Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do smartphone Samsung Galaxy S5


     46.092 visualizações    Smartphones    5 comentários
Teste do smartphone Samsung Galaxy S5
Produto Recomendado

Uso e desempenho (cont.)

Para mostrar a qualidade da câmera do aparelho, resolvemos fazer algo diferente neste teste, que é disponibilizar as fotos (com 16 megapixels, 5312x2988, 16:9) e vídeos (em 1080p e em 4K) que fizemos com ele sem qualquer tipo de edição. Assim você pode ver, na prática, o que esperar do aparelho.

A qualidade da câmera do Galaxy S5 nos surpreendeu, graças à lente usada, com sensor ISOCELL. O aparelho pode facilmente substituir câmeras do tipo “point-and-shoot”. A câmera tem vários modos de operação: auto, beauty face, shot & more, panorama, virtual tour e dual camera. Ela permite, ainda, que você baixe novos modos de operação. As fotos abaixo foram todas tiradas no modo “auto”. O zoom, porém, não é dos melhores, fazendo com que a imagem perca bastante qualidade, como você pode conferir comparando as fotos um e dois. Esse problema é também muito visível em filmagens. Além da resolução de 16 megapixels, é possível configurar a câmera para usar 12 MP (3984x2988, 4:3), 9 MP (2976x2976, 1:1), 8 MP (3264x2448, 4:3) e 6 MP (3264x1836, 16:9).

A qualidade de vídeo tanto em 1080p (1920x1080) quanto em Ultra HD “4K” (3840x2160) foram muito boas, desde que você não use o zoom. Usando o zoom, a imagem perde qualidade. É importante notar que a câmera do Galaxy S5 só filma a 30 quadros por segundo, em qualquer uma das resoluções possíveis (a câmera ainda suporta as resoluções VGA (640x480) e HD (720p, ou seja, 1280x720). Portanto, se você é vidrado em qualidade e quiser 60 quadros por segundo, continuará precisando usar uma filmadora tradicional.

Outra coisa importante ao tirar fotos ou filmar com smartphones é lembrar de usar o aparelho “deitado” e não “em pé”, para que as fotos e vídeo sejam mostrados melhor em computadores e televisores.

O desempenho medido pelo 3DMark foi impressionante. Como explicado no vídeo, o 3DMark tem três testes para Android: o Ice Storm Unlimited (para aparelhos topo de linha), o Ice Storm Extreme (para aparelhos intermediários) e o Ice Storm (para aparelhos “de entrada”), sendo que o programa informa que devemos rodar a versão “Unlimited”, visto que os dois outros testes são muito “fracos” para o hardware disponível. O Galaxy S5 da Samsung obteve um resultado de 18.223 pontos nesse teste. De acordo com o programa, no entanto, o Xperia Z2 da Sony alcança 18.680 pontos. Porém, a vantagem do aparelho da Sony seria de apenas 2,5%, dentro da margem de erro que usamos no Clube do Hardware, que é de 3%. Portanto, podemos considerar os dois aparelhos como tendo desempenhos similares.

A duração da bateria é um dos pontos mais fortes do Galaxy S5. Sendo um aparelho topo de linha, pensamos que a bateria não duraria muito, mas esta suspeita, felizmente, não se confirmou. Medimos a duração da bateria em três sessões diferentes, da seguinte forma:

Na primeira sessão, abusamos do uso do aparelho, compartilhamos a sua internet 4G maciçamente (200 MB de tráfego) e o smartphone demorou 20h40min para dar aviso de bateria fraca, o que ocorre quando o nível de carga cai para 15%. Com 24 horas de uso nestas condições, a bateria estava ainda com 10% de carga.

Na segunda sessão, repetimos a dose e usamos maciçamente o aparelho, compartilhando sua internet novamente, tarefa que gasta mais bateria que o usual. Nessa sessão, o aparelho demorou 25h35min para dar aviso de bateria fraca (15% de carga).

Já na terceira sessão, nós não compartilhamos mais a internet, mas usamos o telefone normalmente, mexendo em apps, escutando música, fazendo ligações tanto normais quanto por Skype (ficamos no Skype conversando por cerca de uma hora) e demorou 57h05min para sua bateria chegar a 10% de carga.

De acordo com a Samsung, a autonomia típica da bateria é de 21 horas de conversação (em rede WCDMA, isto é, 3G) e de 390 horas em espera (em redes LTE, isto é, 4G).

Um ponto forte do aparelho que gostaríamos de abordar, pois é algo que muitas vezes acaba esquecido, é a qualidade de seus fones de ouvido, que achamos muito acima da média. Além de ficarem bastante firmes dentro do ouvido, eles bloqueiam quase todo nível de ruído externo.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostei do teste. Belo Smartphone. É bom abrir um teste de um produto e ver que ele realmente é inovador. Aliás, há algum tempo que a Samsung vem sendo a principal concorrente da Apple nesse segmento. Desde a estratégia de Marketing, passando pela linha de produtos diversificada e "para todos os gostos", e chegando ao consumidor final com uma experiência do usuário satisfatória.

 

A parte boa é que, com a chegada do S5, o S4 tende a ter preços melhores, aí, podemos mirar nele (o S4) sem tem medo de ser feliz...

 

Parabéns a Samsung!

 

Parabéns ao CDH!

 

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o teste do Samsung Galaxy S5. Faz tempo que quero experimentar o universo Android e até então este foi o primeiro Galaxy que cogitei comprar no lugar de um iPhone novo. Meu iPhone 4 já esta bem lerdinho com o iOS 7.1.

 

Só senti falta do teste do recurso de reconhecimento de digital, que foi mostrado no vídeo promocional do S5. O recurso parece legal, tanto pela praticidade para fazer compras, quanto pela segurança, para bloqueio e desbloqueio da tela, além de funcionar de forma um pouco diferente do iPhone 5S, pois o reconhecimento é diretamente na tela. Será que é melhor, pior ou da na mesma? Esse recurso não esta disponível ainda, ou apenas não foi testado? 

 

Quanto as demais características do aparelho, são mais que suficientes, ainda mais que não pretendo trocar tão logo por um Galaxy S6 ou um iPhone 6 ou 7. Acredito que um smartphone nesse valor tem que se manter com um desempenho aceitável por pelo menos uns 2 ou 3 anos. Afinal, trocar de smartphone todo ano é muita ostentação, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@nfilho realmente eu só me toquei disso 15 minutos atrás, fuçando o telefone. Realmente foi puro esquecimento. Ele tem reconhecimento de impressão digital, o que é sensacional para travá-lo e só permitir que o dono tenha acesso. Além disso, com esse recurso ativado, você pode só passar o dedo em vez de entrar senhas em sites e no PayPal. A leitura é feita no botão "home". Veja a tela que capturei abaixo mostrando.

post-281750-0-00457100-1400221622_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...