Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CES 2009: Telefones Celulares


     34.298 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
CES 2009: Telefones Celulares

Potenciais “Exterminadores” do iPhone

Já existem muitos celulares com tela sensível ao toque semelhantes ao iPhone, de empresas como a Samsung, disponíveis, mas agora a busca pelo exterminador do iPhone está realmente a todo vapor. O G1 da T-Mobile, que é carinhosamente chamado de 'telefone do Google', foi o primeiro, mas a CES está nos mostrando que vem muito mais por aí.
 
Nokia N97
 
Embora tenha sido oficialmente anunciado no Nokia World 2008, em Barcelona, no mês passado, o Nokia N97, apresentado na Figura 1, teve um lugar de destaque na CES 2009. O N97 usa a 5ª edição do sistema operacional Symbian. Quando você desliza a tela para cima, ele se inclina se em um ângulo para melhor visualização da tela. Embora este não seja o primeiro telefone com uma inclinação da tela deslizante, é a primeira vez que a Nokia apresenta este recurso, que é muito bem feito, por sinal. O N97 também tem um excelente teclado. O telefone é lindo e agradável de pegar, além de ser mais rápido do que outros que já vimos.

Nokia N97
Figura 1: O Nokia N97.

Dentre as novas características do N97 destacamos sua resistente tela sensível ao toque, que pode ser usada mesmo de luvas, e a capacidade de exibir vídeos em widescreen em formato 16’ x 9’ real. O telefone ainda ostenta uma câmera de 5 megapixels com lente Carl Zeiss e flash embutido. Este smartphone também garante fácil acesso a sites de relacionamento social e um navegador que suporta streaming de vídeos em Flash.
 
Os sensores GPS receberam o reforço de uma bússola eletrônica que pode ser útil quando viajamos para países como os EUA, que usam os pontos cardeais normalmente como parte de endereços e informações. 

O N97 vai estar disponível na Europa em meados de 2009 e nos EUA um pouco depois dessa data.
 
BlackBerry Storm
 
O Storm é um dos poucos telefones dessa nova leva que realmente foi lançado antes da CES, mas ele é o mais recente BlackBerry e foi o centro das atenções na exposição. O Storm, mostrado na Figura 2, possui uma tela sensível ao toque inovadora, que parece clicar quando a pressionamos. Isto é bastante útil para muitas funções, mas realmente dá uma sensação esquisita quando estamos digitando e pode levar algum tempo até o usuário se acostumar.

BlackBerry Storm
Figura 2: O BlackBerry Storm. 

O sistema operacional BlackBerry o torna outro excelente telefone corporativo, com função push-mail (sistema de correio eletrônico em que novas mensagens são transferidas imediatamente para o aparelho; não há necessidade de se conectar ao servidor, pois um alerta instantâneo avisa ao usuário que chegou nova mensagem) para até dez contas. Como de costume, a BlackBerry fez um excelente trabalho com este novo telefone.
 
Palm Pre
 
Este telefone que acaba de ser anunciado na CES pode muito bem ser a nossa escolha por ter o maior potencial como um exterminador de iPhone. A Palm, em um esforço desesperado, anunciou não somente o hardware, mas também o seu novo sistema operacional Palm Web OS.
 
O Palm Pre, mostrado na Figura 3, tem tela sensível ao toque resistente e com boa resposta. Ele também tem GPS, conectividade sem fio e teclado deslizante completo. Você deve se lembrar que a Palm foi pioneira em tela sensível ao toque com o Treo e a empresa aproveitou esse conhecimento em touchscreen para criar uma tela multitoque com boa resposta, que suporta gestos como aqueles usados no iPhone.


Palm Pre
Figura 3: O Palm Pre.

À primeira vista o telefone parece incrivelmente útil, com características que chamarão a atenção tanto dos usuários corporativos do BlackBerry quanto dos usuário pessoais do iPhone. A Palm anunciou que o Pre estará disponível nos EUA através de uma única operadora de telefonia celular no 1º semestre de 2009. Esse é o único potencial inconveniente que vemos para o Pre. Não há garantias de que apenas uma operadora conseguirá tornar o aparelho amplamente disponível de forma a ser suficiente para impactar o mercado. Mas se a Palm se associar a outras operadoras, o Pre pode muito bem se tornar o centro das atenções.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...