Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as melhores placas de vídeo do mercado? - agosto/2019


     83.008 visualizações    Vídeo    9 comentários
Quais as melhores placas de vídeo do mercado? - agosto/2019

Conclusões

Primeiramente, é interessante discutirmos alguns pontos da nossa metodologia. Alguns usuários podem sentir falta de testes em resolução Quad HD (também chamada 2,5K ou 1440p). A questão é que existem diversas resoluções possíveis para jogos, desde mais baixas como 1280 x 720, 1366 x 768, 1600 x 900, 1920 x 1080 (Full HD), 2560 x 1080 (Full HD ultra wide), 2560 x 1440 e 3840 x 2160 (4K UHD). Não teríamos como testar em todas, então escolhemos as duas que já utilizamos em nossos testes de placas de vídeo, que são as mais utilizadas. Se você está procurando uma placa de vídeo para jogar em 1440p, pode analisar os dois gráficos de médias e fazer uma interpolação, já que, se uma placa é "quase boa" para 4K, com certeza vai ser excelente em 1440p.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que testamos apenas um modelo de placa de vídeo com cada chip. Sabemos que existem dezenas de modelos de placas, de diferentes fabricantes, baseadas no mesmo chip (por exemplo, existem dezenas de placas de vídeo GeForce GTX 1660), mas a principal diferença entre os modelos está no design e no sistema de refrigeração, além do clock que pode ser ligeiramente mais alto. O desempenho será, normalmente, bem similar entre um modelo e outro, e mesmo modelos com clocks mais altos não apresentam um desempenho muito superior ao dos modelos padrão. Assim, utilize nossos testes para definir qual o chip gráfico é o melhor para você, e depois decida entre os modelos disponíveis no comércio baseado em sua preferência pessoal por marca e design, além, obviamente, do preço e disponibilidade.

Em relação a nossos testes, a primeira conclusão é que, se você joga em Full HD, pode comprar uma das placas de vídeo mais baratas dentre as que testamos. A exceção é no caso de você ter um monitor de 120 Hz ou mais, ou se seu monitor é "ultra wide" (que, mesmo sendo chamado Full HD, tem mais pixels para serem calculados). Neste caso, vale a pena investir em uma placa de vídeo intermediária.

Já se você pretende jogar em resolução 4K, deve pensar em comprar uma placa de vídeo de pelo menos US$ 400 para poder jogar com uma taxa de quadros decente, sem precisar reduzir muito as configurações de qualidade de imagem dos jogos. Em alguns jogos mais leves (tipicamente, jogos do tipo e-sports ou mais antigos) é possível jogar nessa resolução com uma placa de vídeo mais simples.

E vale a pena comprar a placa de vídeo mais topo de linha possível (no caso, a GeForce RTX 2080 Ti)? Só se você tiver este dinheiro "sobrando", já que, como todo produto topo de linha, sua relação custo-benefício é ruim. Ou você já viu alguém que vai comprar uma Ferrari se importar com a relação custo-benefício do carro?

Assim, qual a melhor placa de vídeo para você? A resposta é simples: aquela que couber no seu orçamento. Nossos testes deixam claro que, dentre as placas testadas, em Full HD o desempenho das placas topo de linha é similar ao das intermediárias, então se o seu monitor é um modelo com resolução Full HD e taxa de atualização de 60 Hz, não há porque comprar uma placa cara. Já se você tem um monitor de alta resolução (1440p ou 4K) ou alta taxa de atualização (120 Hz ou mais), deve procurar pelo menos um modelo intermediário de placa de vídeo.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
7 minutos atrás, RBMA disse:

Vocês poderiam fazer os testes de acordo com a faixa de preço: Até 1000 reais, 1500 reais, 2000 reais... que é a realidade da maioria dos brasileiros.

Os preços estão na primeira página. Como nós explicamos, não há como utilizar os preços no Brasil porque eles mudam quase que diariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...