Ir ao conteúdo

Teste do smartphone ZenFone 4

       
 13.320 Visualizações    Testes  
 3 comentários

O ZenFone 4 é um smartphone da ASUS com tela Full HD de 5,5 polegadas, 6 GiB de RAM, 64 GiB de armazenamento e três câmeras, sendo duas traseiras e uma frontal. Confira!

Teste do smartphone ZenFone 4
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Usando o smartphone

O ZenFone 4 tem design elegante e uma tela de excelente qualidade. Apesar de ser um aparelho posicionado no segmento intermediário superior, seu design remete a um aparelho topo de linha, principalmente pelos materiais usados (frente e traseira de vidro, com bordas em metal) e por ser bem fino (7,5 mm).

A tela IPS tem 5,5 polegadas e resolução Full HD, com densidade de 401 pontos por polegada, proporcionando uma excelente experiência de uso; inclusive costuma-se considerar que o olho humano é capaz de perceber detalhes até, no máximo, 300 pontos por polegada.

O aparelho suporta dois chips nano-SIM, e redes 4G LTE. Porém, há a limitação de apenas poder utilizar o segundo chip caso você não esteja utilizando um cartão de memória MicroSD. Além disso, caso esteja utilizando dois chips, só poderá usar a rede 4G LTE (ou 3G) em um chip de cada vez.

Como já mencionamos, o design do ZenFone 4 é um dos seus pontos fortes: ele mede 155,4 x 75,2 mm, com espessura de 7,5 mm e peso de 165 g. Comparado com o Zenfone 3 (que já se destacava pelo seu design), ele é 2,8 mm mais comprido, 2,2 mm mais estreito, tem a mesma espessura, e pesa 10 g a mais.

O áudio é outro ponto de destaque, com qualidade de som excelente.

O aparelho vem com o sistema operacional Android 7.1 com a interface de usuário personalizada ZenUI 4.0. O ZenFone 4 vem com pouquíssimos aplicativos pré-instalados, o que é excelente pois você só instala o que realmente vai utilizar.

A Figura 10 mostra a tela inicial quando você liga o smartphone pela primeira vez.

zenfone4-10.jpg

Figura 10: tela principal

Tocando no ícone com seis pontos, você entra na lista de aplicativos, mostrada na Figuras 12. Há apenas uma página de aplicativos, com outros aplicativos em três pastas (você pode, obviamente, reorganizar da maneira que quiser).

zenfone4-11.jpg

Figura 11: lista de aplicativos

Nas Figuras 12 e 13 vemos o conteúdo de duas pastas de aplicativos (Google e ASUS). Na pasta "Apps4U" só vêm os aplicativos do Facebook, Messenger e Instagram.

zenfone4-12.jpg

Figura 12: lista de aplicativos

zenfone4-13.jpg

Figura 13: lista de aplicativos

Você pode instalar novos aplicativos utilizando a loja Google Play, que tem milhares de aplicativos e jogos disponíveis.

O smartphone usa uma bateria de lítio de 3.300 mAh, com excelente duração.

A duração informada de bateria é de 23 dias em espera, 30 horas de conversação, ou 18 horas de navegação na Internet utilizando Wi-Fi. Nós rodamos o teste de duração de bateria do PCMark para Android, que mediu 11 horas e 51 minutos de utilização pesada, o que é uma excelente marca.

Outra característica interessante é a carga rápida de bateria. Segundo o fabricante, é possível falar ao telefone por duas horas apenas com cinco minutos de carga, ou carregar 50% da capacidade de bateria em 36 minutos.

Uma novidade no ZenFone 4 é a presença de duas câmeras traseiras, além da câmera frontal.

A câmera traseira principal tem 12 Mpixels e abertura f/1.8, utilizando sensor Sony IMX362 com lentes de seis elementos. A qualidade desta câmera é excelente tanto em alta quanto em baixa luminosidade, e ela oferece foco rápido, estabilização óptica e estabilização eletrônica. Outros recursos incluem o modo "Pro", com ajustes totalmente manuais, fotos de longa exposição de até 32 segundos e time lapse.

Ela também é capaz de gravar vídeos em resolução 4K UHD a 30 quadros por segundo ou Full HD até 120 quadros por segundo.

A segunda câmera traseira tem como característica principal o ângulo de visão de 120 graus. Trata-se de uma câmera de 8 Mpixels e abertura f/2.2. Sua qualidade de fotos, porém, é bem inferior à da câmera principal.

A câmera frontal é de 8 Mpixels, com abertura f/2.0 e campo de visão de 84 graus. Ela é capaz de filmar em Full HD.

Você pode verificar a qualidade das fotos tiradas com o dispositivo, sem edição, clicando nos links abaixo.

Fotos com a câmera principal: Foto 1, Foto 2, Foto 3.

Com a câmera secundária: Foto 1, Foto 2, Foto 3.

Compartilhar

  • Curtir 2


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Ótimo artigo como sempre!

Gostaria de saber se o teste onde o Zenphone4  teve o desempenho de  "11 horas e 51 minutos de utilização pesada"  foi com o uso em jogos/vídeos, pois tenho um Zenphone5 que atualmente segura apenas 2h de uso intenso Wi-fi/jogos/vídeos.

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, stefferson disse:

Ótimo artigo como sempre!

Gostaria de saber se o teste onde o Zenphone4  teve o desempenho de  "11 horas e 51 minutos de utilização pesada"  foi com o uso em jogos/vídeos, pois tenho um Zenphone5 que atualmente segura apenas 2h de uso intenso Wi-fi/jogos/vídeos.

 

Foi no teste do PCMark para Android, que simula vídeos, jogos, e uso geral.

Este seu aparelho, modelo já antigo, já deve estar com a bateria ruim.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Rafael Coelho disse:

Este seu aparelho, modelo já antigo, já deve estar com a bateria ruim.

Com certeza!!! Ele é um viciado em energia elétrica.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×