Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Configurando o vídeo no Windows 3.x

       
 31.097 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Como configurar o vídeo no Windows 3.x.

Configurando o vídeo no Windows 3.x
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Um dos grandes problemas encontrados na maioria dos micros é a sua configuração incorreta. Muitos usuários compram micros através de "montadores independentes" ou lojas que executam o serviço de montar micros "personalizados". Infelizmente, a maioria dos "profissionais" deixa detalhes de configuração para que o próprio usuário execute. Se o usuário for iniciante, o micro pode ficar durante séculos configurado errado, sendo subutilizado.

Uma das configurações mais importantes do micro é a configuração de seu vídeo, em especial em relação ao número de cores simultâneas utilizadas. Atualmente devemos trabalhar com, no mínimo, 256 cores simultâneas. Quanto mais cores, melhor. Quando uma imagem com muitas cores é apresentada em um vídeo configurado a utilizar um baixo número de cores simultâneas, as imagens aparecem borradas, desfocadas e com cores trocadas.

Para configurar o vídeo você necessitará do disquete que acompanha a interface de vídeo. Toda interface de vídeo é vendida com este disquete e nele estão os drivers de vídeo necessários. Cada modelo de interface de vídeo necessita de drivers específicos. A maneira com que o vídeo é configurado depende do sistema operacional utilizado. Hoje iremos ver como configurar o vídeo no Windows 3.x.

O primeiro passo é descobrir se o vídeo está ou não configurado corretamente. Para isto, entre no ícone "Config do Windows" presente no grupo "Principal". Verifique a linha "Vídeo". Se nesta linha estiver a opção "VGA" ou "640x480x16c", será necessário configurar o vídeo. Caso contrário, significa que o vídeo já está corretamente configurado.

Configurando o vídeo no Windows 3.x

Figura 1: Vídeo configurado para apenas 16 cores simultâneas. Neste caso a correta configuração do vídeo é imprescindível.

Você deverá instalar os drivers de vídeo que estão no disquete da interface de vídeo. Há várias maneiras de se fazer isto. A mais usual é executando o programa instalador que existe no disquete, da maneira tradicional: utilizando o comando "Executar" do menu "Arquivo" do Gerenciador de Programas. Após ter executado o programa instalador, um grupo de programas de configuração da interface de vídeo será criado. Entre em tal grupo e execute o programa de configuração.

Configurando o vídeo no Windows 3.x

Figura 2: Programa de configuração do vídeo que acompanha a interface de vídeo Trident 9440.

Você deverá configurar o vídeo a trabalhar, no mínimo, com 256 cores. Quanto mais cores, melhor.

Caso não exista nenhum programa instalador no disquete da sua interface de vídeo, você deverá instalar os drivers de vídeo manualmente, através do Config do Windows. Escolha a opção "Alterar Configurações do Sistema" presente no menu "Opções". Em "Vídeo", escolha a opção "Outro vídeo (requer discos de OEM)".

Configurando o vídeo no Windows 3.x

Figura 3: Instalando manualmente o driver de vídeo.

Quando solicitado, insira na unidade o disquete da interface de vídeo. Escolha o driver que julgar mais apropriado da lista que aparecerá.

Importante: Na maioria das vezes, os drivers de vídeo estão em um diretório no disquete, como "A:WINDOWS", "A:WIN" ou "A:WIN3X". Experimente, portanto, alterar o diretório caso o Windows reporte que não encontrou nenhum driver no disquete.

Configurando o vídeo no Windows 3.x

Figura 4: Escolhendo manualmente o driver de vídeo do Windows.

Você deverá escolher, no mínimo, o driver "640x480x256c". Quanto mais cores, melhor.

Atenção: Você acabou de ver a importância do disquete que acompanha a interface de vídeo. Por esse motivo, exija sempre o disquete da interface de vídeo do vendedor do seu micro.

Macete: Caso você não possua o disquete da interface de vídeo, configure o vídeo com o driver "Super VGA 640 x 480, 256 cores" que acompanha o próprio Windows. Somente o Windows 3.11 possui este driver.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!