Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler Thermaltake K7 Volcano 11+ Xaser Edition


     43.199 visualizações    Refrigeração    17 comentários
Cooler Thermaltake K7 Volcano 11+ Xaser Edition

Introdução

A Thermaltake foi uma das primeiras empresas a atuar no mercado de coolers de alto desempenho no Brasil. A linha Volcano é conhecida de todos os leitores do Clube do Hardware, por ter uma boa relação custo x benefício, desde o nosso teste do Volcano 6 Cu+.

O modelo testado pertence à linha Xaser da Thermatake. Trata-se de produtos voltados aos usuários que além de desempenho querem um visual diferente em seus gabinetes, por dentro e por fora. Os gabinetes da linha Xaser possuem janelas de acrílico. Os coolers dessa linha acompanham o design externo e possuem cores vibrantes.

Cooler Thermaltake K7 Volcano 11+ Xaser Edition
Figura 1: O K7 Volcano 11+ Xaser Edition vem em uma embalagem de papelão com boa proteção ao cooler.

O dissipador de calor do cooler é de cobre, construído com aletas finas e com bom acabamento. Sua base é bem lisa e sem defeitos. A ventoinha é presa ao dissipador através de um suporte de alumínio visando concentrar o volume de ar sobre o dissipador. O cooler pode operar em modo silencioso ou em modo de alto desempenho, graças aos potenciômetros incluídos, ou ainda operar de acordo com a temperatura do cooler, utilizando um sensor de calor (termistor) incluso. Na parte visual o cooler tem uma ventoinha laranja e uma grelha exclusiva Thermaltake; nada mal para um modelo que já apresenta o maior número de opções para gerenciamento do seu desempenho.

Cooler Thermaltake K7 Volcano 11+ Xaser Edition
Figura 2: K7 Volcano 11+ Xaser Edition, da Thermaltake.

Cooler Thermaltake K7 Volcano 11+ Xaser Edition
Figura 3: Construção em filetes, como na concorrência.

A ventoinha mede 80 mm de diâmetro e possui duplo rolamento. Os potenciômetros regulam a tensão de alimentação entre 6V e 12V variando, assim, a rotação da ventoinha. Para fins de teste medimos o desempenho do cooler com a sua ventoinha na velocidade mínima e na máxima. O ruído é baixo no modo lento e movimenta 20,55 cfm de ar. No modo rápido o ruído incomoda bastante e o volume de ar movimentado é de 75,70 cfm, dados do fabricante. No modo mais rápido não parece que a ventoinha movimenta realmente o volume de ar indicado pelo fabricante. Pena que não temos como medir esses dados. Em contrapartida o ruído realmente condiz com os valores altos indicados. É um dos modelos mais barulhentos já testados por nós. A ventoinha usa um conector de três pinos padrão para conexão a placa mãe, porém aconselha-se usar o adaptador fornecido para conexão da alimentação diretamente na fonte ATX do micro. O plugue de alimentação possui ainda o medidor de rotação para conexão com a placa mãe. Existe a opção de usarmos ainda um sensor de calor (termistor), que deve ser fixado sobre o processador, para controlar a variação da rotação da ventoinha. Não aconselhamos tal montagem, pois ela é muito suscetível a erros de montagem, sem falar que o volume de ar sobre o termistor pode alterar sua temperatura mantendo, porém, a mesma temperatura sobre o processador.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

possuo esse cooler e não gosto muito . Ele é muito bonito tal , mais não é muito eficiente. Tenho um gabinete ventilado e com o cooler em rotação media (3200rpm) a temperatura fica 48ºCidle 53ºCfull e ainda por cima uso pasta termica silver Artic 5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Pedro Gattas@24 out 2004, 22:12

possuo esse cooler e não gosto muito . Ele é muito bonito tal , mais não é muito eficiente. Tenho um gabinete ventilado e com o cooler em rotação media (3200rpm) a temperatura fica 48ºCidle 53ºCfull e ainda por cima uso pasta termica silver Artic 5

sim mais pra ele ter um desempenho bom só com a grade da frente tirada e ele no maximo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei retirar aquela grade que fica em cima do cooler, mas o barulho pareceu aumentar. O desempenho continuou o mesmo...

Para reduzir o barulho, tive que diminuir a rotação para 3000 RPM, que ficou muito bom... a temperatura ficou de 41 a 45ºC quando utilizo para navegação, ouvir música e ver algum filme e de 45 a 51ºC quando estou rodando algum jogo pesado, tipo Need For Speed Underground...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha um Cooler Master e troquei por um TT Volcano 11+.

Me arrempedi devido o barulho.

Na velocidade maxima é impossível ficar na madrugada na internet. O barulho irrita.

Ajustei para trabalhar na mesma rotação que o Cooler master trabalhava (4350 rpm), ai fica a mesma temperatura que ficava o Cooler Master (entre 47 e 48 C). Gastei R$ 130,00 para nada.

Achei que deixando na mesma velocidade o Volcano 11+ deixaria a temperatura menor do que o Cooler Master devido ao material do dissipador. Cobre no Volcano 11+ e Alumínio no Cooler Master.

Essa temperatura é usando o computador para navegar na internet. Vou ver se faz diferença quando eu exigir mais do micro. Vou testar com Quake 3 e CrystalMark09. Depois posto.

Fiz o teste com o micro da assinatura que não é muito diferente do CDH.

No modo ocioso com rotação de 4655 rpm a diferença de temperatura fica em media a 18 graus Celcius :cry: .

Para medição de temperaturas estou considerando:

CPU: sensor da placa mãe Asus A7S333 lida pelo software Asus Probe V12.16.00.

Ambiente: sensor do gabinete (3RSystem modelo R101) instalado entre o cooler de 120 mm frontal do gabinte e o chassis do gabinete. Ou seja, essa é a temperatura ambiente que o gabinete recebe.

Só por curiosidade, instalei o outro sensor na frente do cooler de 120 mm traseiro e a temperatura é de 32 graus Celsius. Ou seja, essa é a temperatura que sai de dentro do gabinete.

O Asus Probe V12.16.00 informa que o sensor de temperatura da placa mãe A7S333 mede um valor de 38 graus Celsius dentro do gabinete.

O gabinete mede tres temperaturas: CPU, entrada de ar e saída de ar do gabinete.

A plca mãe mede duas temperaturas: CPU e gabinete.

A diferença de temperatura da CPU entre as medições feitas pelo gabinete e placa mãe é porque o sensor da placa mãe esta debaixo do core e o sensor do gabinete fica ao lado do core envolto na pasta térmica.

Agora eu não sei porque tanta diferença na medição da temperatura do gabinete. Alguém sabe onde fica o sensor de temperatura do gabinete da placa mãe Asus A7S333 ?

PS.: Acho que paguei carríssimo nesse cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí PESSOAL !!

Bom,

Eu ja tive o volcano 11+ e gostei muito da sua performance, mas depois q comprei o 12+ vi q tem muita diferença de um pro outro. não so quanto a velocidade do 12+ ser superior, mas tambem quanto ao dba dos 2. Vale a pena comprar o volcano 12+, ainda mais pra quem ta com overclock. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que instalei o volcano 11+, so obtive melhoras. Concordo com alguns usuarios, o cooler e barulhento, mas o que isso tem a ver, o importante e a eficiência dele. Em jogos a temperatura não passa dos 43º C mantendo uma rotacao variando entre 3100 a 3200rpm. Se usar a velocidade maxima, a temperatura cai para 39ºC.

Tinha um vcom "made in china" antes. Era ruim, a temperatura chegava a 66ºC em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questao da temperatura é muito relativo. Ex : volcano 11+ c/ 2200+ e abit nf7-s( temperatura baixa ) ; volcano 12+ c/ 2800+ barton e abit nf7-s ( 50º ). Se alguem consegue atingir 43 º( jogando um bf da vida )com um 2800+ barton por favor me avise !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae.....eu tenho um p2 , meu processador é um 400mhz d slot .....é uma ######...mas num tenho condições pra compra otu né....e tips...eu me interessei em diminui a tmperatura do meu pc(pois ele ta rodando a 266 porque ele fica travanu e esqntanu muitu a 400...) então eu gostaria d q alguém me indicasse algum programa pra v as tmperaturas do meu pc....e depois algum cooler compativel com o meu processador p2 400 slot ......q deve se bm difícil acha um atual compativel né....pela base se um pouco diferent......e tips...ql seria a melhor pasta termica indicada por vocês aí?!?!?!?

se alguém tivé paciencia em respond todos essas perguntas pra mim ....muitu obrigado....e c qizé pod manda um email com a resposta.....valeu....

:aranha:

B L

U O

I K

U O

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tinha um athlon xp 2000 que eu tinha que baixar o clock porque ele esquentava mt com o clock mais baixo 12.5 x 100mhz ele ficava 60 graus ate que acabou um dia queimando

dai comprei um sempron ele já veio com o cooler original que no clock 1583mhz 2300+ ele fica 36 graus com uma pasta termina genetica e o cooler ogininal que já veio eu achei que ia ficar uns 50 porque o cooler é bem pequeno mas é mt bom.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...