Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novos Chipsets 3D


     70.269 visualizações    Vídeo    0 comentários
Novos Chipsets 3D

3dfx Voodoo4

A 3dfx está disponibilizando poucas informações sobre sua nova placa, a Voodoo4 (ou Napalm). Talvez estejam aprontando alguma surpresa que irá realmente sacudir o mercado, para fazer frente ao Savage2000 e ao GeForce 256.

Recentemente foi anunciada uma tecnologia de compressão de texturas, chamada 3dfx FXT1, de código aberto e livre aos produtores de software e hardware. A compressão de texturas é muito bom para alívio da memória da placa, para aumentar a velocidade de processamento de cenas complexas em alta resolução e melhorar a qualidade de imagem em geral. Atualmente, apenas a S3 Savage4 tem uma tecnologia semelhante (a S3TC, suportada pelo DirectX 6.x).

Até mesmo os mais ardentes fãs da empresa sentiram-se meio decepcionados com o Voodoo3, pela limitação de texturas de 256x256, por não suportar render em 32 bits e não trazer nenhuma melhoria na qualidade de imagem. A 3dfx quer mudar esse quadro.

Em julho de 1999 a 3dfx anunciou uma tecnologia de render real-time chamada T-buffer. Seus novos produtos deverão suportar ray-tracing e outras técnicas avançadas de modelagem e iluminação somente disponíveis hoje em estações de trabalho poderosas e caríssimas, como as da SGI, Sun e IBM. É uma espécie de buffer acumulativo, renderizando cada elemento da tela e combinando várias cópias para criar um efeito de camada que irá gerar a imagem final.

Enquanto as placas comuns trabalham com frame buffer para gerar a saída em vídeo, a 3dfx com sua tecnologia T-buffer integrada com a FXT1 produzirá vários frame-buffers para gerar a saída, tornando a troca de imagens numa sequência de animação, por exemplo, muito mais "leve" e realista. Usando ainda filtragem anti-alising em tela cheia, combinando estas técnicas de motion-blur, as cenas além de muito mais belas e realísticas, serão renderizadas em maior velocidade, devido à técnica de super-amostragem e de guardar na memória vários frame-buffers da mesma cena (mas em perspectivas e ângulos diferentes). A técnica de anti-aliasing (que podemos considerar como uma espécie de desfocamento da cena) pode ser aplicada em qualquer software 3D. Já as outras técnicas será necessário desenvolver o software para suportar os recursos. A Figura 1 mostra o que é a técnica de anti-alising, enquanto a Figura 2 mostra uma cena renderizada usando a tecnologia T-buffer.

 


Figura 1: Exemplo de anti-aliasing.


Figura 2: Exemplo de uso da tecnologia T-buffer.

Em 1996 com o Voodoo a 3dfx introduziu a correção perspectiva de mapeamento de textura real-time, que foi introduzida pelos principais produtores de softwares. Em 1997, introduziu a multitexturização. Agora, juntamente com o suporte a 32 bits de profundidade de cor, texturas maiores (de 2048x2048 pixels por exemplo) e principalmente AGP texturing, este novo chipset da 3dfx estará apto a enfrentar seus mais poderosos concorrentes, e até superá-los.

Para Saber Mais


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...