Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Configurando monitor de vídeo no Windows 95

       
 25.897 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Veja como configurar o monitor de vídeo no Windows 95.

Configurando monitor de vídeo no Windows 95
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Muito provavelmente você já deve saber que o micro não deve ficar mostrando a mesma imagem no monitor de vídeo, pois isto marca a tela. É por isto que devemos utilizar os recursos de proteção de tela (ou descanso de tela, como queira).

Tanto no Windows 3.x quanto no Windows 95 você pode configurar a proteção de tela que quiser, como aqueles logotipos voadores do Windows que muita gente usa, ou mesmo instalar um produto comercial, como a proteção de tela da Pequena Sereia ou do Pato Donald. Tem gente por aí que tem até descanso de tela com mulher pelada...

No caso do Windows 95 você pode habilitar um recurso muito interessante: fazer com que o monitor de vídeo seja desligado após um determinado tempo de ociosidade. Isto mesmo: desligado. Com isto você pode economizar energia elétrica. É claro que, após o monitor de vídeo ter sido desligado, basta apertar alguma tecla ou então mexer com o mouse para que ele "acorde" novamente. O processo é igual a quando há uma proteção de tela sendo executada.

Para que isto seja possível, o seu monitor de vídeo deverá ser Plug and Play. Todos os monitores de vídeo hoje em dia o são, tanto que eles vêm com um selinho escrito "Designed for Windows 95" ou "Energy Star". Se você não tiver certeza, experimente. Você não irá estragar nada tentando, ok?

Porém, para que tudo dê certo, você deverá configurar corretamente a placa de vídeo (conforme vimos na semana passada) e o monitor de vídeo no Windows 95. Para fazer isto, basta ir no ícone "Vídeo" do Painel de Controle ou então clicar com o botão direito sobre a área de trabalho, escolhendo a opção "Propriedades". Na guia "Configurações", clique na caixa "Alterar Tipo de Monitor".

Configurando monitor de vídeo no Windows 95

Figura 1: Configurando o monitor no Windows 95.

Repare na figura que, enquanto o driver de vídeo está corretamente configurado ("Tipo de Adaptador"), o monitor não, pois aparece como "Monitor Desconhecido". Neste caso, devemos clicar na caixa "Alterar", configurando em seguida a marca e o modelo de monitor que há instalado no micro. Se na lista do Windows 95 não tiver o seu modelo de monitor, escolha a opção "Monitor Plug and Play (VESA DDC)" em "tipos padrão de monitores". Não se esqueça de que a caixa "Monitor concordante com Energy Star" deverá ficar habilitada, pois ela indica ao Windows 95 que o monitor é Plug and Play.

A seguir, na guia "Proteção de tela" você poderá configurar o desligamento do monitor (ahá! Esta tela você já conhecia: é aqui que configuramos a proteção de tela). No campo inferior da janela, em "Recursos de economia de energia do monitor", você deverá habilitar a caixa "Desligar Monitor" e configurar o tempo de espera. Da maneira que o micro da figura está configurado, ele irá apresentar a proteção de tela após 2 minutos de ociosidade e desligará o monitor após 10 minutos de ociosidade (ou seja, 8 minutos depois que a proteção de tela for ativada).

Configurando monitor de vídeo no Windows 95

Figura 2: Configurando o desligamento automático do monitor de vídeo.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×