Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher um celular

       
 12.365 Visualizações    Tutoriais  
 4 comentários

Vamos trazer algumas dicas valiosas para você escolher um novo smartphone. Confira!

Como escolher um celular

Introdução

Neste tutorial, vamos trazer algumas dicas para você escolher o melhor modelo de smartphone acordo com as suas necessidades.

A imensa maioria das pessoas, hoje em dia, não imagina o seu cotidiano sem um smartphone sempre à mão, seja para conferir mensagens, acessar redes sociais, assistir filmes e séries ou caprichar nas fotos. E se o seu celular pifou, quebrou a tela, a bateria está viciada e não está durando nada, ou foi furtado, você vai querer comprar um novo. Ou então, ele até está funcionando bem, mas está defasado, ou simplesmente você quer investir em um modelo melhor para poder rodar jogos, tirar fotos melhores, ou assistir suas séries em uma tela maior. De qualquer forma, muita gente troca de celular pelo menos uma vez a cada dois anos.

Para decidir qual smartphone comprar, a primeira coisa é definir o quanto você quer ou pode gastar. A partir daí, pesquise em lojas online, em lojas físicas e na sua operadora quais opções estão disponíveis neste valor. Porém, não existe uma resposta simples para a pergunta "qual o melhor celular do mercado neste valor?", já que cada modelo tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Até mesmo os modelos topo de linha disponíveis no mercado podem apresentar um determinado ponto no qual não são tão bons quanto outros modelos.

Por isso, depois de definir o quanto gastar, você deve definir as suas prioridades. Para quê você usa o celular, principalmente? Se você usa mais para assistir filmes e séries, uma boa tela tem mais importância. Se gosta de jogar, um processador mais potente deve ser prioridade. Passa o dia fora de casa e depende do celular? Uma boa duração de bateria é essencial. Gosta de registrar tudo em fotos, seja para guardar ou para postar no Instagram? Uma boa câmera é o mais importante.

Caso você esteja procurando um aparelho topo de linha, ou mesmo um intermediário, uma boa dica é evitar comprar um produto recém lançado. Praticamente todo celular chega ao mercado com um preço mais alto, e fica mais barato algumas semanas depois. Além disso, no momento que um celular novo é lançado, normalmente o seu antecessor baixa bastante de preço e, como muitas vezes a diferença de recursos entre o modelo anterior e o modelo novo é pequena, o modelo "velho" pode valer bem mais a pena. Assim, se tiver vontade de comprar um lançamento, pesquise para descobrir qual o modelo anterior, quanto ele está custando e quais as diferenças entre o modelo novo e seu antecessor.

Nas próximas páginas, explicaremos um pouco sobre as principais características que você deve levar em conta ao escolher um smartphone. O objetivo deste texto é ajudar a você, que não é um especialista em tecnologia, a escolher melhor, mas não vamos sugerir quais modelos comprar, já que a quantidade de produtos disponível é imensa, os preços oscilam bastante (principalmente nesta época de ofertas) e a todo momento chegam novos modelos no mercado. Também não vamos sugerir uma marca específica, pois quase todas têm alguns bons produtos, e outros que não valem a pena.

Compartilhar

  • Curtir 6
  • Obrigado 1


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Citação

Na prática, smartphones de baixo custo vão trazer telas LCD e aparelhos caros utilizam telas AMOLED. Já nos intermediários, você encontra os dois tipos de tela. Se você faz questão de boa qualidade de imagem, prefira aparelhos com tela AMOLED.

 

Isso é meio relativo. Há aparelhos com boas telas IPS (como alguns Xiaomi) mesmo em modelos mais avançados.

Tenho um Mi Mix 2 (celular de 2017 que era o topo de gama à época) com tela IPS que não é inferior à Super AMOLED do Galaxy S8 (seu principal concorrente) e, além disso, a bateria dura mais (minha irmã possui um S8 e usa o aparelho até menos do que eu durante o dia e precisa dar uma carga quando chega em casa do trabalho, o que não acontece com meu telefone).

De resto, excelente matéria.

Na linha atual da Xiaomi o modelo mais interessante em termos de custo/benefício (bons processadores [Snapdragon 730G e Adreno 618], boa quantidade de memória [6 GB RAM e 128 GB de armazenamento], ótima bateria [5260 mAh] e câmera extraordinária [5 sensores, sendo o principal de 108 MP]) é o Mi Note 10, que dá para encontrar (importando da China) por menos de R$ 2.500,00.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente matéria. Uma pena que até hoje em dia, devido a fatores de desconhecimento e valores, a maioria dos brasileiros compra celulares levando em consideração duas coisas: marca e preço. É por isso que Samsung e Motorola vendem bastante em nosso mercado, principalmente os intermediários.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...