Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novos Chipsets 3D


     70.274 visualizações    Vídeo    0 comentários
Novos Chipsets 3D

3DLabs Permidia3

A 3DLabs adiou o lançamento do Permidia3 várias vezes, mas finalmente ele chega ao mercado correspondendo às expectativas geradas, quanto à performance em 3D e suporte à API OpenGL principalmente devido ao enorme reconhecimento da 3DLabs no mercado corporativo de aceleradoras profissionais.

Equipada com um RAMDAC de 300 MHz, traz um recurso de alocação de texturas de até 256 MB de tamanho (tamanho máximo endereçável) chamado de Virtual Texture Engine.

Suas características principais:

  • Unidade de Gerenciamento de memória de Textura Virtual;
  • 256MB de memória máxima endereçável para memória virtual;
  • 300MHz de RAMDAC;
  • Passo único de bump-mapping, iluminação pixel por pixel;
  • 32 bit z-buffering;
  • Compatível com AGPx2 e AGPx4.

O mecanismo de "memória virtual" para armazenamento de texturas criado pela 3DLabs traz, como principais benefícios, diminuição do uso do barramento do sistema, diminuição do uso da memória da placa de vídeo para rodar aplicações com grandes quantidades de texturas, melhorando a capacidade de correção e aplicação de filtros às cenas geradas, pois aumenta o desempenho geral dos filtros (como o bilinear e trilinear mip-mapping).

A placa da 3DLabs, Oxygen VX1, vem com 32 MB e tem uma arquitetura inovadora na aplicação de filtros. Segundo a 3DLabs, é capaz de renderizar cenas em com filtro trilinear com quase o mesmo custo de desempenho do que os chipsets de primeira linha do mercado. E sua renderização em 32 bits também é uma das mais rápidas.

O chipset Permedia3 também irá suportar multihead, permitindo a visualização em até 8 monitores, mas isto só estará disponível no final do ano (1999). Veja as configurações do driver dessa placa nas Figuras 1 e 2.

 


Figura 1: Configurações da Permidia3.

 


Figura 2: Mais configurações da Permidia3.

A 3DLabs usa a seguinte frase para promover seu produto: "Permedia3 Create! tem o poder que você precisa para trabalhar rápido durante todo o dia e ter poder para se divertir com os melhores jogos por toda a noite". Exageros à parte, graças à experiência da 3DLabs, este chipset é realmente o que oferece melhor desempenho em aplicações profissionais do tipo 3DMAX e Sofimage de todas as placas analisadas aqui. Esta placa realmente oferece um poder de processamento realmente elevado, a um custo acessível. Quanto aos jogos, ela apresenta um desempenho muito bom, mas não comparável ao nível da TNT2 ou da Voodoo3. Já a qualidade de imagem é excelente, como a G400 da Matrox.

Para Saber Mais


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...