Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooling After


     32.621 visualizações    Refrigeração    1 comentário
Cooling After

Quando nós desligamos o micro, a ventoinha do cooler do processador é imediatamente desligada. Isso significa que o processador da máquina continua quente por vários minutos após desligarmos o micro. Como atualmente os processadores geram muito calor e os fabricantes prometendo processadores de 3 GHz já para 2003, essa característica inerente ao PC pode diminuir a vida útil do processador.

A IOSS (http://www.ioss.com.tw) desenvolveu um produto extremamente interessante que promete aumentar a vida útil do processador do PC. Chamado Cooling After ou simplesmente RD7, esse dispositivo tem um temporizador que faz com que a ventoinha do processador continue funcionando por alguns minutos após o PC ter sido desligado. Nós testamos o produto e ele realmente funciona a contento.

Cooling After
Figura 1: Cooling After da IOSS.

Sua instalação é extremamente simples, mas exige que a sua placa-mãe tenha um conector chamado WOL (Wake-up On LAN), que é da onde o dispositivo puxa a alimentação para a ventoinha depois do micro ter sido desligado. Se a sua placa-mãe não tiver esse conector, você não pode instalar o Cooling After. Fora isso, o dispositivo é instalado como intermediário na conexão da fonte de alimentação (ou placa-mãe) com a ventoinha. Ele vem com uma série de cabos, de forma a ser compatível com todos os tipos de ventoinhas e conectores existentes no mercado. Como ele tem duas saídas, é possível manter a alimentação não só da ventoinha do processador, mas também de uma ventoinha auxiliar (ventoinha do chipset da placa-mãe ou ventoinha do gabinete, caso existam).

O Cooling After possui dois jumpers onde você pode configurar quanto tempo você quer que as ventoinhas fiquem ativadas depois do desligamento do micro. As configurações possíveis são 1 minuto, 3 minutos, 5 minutos e 10 minutos.

Cooling After
Figura 2: Detalhe dos jumpers de configuração do Cooling After.

Para que ele não fique solto dentro do gabinete, ele possui furos que permite que você o aparafuse no gabinete ou então cole-o dentro do gabinete usando um adesivo de velcro que vem com o kit.

O dispositivo tem ainda uma saída para o LED power do gabinete, aquele LED verde que indica que o micro está ligado, fazendo com que esse LED fique piscando quando o micro for desligado e as ventoinhas ainda estiverem rodando por conta do dispositivo.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Vi no ML este produto a alguns meses passados, mas nao estou mais conseguindo achar, pois nao sei se ele estava com este nome.

Onde adquirir este produto?

Acho que o produto já foi até melhorado, com a possibilidade de você ligar e desligar a hora em que você programar...

Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...