Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Tudo o que você precisa saber sobre a nova nomenclatura de gerações Wi-Fi

       
 5.826 Visualizações    Artigo  
 5 comentários

Conheça o novo sistema de nomenclatura, mais simples e mais fácil, utilizado por dispositivos de redes sem fio Wi-Fi.

Tudo o que você precisa saber sobre a nova nomenclatura de gerações Wi-Fi
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Redes sem fio Wi-Fi são padronizadas pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), através de sua norma 802.11. Mas, desde a sua origem, em 1997, novas versões desta especificação técnica são batizadas apenas com a adição de uma letra ao número da norma. Isto causa enorme dificuldade de compreensão, pois tais letras são aparentemente aleatórias, não seguindo uma ordem.

No final de 2018, a Wi-Fi Alliance, consórcio que regulamenta o padrão Wi-Fi de redes sem fio, decidiu adotar um sistema de nomenclatura de mais fácil entendimento, para resolver de vez este problema.

Você pode conferir a nova nomenclatura na tabela abaixo.

Wi-Fi Alliance IEEE
Wi-Fi 1 * 802.11b
Wi-Fi 2 * 802.11a
Wi-Fi 3 * 802.11g
Wi-Fi 4 802.11n
Wi-Fi 5 802.11ac
Wi-Fi 6 802.11ax

* A Wi-Fi Alliance não está usando oficialmente estes nomes, visto equipamentos com estas tecnologias não serem mais fabricados (ou caso seja, o são em pequena escala); colocamos aqui apenas como referência para você entender a cronologia.

Com esta nova nomenclatura, fica fácil o usuário deduzir que Wi-Fi 5 é “melhor” ou “mais atual” do que Wi-Fi 4, bem como fica mais fácil identificar compatibilidade entre equipamentos para que você obtenha o maior desempenho possível. Lembrando que equipamentos com um padrão “maior” são compatíveis com todos os padrões anteriores, mas para maior desempenho, o ideal é que todos os equipamentos sejam do mesmo padrão.

É importante entender que rede sem fio, IEEE 802.11 e Wi-Fi não são sinônimos. Redes sem fio podem ser implementadas utilizando outras tecnologias. Já IEEE 802.11 é o padrão técnico, mas para um dispositivo ser considerado Wi-Fi e poder utilizar a sua logomarca, é necessário que o equipamento seja homologado pela Wi-Fi Alliance. Ou seja, todo equipamento Wi-Fi é IEEE 802.11, mas nem todo equipamento IEEE 802.11 é Wi-Fi.

Isto quer dizer que a nova nomenclatura será adotada nos equipamentos Wi-Fi, isto é, no lado do consumidor, onde uma comunicação mais clara é essencial para evitar confusões. No lado das especificações técnicas, no entanto, os nomes antigos continuam sendo utilizados, visto serem padronizadas pela IEEE e não pela Wi-Fi Alliance.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar

  • Curtir 5
  • Obrigado 1


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


A USB-IF podia aprender com a WI-FI Alliance como nomer as gerações de suas tecnologias.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor agora, essa nomenclatura das redes 802.11 confunde até os técnicos, pelo menos os iniciantes como eu. rsrs

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Ou seja, todo equipamento Wi-Fi é IEEE 802.11, mas nem todo equipamento IEEE 802.11 é Wi-Fi."

 

Baseado no acima expôsto, podemos dizer então que wi-fi é como lâmina de barbear que é conhecida como gilete que é o nome do fabricante e muitos outros mais itens semelhantes onde o produto acaba sendo chamado pelo nome do fabricante?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, justo quando eu decorei a sequência, heheehe.

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!