Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher um celular

       
 14.184 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Vamos trazer algumas dicas valiosas para você escolher um novo smartphone. Confira!

Como escolher um celular

Tela e design

A característica mais visível de um smartphone é, literalmente, a sua tela. Há três características da tela que você deve prestar atenção: tamanho, resolução e tecnologia.

Quanto ao tamanho, a opção é questão de preferência. Atualmente, o tamanho de tela varia aproximadamente entre 5,5 polegadas e 6,5 polegadas. Normalmente os aparelhos de tela menor são mais compactos, mas muitos modelos atuais praticamente não têm bordas, o que significa que podem ser bem compactos mesmo com uma tela grande. Em relação ao tamanho da tela e design, o ideal é você ir a uma loja física e segurar o modelo que você pretende comprar, mesmo que vá efetuar a compra online posteriormente. Isto evita que você compre um aparelho e só depois descubra que ele é grande ou pesado demais. Lembre que o tamanho ideal do celular depende também do tamanho de sua mão.

Quanto à resolução (quantidade de pontos na tela), há três padrões comuns: 720p (HD), 1080p (Full HD) e 1440p (Quad HD). A resolução específica pode variar um pouco, já que, por exemplo, o padrão Full HD pode ser encontrado em 1920 x 1080, 2340 x 1080 (chamado Full HD+) ou 2400 x 1080. A diferença está no formato (tela mais ou menos alongada) e não há muita diferença na prática.

Se você tem um orçamento muito limitado e pretende comprar um modelo barato, provavelmente vai ter de ficar com um celular com tela HD, mas se pretende assistir filmes e séries, pesquise se não há algum modelo acessível com tela Full HD. Em um celular de preço intermediário, Full HD é o padrão, mas há modelos relativamente caros com telas HD: fuja deles. Normalmente, smartphones topo de linha usam telas Quad HD.

Já em relação à tecnologia da tela, podemos dizer que há dois tipos: LCD e AMOLED. Telas LCD (podem ser chamadas de TFT, IPS, LED, etc) são mais baratas e possuem menos contraste, já que necessitam de retroiluminação. Assim, quando estão ligadas, são totalmente iluminadas por trás, de forma que, mesmo que a maior parte da tela esteja preta, há um vazamento de luz e você vai perceber esta área como cinza escuro.

Nas telas AMOLED (ou suas variações, como Super AMOLED), por outro lado, cada ponto emite luz individualmente. Assim, as áreas pretas da tela são realmente pretas, já que estão efetivamente desligadas. Isso faz com que o contraste seja maior, as cores mais vivas e a tela consuma muito pouca energia quando há apenas poucas áreas claras.

Na prática, smartphones de baixo custo vão trazer telas LCD e aparelhos caros utilizam telas AMOLED. Já nos intermediários, você encontra os dois tipos de tela. Se você faz questão de boa qualidade de imagem, prefira aparelhos com tela AMOLED.

Compartilhar

  • Curtir 6
  • Obrigado 1


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Citação

Na prática, smartphones de baixo custo vão trazer telas LCD e aparelhos caros utilizam telas AMOLED. Já nos intermediários, você encontra os dois tipos de tela. Se você faz questão de boa qualidade de imagem, prefira aparelhos com tela AMOLED.

 

Isso é meio relativo. Há aparelhos com boas telas IPS (como alguns Xiaomi) mesmo em modelos mais avançados.

Tenho um Mi Mix 2 (celular de 2017 que era o topo de gama à época) com tela IPS que não é inferior à Super AMOLED do Galaxy S8 (seu principal concorrente) e, além disso, a bateria dura mais (minha irmã possui um S8 e usa o aparelho até menos do que eu durante o dia e precisa dar uma carga quando chega em casa do trabalho, o que não acontece com meu telefone).

De resto, excelente matéria.

Na linha atual da Xiaomi o modelo mais interessante em termos de custo/benefício (bons processadores [Snapdragon 730G e Adreno 618], boa quantidade de memória [6 GB RAM e 128 GB de armazenamento], ótima bateria [5260 mAh] e câmera extraordinária [5 sensores, sendo o principal de 108 MP]) é o Mi Note 10, que dá para encontrar (importando da China) por menos de R$ 2.500,00.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente matéria. Uma pena que até hoje em dia, devido a fatores de desconhecimento e valores, a maioria dos brasileiros compra celulares levando em consideração duas coisas: marca e preço. É por isso que Samsung e Motorola vendem bastante em nosso mercado, principalmente os intermediários.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia vemos os jovens a lutar para que se faça alguma coisa pelo ambiente, por este andar o nosso planeta como o conhecemos pode mudar drasticamente principalmente em certas partes do planeta. Não sou uma pessoa hipócrita nem quero estar a insinuar seja o que for. O certo é que muitos desses jovens se não na maioria já tiveram mais telemóveis e outros Gadgets que o necessário e realmente útil. Para o fabrico desses aparelhos e outros é preciso matéria prima, muita desvastação muitos buracos e muito dióxido de carbono, para os meninos poderem ter os seus brinquedos. Pensem bem que ao estar a beneficiar essas grandes empresas estão a ajudar a matar cada vez mais o planeta. Esta é só uma pequena faceta que me revolta neste mundo. Para os mais inteligentes sabemos que nada vai adiantar o nosso tempo vai chegar e só teremos de nos adaptar aos novos climas entre outras coisas mais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...