Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher um celular

       
 14.184 Visualizações    Tutoriais  
 5 comentários

Vamos trazer algumas dicas valiosas para você escolher um novo smartphone. Confira!

Como escolher um celular

Câmera

A câmera em telefones celulares surgiu como uma mera curiosidade, mas hoje, em tempos de redes sociais, é um dos principais recursos de um smartphone para muitas pessoas.

Se você é um destes, que faz questão de postar as melhores fotos possíveis nas redes sociais, ou apenas quer registrar todos os momentos de suas viagens, você vai querer um aparelho com uma ótima câmera.

O problema é que dificilmente podemos saber sobre a qualidade da câmera apenas olhando suas especificações. A principal característica divulgada das câmeras de celulares é a resolução, ou seja, o número de pontos no sensor de imagem, dada em megapixel. Uma câmera com sensor de 12 Mpixel, assim, vai captar uma imagem com 12 milhões de pontos.

Pode parecer que, quanto mais Mpixels, melhores serão as fotos, mas isso nem sempre é verdade, pois há vários outros fatores que interferem, como abertura das lentes, qualidade das lentes, qualidade do sensor e software de pós-processamento. Com isso, uma câmera de 12 Mpixel pode, em alguns casos, gerar imagens muito melhores do que outra de 25 Mpixel. Alguns smartphones até usam uma câmera cujo sensor tem uma resolução mais alta (por exemplo, 48 Mpixel) e utilizam toda esta informação para realizar um processamento e gerar uma imagem de resolução mais baixa, porém melhor qualidade.

Uma característica bem importante é a abertura da câmera, que determina a quantidade de luz capaz de chegar ao sensor. A abertura é dada como f (a distância focal da câmera) dividida por um número, e tipicamente tem valores entre f/2,4 (abertura pequena, pior) e f/1,5 (abertura grande, melhor), e afeta diretamente a qualidade das fotos em situações de baixa luminosidade. Fotos em locais bem iluminados (sob o sol) em geral não são afetadas por uma abertura pequena.

Como são inúmeros fatores para determinar a qualidade da foto, a única forma de você realmente saber se um determinado modelo de smartphone tem uma boa câmera, ou qual entre dois modelos tira as melhores fotos, é pesquisando e lendo análises dos modelos que você tem interesse.

Além disso, há outros fatores envolvendo as câmeras de smartphones, como a presença de várias câmeras, onde além da câmera principal pode existir uma câmera grande angular, câmera tele, sensor de profundidade (que permite melhores efeitos de desfoque do fundo). Além disso, atente para a qualidade da câmera frontal (conhecida como câmera de selfie), que normalmente é uma câmera com qualidade inferior à principal. Alguns modelos utilizam um sistema onde a câmera principal gira em 180 graus para também tirar fotos frontais.

Também é interessante verificar as capacidades de filmagem do smartphone, principalmente a resolução (Full HD ou 4K), taxa de quadros (modelos mais simples em geral só filmam a 30 quadros por segundo) e a presença ou ausência de um sistema de estabilização óptica, que permite que seus filmes fiquem menos tremidos, sendo um excelente recurso normalmente só visto em aparelhos mais caros.

Compartilhar

  • Curtir 6
  • Obrigado 1


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Citação

Na prática, smartphones de baixo custo vão trazer telas LCD e aparelhos caros utilizam telas AMOLED. Já nos intermediários, você encontra os dois tipos de tela. Se você faz questão de boa qualidade de imagem, prefira aparelhos com tela AMOLED.

 

Isso é meio relativo. Há aparelhos com boas telas IPS (como alguns Xiaomi) mesmo em modelos mais avançados.

Tenho um Mi Mix 2 (celular de 2017 que era o topo de gama à época) com tela IPS que não é inferior à Super AMOLED do Galaxy S8 (seu principal concorrente) e, além disso, a bateria dura mais (minha irmã possui um S8 e usa o aparelho até menos do que eu durante o dia e precisa dar uma carga quando chega em casa do trabalho, o que não acontece com meu telefone).

De resto, excelente matéria.

Na linha atual da Xiaomi o modelo mais interessante em termos de custo/benefício (bons processadores [Snapdragon 730G e Adreno 618], boa quantidade de memória [6 GB RAM e 128 GB de armazenamento], ótima bateria [5260 mAh] e câmera extraordinária [5 sensores, sendo o principal de 108 MP]) é o Mi Note 10, que dá para encontrar (importando da China) por menos de R$ 2.500,00.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente matéria. Uma pena que até hoje em dia, devido a fatores de desconhecimento e valores, a maioria dos brasileiros compra celulares levando em consideração duas coisas: marca e preço. É por isso que Samsung e Motorola vendem bastante em nosso mercado, principalmente os intermediários.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia vemos os jovens a lutar para que se faça alguma coisa pelo ambiente, por este andar o nosso planeta como o conhecemos pode mudar drasticamente principalmente em certas partes do planeta. Não sou uma pessoa hipócrita nem quero estar a insinuar seja o que for. O certo é que muitos desses jovens se não na maioria já tiveram mais telemóveis e outros Gadgets que o necessário e realmente útil. Para o fabrico desses aparelhos e outros é preciso matéria prima, muita desvastação muitos buracos e muito dióxido de carbono, para os meninos poderem ter os seus brinquedos. Pensem bem que ao estar a beneficiar essas grandes empresas estão a ajudar a matar cada vez mais o planeta. Esta é só uma pequena faceta que me revolta neste mundo. Para os mais inteligentes sabemos que nada vai adiantar o nosso tempo vai chegar e só teremos de nos adaptar aos novos climas entre outras coisas mais.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...