Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Cooler Zalman VF2000 LED


     49.850 visualizações    Refrigeração    9 comentários
Teste do Cooler Zalman VF2000 LED

Conclusões

A Zalman realmente inovou com a proposta de um cooler híbrido, que serve tanto em placas de vídeo quanto para processadores. O problema é que, como cooler de processador, ele se saiu muito mal.

Pelo seu visual maneiro e excelente qualidade de construção, a princípio imaginamos que ele teria um desempenho como cooler de processadores pelo menos superior ao dos coolers de perfil baixo que testamos até agora, mas isso não se concretizou. Ele saiu-se pior que todos, sendo mais eficiente apenas que o cooler original da Intel quando nosso processador estava a plena carga. Seu nível de ruído, porém, é baixo.

Como cooler para placas de vídeo a situação é um pouco diferente. Ele mostrou-se superior ao Zalman VF900-Cu LED e o fato de ter mantido a mesma temperatura tanto em baixa quanto em alta rotação indica que ele pode sair-se melhor ainda em uma placa de vídeo de maior dissipação térmica. Aí surge, porém, o problema da instalação. Ao contrário do VF900-Cu LED, que tem várias furações para instalação dos parafusos de fixação, o VF2000 LED tem apenas uma posição possível para a instalação, o que significa que não vai servir em nenhuma placa que use uma furação diferente. Por isso, não pudemos instalá-lo em nossa GeForce GTS 250. Outro detalhe é que ele ocupa os dois slots ao lado daquele ocupado pela placa de vídeo, o que pode ser um problema caso você use esses slots com outras placas de expansão ou faça arranjos SLI ou CrossFireX.

Considerando que o Zalman VF2000 LED é um produto caro, que como cooler de processadores tem um desempenho muito ruim e como cooler de placa de vídeo tem uma instalação limitada, não temos como recomendar esse produto.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Há tempos venho observando esses testes de coolers com perfil baixo, e já desencanei de achar um que preste. Espero que, em algum momento, alguma empresa consiga encontrar alguma fórmula de produzir algo pequeno, silencioso, e que consiga resfriar bem o sistema. Venderia como água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo que tivesse um desempenho satisfatório como cooler de processador, perdeu pontos demais em não ter suporte a sockets 1156 e 1366.

O fato é que vários fabricantes estão tentando, mas ainda não conseguiram desenvolver modelos de cooler de perfil baixo para processadores com desempenho satisfatório, isto é fato.

Só nos resta esperar que os fabricantes acertem a mão e desenvolvam algo bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cooler é surpreendentemente limitado. Não suporta os sockets 1156 e 1366 e ainda uma boa parte das placas de vídeo. Sem falar do desempenho pífio em processadores. Não sei o que deu na Zalman pra ser capaz de lançar um produto horrível desses. (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esse tipo de cooler é mais voltado para HTPC, para aquele usuário que quer um cooler de perfil baixo. Neste caso eu estou com um MeOrb e posso dizer que estou satisfeito. O ue é mais complicado com relação a este cooler é não poder ser usado em alguns tipos de placa de vídeo. Fora que o preço realmente está muito aquém do que realmente ele vale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, ele é um VGA cooler muito bom, mas acho que para processadores com baixo TDP, que é o mercado dele, ele se sai excelente. Especialmente para quem quer um HTPC estiloso....

Mas que tal vocês testarem o VF3000 Led, o mais recente lançamento de coolers para VGA da Zalman? Compatível com as 57xx e 58xx, acho que agradaria bastante o pessoal do CdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...