Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TechTrends Brazil 2004


     38.510 visualizações    Vídeo    0 comentários
TechTrends Brazil 2004

AMD: Evolução do Mercado de 64 bits

Muitas pessoas ainda perguntam se 64 bits realmente é algo necessário ou se 32 bits já é o suficiente, mas as aplicações de vídeo estão ficando cada vez mais complexas. Existe uma tendência para tornar a experiência com o micro cada vez mais real.

Segundo Otto Stoeterau, diretor de tecnologia da AMD, o objetivo da empresa é criar algo que seja mais confortável para o usuário final, trabalhando vários aspectos como garantia, segurança (proteção anti-vírus no processador) e gerenciamento de potência. A intenção é fazer um desktop funcionar de maneira semelhante a um notebook, no que tange a poder variar freqüência e tensão de alimentação para que tenhamos esse desktop trabalhando da forma mais silenciosa possível, executando as funções sob demanda.

TechTrends Brazil 2004
Figura 7: Otto Stoeterau, diretor de tecnologia da AMD.

Segundo a AMD, o Athlon 64 3400+ é processador de maior desempenho no mercado de PCs atualmente (embora em nossos testes tenhamos chegado a outra conclusão). A migração para 64 bits proporciona vídeos mais realistas, rodando aplicativos e jogos mais pesados. O usuário hoje adquire um perfil muito mais profissional e o desktop subiu de nível e não é mais o mesmo de quatro anos atrás. Hoje temos acesso a ferramentas cada vez mais profissionais dentro de casa e pode-se fazer uma edição de vídeo sem precisar de uma estação de trabalho gigante.

A tecnologia AMD 64 traz a uniformidade de 64 bits desde notebooks até servidores, trazendo quatro conceitos principais: tecnologia Hyper-Transport (a idéia principal é trazer um barramento capaz de suportar até 6,4 Gigabits por segundo - 40 vezes mais rápido do que o padrão PCI suporta - lembrando que este número oficial da AMD é exagerado e errado) para as novas evoluções que estão vindo no mercado – PCI Express, PCI-X, Gigabit Ethernet e novas placas de vídeo com tecnologia que demanda cada vez mais capacidade de processamento.

Do ponto de vista de acelerar o processamento, o controlador de memória está integrado ao processador, ou seja, não existe mais a necessidade do processador recorrer ao chipset para acessar a memória – ele passa a controlar a memória diretamente. Isso faz com que o tempo de acesso à memória seja reduzido, diminuindo a latência.

Mais detalhes sobre as tecnologias do Athlon 64 você encontra no artigo sobre o lançamento do processador Athlon 64.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...