Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Protegendo o Seu Micro Contra Invasões


         341.549 visualizações    Redes    3 comentários
Protegendo o Seu Micro Contra Invasões

Compartilhamento de Arquivos (Cont.)

Se a sua conexão com a Internet estiver sendo compartilhada através de um roteador –que é um pequeno dispositivo onde você conecta o modem e os computadores que você quer que acessem a Internet, e que geralmente vem com quatro portas de rede-, você é um felizardo. Esses roteadores domésticos agem como Firewalls e impedem que arquivos e pastas sejam acessados. Nesse caso, você pode compartilhar seus arquivos em uma rede sem se preocupar com invasões através do método do compartilhamento de arquivos.

595_001.jpg
Figura 2: Vista frontal de um roteador.

595_002.jpg
Figura 3: Vista traseira de um roteador.

Mas se você não usa um roteador, deve tomar alguns cuidados. Nesse caso, é provável que o computador que possui a conexão com a Internet tenha uma segunda placa de rede conectando esse computador aos demais -geralmente através de um cabo cross-over, ou através de um hub ou switch, para compartilhar a conexão com a Internet com mais de um computador. Nesse caso, o computador que possui a conexão com a Internet está vulnerável, já que todos os computadores na Internet podem acessar seus arquivos caso o compartilhamento esteja habilitado!

Para isso existem algumas soluções. A melhor é comprar um roteador. Como comentamos anteriormente, o roteador age como Firewall, protegendo toda a sua rede. A instalação do roteador é muito simples. O que você deve fazer é conectar o modem na porta ethernet do roteador chamada WAN, Broadband ou similar, e conectar os micros da sua rede nas demais portas ethernet do roteador. Caso você precise de mais portas –já que a maioria dos roteadores possuem apenas quatro portas- compre um switch com o número de portas desejadas e conecte-o ao roteador através de umas das portas ethernet disponíveis. Nesse caso, o switch agirá como um “expansor de portas”. Alguns roteadores vêm com antena wireless para compartilhar sua conexão com a Internet com notebooks e computadores com rede sem fio. Clique aqui para mais informações sobre segurança em redes wireless.

Mas se você estiver sem grana para comprar um roteador, você pode simplesmente desabilitar o compartilhamento de arquivos do computador que tem a conexão com a Internet. Mas, e se você precisar acessar os arquivos armazenados nesse computador? Existem duas soluções: Primeiro, você pode copiar todos os arquivos que devem ser compartilhados para um outro computador e habilitar o compartilhamento nesse computador. Ou você pode também instalar o modem em outro computador que não precisar ter o compartilhamento de arquivos ativado.

Você pode está pensando porque é seguro habilitar o compartilhamento de arquivos no computador que não tem o modem instalado. O que acontece é que normalmente o computador com o modem instalado recebe um endereço IP público. Um computador com um endereço IP público pode ser visto por qualquer pessoa na Internet. Os outros computadores, por outro lado, recebem um endereço IP “mágico” (geralmente 192.168.x.x ou 10.x.x.x, por exemplo), que são endereços IP não roteáveis, funcionando apenas na rede local. Computadores com um endereço IP mágico não podem ser acessados através da Internet, por isso eles estão protegidos contra vários tipos de ataques inclusive o de compartilhamento de arquivos. Não esqueça que existem muitas outras técnicas utilizadas pelos hackers, como a phishing.

Firewalls pessoais também são uma ótima ideia. Se você usa o Windows XP, instale o Service Pack 2 (SP2), pois ele vem com o Windows Firewall, um programa que evita que pragas virtuais acessem o seu computador e também bloqueia Cavalos de Tróia que estejam tentando roubar informações do seu computador

Uma outra ameaça são os spywares e malwares. Existem vários programas que podem detectar e remover essas pragas. O novo AntiSpyware da Microsoft é uma ótima opção.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

A matéria "Protegendo o Seu Micro Contra invasões", é incompleta e contem erros absurdos. Foram deixados de lado dicas como usar um navegador alternativo, para fugir dos spys mais comuns, e a retirada do "clientes para redes microsoft" apenas da conexão de rede ligada a internet, possibilitando manter o compartilhamento habilitado na rede interna

Quanto aos erros ninguém está protegido apenas por ter um roteador, ao contrário os roteadores tem vindo com uma política plug e use (para que mesmo o usuário mais simples consiga fazer funcionar) onde as políticas de firewall não vem configuradas por padrão.

Vale lembrar que alguns ditos roteadores tem dificuldades com certos protocolos, outros nem mesmo tem boa política de firewall, por isso se a opção for um roteador adquira um de marca conceituada, e consulte seu técnico de confiança para ter certeza de que políticas de segurança como DMZs e outras estejam implementadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera

para um PC ficar "protegido" contra ataques e vírus, você usando o Windows,

basta termos um anti virus atualizado com freqüência, e um anti spy...

com estes e com o windows bem configurado, os riscos de ataque ficam, baixos...

mas não existe PC 100% protegido...

e muitos vírus vem por causa dos proprios usuários, mais leigos...

Obrigado...

:-BEER:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...