Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Configurando o vídeo no Windows 95

       
 24.885 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Veja como configurar o vídeo no Windows 95.

Configurando o vídeo no Windows 95
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Vimos na semana passada que, para um perfeito desempenho, o vídeo do micro deverá estar corretamente configurado. Dando prosseguimento ao assunto, hoje iremos ver como configurar o vídeo de micros com Windows 95.

O primeiro passo a ser dado é verificar qual driver de vídeo está atualmente instalado em seu micro. Para isto, utilize o ícone "Sistema" do Painel de Controle. O Painel de Controle pode ser chamado de duas formas: através da Barra "Iniciar" em "Configurações" ou através do ícone "Meu Computador". No ícone "Sistema" há uma guia chamada "Gerenciador de Dispositivos". Devemos verificar, através desta guia, o driver atualmente instalado, no item "Adaptadores de Vídeo". Deverá constar a marca e modelo da sua interface de vídeo.

Configurando o vídeo no Windows 95

Figura 1: Driver de vídeo corretamente instalado: Repare que há especificado o nome e modelo da interface de vídeo.

Caso o driver de vídeo instalado seja um genérico que não especifique exatamente o modelo de sua interface de vídeo - como "VGA", "Super VGA" ou "Trident Super VGA" - você deverá instalar o driver correto da interface de vídeo.

Configurando o vídeo no Windows 95

Figura 2: Driver de vídeo genérico: Repare que não há especificado o modelo da interface de vídeo ("número"). Neste caso, deveremos instalar o driver que está no disquete que acompanha a interface.

Para isto, você deverá utilizar o Assistente para Adicionar Novo Hardware, ícone presente no Painel de Controle. Você deverá responder com "Não" à pergunta "Deseja que o Windows procure seu novo hardware?". Será apresentada uma lista de periféricos, na qual você deverá escolher a opção "Adaptadores de Vídeo". Em seguida, clique na caixa "Com Disco". Você deverá inserir o disquete que acompanha a interface de vídeo na unidade. Quando solicitado, insira na unidade o disquete da interface de vídeo. Escolha o driver que julgar mais apropriado da lista que aparecerá.

Importante: Na maioria das vezes, os drivers de vídeo estão em um diretório no disquete, como "A:WIN95". Experimente, portanto, alterar o diretório caso o Windows 95 reporte que não encontrou nenhum driver no disquete.

Macete: Caso você não possua o disquete da interface de vídeo, você poderá utilizar o driver genérico "Super VGA". Neste caso, porém, o número máximo de cores que você poderá utilizar será de 256.

Atenção: Você acabou de ver a importância do disquete que acompanha a interface de vídeo. Por esse motivo, exija sempre o disquete da interface de vídeo do vendedor do seu micro.

Após instalar o driver de vídeo correto, você deverá configurar o número de cores utilizado pelo vídeo. Isto pode ser feito de duas formas: escolhendo o ícone "Vídeo" do Painel de Controle ou clicando com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e escolhendo a opção "Propriedades" do menu que aparecerá. Em ambos os casos, escolha a guia "Configurações".

Na guia "Configurações" você deverá aumentar o número de cores simultâneas no campo "Paleta de Cores". Você deverá configurar o seu vídeo a trabalhar, no mínimo, com 256 cores. Quanto mais cores, melhor.

Configurando o vídeo no Windows 95

Figura 3: Configure o vídeo de seu Windows 95 com, no mínimo 256 cores. Quanto mais cores, melhor.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!