inesperados. O computador deve estar ligado a um estabilizador de marca confiável, devidamente aterrado (na tomada de 3 pinos o pino inferior é ligado ao terra – isso aterra o estabilizador).

3. A malha externa do cabo coaxial usado em TV a cabo, TV de assinatura por satélite e até em cabos de rede local deve ser aterrada. Esse aterramento fornece um referencial zero confiável, ajuda a proteger o cabo contra interferências de todos os tipos (sinal de rádio, espúrios elétricos, etc) e ajuda a proteger contra a queima de aparelhos ligados a ele. Há proteções específicas para cabos coaxiais, dependendo de sua aplicação e impedância, que são usadas quando o aterramento do cabo não é suficiente para proteger os aparelhos ligados a ele (principalmente em casos de redes locais onde o cabo coaxial fica muito exposto, por exemplo, interligando prédios – em casos extremos é preferível optar por uma conexão em fibra óptica que, apesar de apresentar um custo um pouco mais alto de instalação, é imune a interferências).

A seguir apresento uma solução de baixo custo, utilizada por diversas empresas de telecomunicação para a proteção de linhas telefônicas. Ela ajuda a evitar a queima de modems, muito comum em dias de tempestade. Esse fato se dá pela rede telefônica ser aérea e exposta. Qualquer fio esticado funciona como uma antena – e a queda de raios nas proximidades, devido as altas tensões envolvidas, acaba por induzir uma corrente elétrica elevada no cabo telefônico, danificando o modem. Em tempestades é aconselhável que se evite o uso do modem e até mesmo do computador devido as flutuações que ocorrem na rede elétrica e dos riscos de indução na rede telefônica. A solução apresentada a seguir não é infalível. Eu a uso regularmente e tenho obtido bons resultados ao longo dos anos.

Use as recomendações a seguir por sua conta e risco! Não nos responsabilizamos se ela não funcionar para você nem por qualquer dano material. Uma proteção mal feita pode ser mais perigosa do que nenhuma proteção!

O material que relaciono a seguir é de baixo custo e pode ser comprado em qualquer loja especializada em produtos para telefonia. No Rio de Janeiro conheço a DIMAFON (21-2253-9439).


Material necessário:

1. Aterramento adequado já instalado.
2. Bloco de proteção BLI.
3. Centelhador a gás 2X (protege contra sobretenção e sobrecorrente).
4. Ferramenta adequada para ligar a linha telefônica ao bloco BLI.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Vamos corrigir algumas coisas:

Isso é um protetor e não um filtro.

Centelhadores a gas são lentos na atuação para modens ADSL, isso tem que ser feito de maneira rapida, portanto nao recomendo esse tipo de proteção, pode-se usar centelhadores, desde que juntos com dispositivos de atuação rapida.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo deste filtro já há alguns anos e estou muito satisfeito, pois meu modem adsl e o telefone sem fio pararam de queimar devido as descargas elétricas que vinham pela rede telefônica. :D

No entanto, uma das pernas do bloco BLI já está com ferrugem.

Verei se há como trocar apenas ela, para não precisar trocar o bloco todo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um protetor deste, que eu mesmo fiz e funciona muito bem. Só que agora mudei para internet cabeada, onde chega na minha casa um cabo com uma RJ45 na ponta, tem como eu fazer um filtro deste para uma rj45? Se sim como devo fazer a ligação?

 

Algo como na foto abaixo, que eu quero fazer, mais usando um centelhador como no tutorial acima.

 

http://bimg2.mlstatic.com/protetor-de-rede-lan-rj45-raio-aterramento-ethernet-10100g_MLB-F-3502353059_122012.jpg

Editado por marcelogon

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcelogon,

 

Boa pergunta, eu não sei como; se você reparar, este tutorial foi escrito por um colaborador nosso e não por mim.

 

Abraços,

Gabriel Torres

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Gabriel, eu sei que foi um colaborador que escreveu este tutorial, fica tranquilo. Será que alguns destes abaixo presta? O pessoal deu 5 estrelas, tô pensando em comprar um para testar. caso eu compre, quando chegar vou abrir para ver o que tem dentro e postar aqui.

 

http://www.aliexpress.com/w/wholesale-ethernet-surge-protection.html

 

http://www.ebay.com/itm/Ethernet-Network-Device-RJ-45-RJ45-Surge-Protector-Lightning-Arrester-/180898903389#shpCntId

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, taí o que voce queria, o supressor de surto para internet a cabo chegou, com 40 dias, veio de Singapura.

 

Pelo que pude perceber ele tem 2 centelhadores a Gás epcos de 90V, 2 pontes retificadoras DB107, 4 Resistores(que não sei qual o valor) e 2 diodos 1.5KE6.80A

 

Não entendo quase nada de eletrônica, mas pelo que pesquisei e o preço que paguei($ 15.89) parece que valeu a pena. Comprei este ai no ebay, e escolhi ele,pois na Amazon também vende dele.

 

1_zpsdfd13100.jpg

2_zpsf6d6fab1.jpg

3_zps4a6b28da.jpg

4_zpsee0a27ed.jpg

5_zps34dc30e1.jpg

6_zpsa9be2a4e.jpg

7_zps3d66be58.jpg

8_zpsf671d271.jpg

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a função do diodo nesta proteção?  E os resistores, eles deixam passar os 5 volts do cabo da internet, mas impediria de passar uma corrente mais elevada de um surto?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria de analisar o circuito para ver exatamente, mas o resistor é de valor abaixo de um ohm, queimando quando passa muita corrente, funcionando como se fosse um fusível.

 

PS: +5 V é tensão e não corrente.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×