×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saiba mais sobre VoIP


     297.368 visualizações    Redes    Artigos    8 comentários
Saiba mais sobre VoIP

Introdução

De uns tempos para cá muitas empresas em todo o mundo estão conseguindo economizar – e muito – nas tarifas de ligações interurbanas e internacionais. Tudo graças a uma tecnologia chamada VoIP (Voz sobre IP), que começa a se tornar acessível também no Brasil. E não vai demorar muito para que essas quatro letras causem uma verdadeira revolução no modo de se pensar telefonia. Muitos já ousam afirmar até que o VoIP é a reinvenção da telefonia, tanto na forma de prestar o serviço, quanto de utilizá-lo. Saiba mais sobre este serviço.


Mas como funciona o VoIP?

A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analógicos) em pacotes digitais para transmissão tanto na Internet quanto na Intranet. Estes pacotes são compactados para transmissão a um segundo portal, no qual eles serão novamente compactados, dessa vez em sinais de som analógicos, e enviados ao receptor.


Como o VoIP processa uma chamada de voz?

Abaixo, acompanhe um passo-a-passo de como se estabelece uma ligação telefônica pela tecnologia VoIP:

1. O usuário, com um headset, ouve a sinalização que indica telefone fora do gancho para a parte da aplicação sinalizadora da VoIP no roteador. Esta emite um sinal de discagem e aguarda que o usuário tecle um número de telefone. Esses dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão.

2. O gateway compara estes dígitos acumulados com os números programados. Quando há uma coincidência, ele mapeia o número discado com o endereço IP do gateway de destino.

3. Em seguida, a aplicação de sessão roda o protocolo de sessão H.245 sobre TCP, a fim de estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Quando a ligação é atendida, é estabelecido, então, um fluxo RTP (Real-Time Transport Protocol, ou Protocolo de Transmissão em Tempo Real) sobre UDP (User Datagram Protocol, algo como Protocolo de Pacote de Dados do Usuário) entre o gateway de origem e o de destino.

4. Os esquemas de compressão do codificador-decodificador (CODECs) são habilitados nas extremidades da conexão. A chamada, já em voz, prossegue utilizando o RTP/UDP/IP como pilha de protocolos.

Nada impede que outras transmissões de dados ocorram simultaneamente à chamada.

Sinais de andamento de chamada e outros indicativos que podem ser transportados dentro da banda cruzam o caminho da voz assim que um fluxo RTP for estabelecido.

Após a ligação ser completada, é possível também enviar sinalizações dentro da banda como, por exemplo, sinais DTMF (freqüências de tons) para ativação de equipamentos como Unidade de Resposta Audível (URA).

Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada, como em qualquer chamada de voz (ligação telefônica) convencional.


O que você precisa para usar a comunicação VoIP, integrando Internet e telefonia?

Nessa comunicação de voz, é necessário que o usuário tenha instalado em seu computador um software para transferência de dados, no caso a voz. Vale lembrar que, para usufruir desse serviço, seu micro deve possuir um kit multimídia.

Em seu primeiro estágio, a VoIP podia ser entendida como uma conversação telefônica entre dois usuários de uma rede privada usando conversão de voz para dados (exclusivamente em redes corporativas).

Mais tarde esta tecnologia chegou ao seguinte conceito: uma conversação telefônica entre um usuário de Internet e um usuário da telefonia convencional, sem necessidade de acesso simultâneo.

Agora, o que chega ao mercado doméstico é uma ideia muito mais completa e que promete resultados cada vez melhores: uma conversação telefônica entre um usuário Internet e um usuário da telefonia convencional, ambos utilizando apenas o telefone.



Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Galera

Eu uso Voip aqui no pc....um programa que chama Eye Beam...alguem conhece?

Pra usa, eu abro o programa e dou login nele..

Eu queria saber se eu comprar aqueles adaptadores (que custam em média R$320,00) q faz ligação do telefone com o pc e com o modem, se eu preciso ta com o pc ligado pra fazer ligações.

Existe alguma outra operadora Voip que não precise ta com o pc ligado pra fazer ligações?

valeu galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por olavord@12 de abril de 2006, 16:47

Alo ,

voce não precisa estar com o PC ligado para fazer as ligacoes. A empresa que eu citei acima Cliconnect tem diveros destes aparelhos para comercializar e o sistema deles suporta ligacoes sem que o Pc esteja ligado.

Olavo

Olá amigo

Como são os planos da Cliconnet? Tarifas...mensalidades...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola a todos,

gostaria de tirar uma duvida sobre voip.

e o seguinte ,

1- existem varios provedores de voip, existe como eu fazer do meu pc um servidor?

2- na compra de uma aparelho voip(aqueles que não precisa do pc, somente da conexao da net) eu terei de pagar mensalidade a algum provedor pra fazer ligaçãoes pra fixo e celular?

3- como saber se a pessoa que oferece o serviço de provedor de voip(existe varios) sao realmente cadastrados pela anatel? ou não precisa?

valeu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

minicurso-montagem-popup.jpg

MINICURSO GRÁTIS!

Como ganhar dinheiro montando computadores!

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE AGORA MESMO!