Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da placa de vídeo ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum


     31.015 visualizações    Vídeo    8 comentários
Teste da placa de vídeo ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum
Produto Recomendado

Conclusões

Apesar de utilizar o mesmo chip e as mesmas memórias da GeForce GTX 1080 Ti Founders Edition, a ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition foi ligeiramente mais rápida na maioria dos testes: cerca de 3% mais rápida quando utilizando apenas a refrigeração a ar padrão e cerca de 6% superior quando utilizando refrigeração líquida. Isso se deve, obviamente, aos clocks mais altos do que no modelo de referência, mas também ao fato de que uma melhor refrigeração permite que a placa de vídeo suba mais os seus clocks com o "overclock automático", que é uma característica do chip gráfico.

Utilizamos o programa HWMonitor para monitoramos o clock real do chip gráfico, bem como a sua temperatura, durante um teste de estresse. Segundo o programa, o clock máximo da GeForce GTX 1080 Ti Founders Edition ficou em 1.671 MHz. Já o modelo da ASUS se estabilizou em 1.810 MHz com refrigeração a ar e em 1.898 MHz com a refrigeração líquida. Em todos os testes, a temperatura máxima do chip gráfico medida pelo HWMonitor foi de 84 graus Celsius, isso com temperatura ambiente de 14 graus Celsius.

Isso significa que a utilização da refrigeração líquida não tem como objetivo principal que a placa trabalhe a temperaturas mais baixas, e sim que consiga atingir clocks mais altos e, portanto, melhore seu desempenho, principalmente se você for fazer overclock manualmente. Claro que você pode também configurá-la para trabalhar com clock padrão e, desta forma, funcionar mais fria quando o refrigeração líquida está instalada.

Além disso, a vantagem também é no ruído: se com refrigeração a ar a placa fica audível quando a plena carga, chegando a 50 dBA de ruído (quando ociosa, porém, as ventoinhas literalmente são desligadas e a placa fica completamente silenciosa), com a refrigeração líquida não há aumento de ruído quando a placa está sendo exigida. Obviamente, o nível de ruído neste caso vai depender do sistema de refrigeração líquida que você instalar, mas em geral será bem mais silencioso do que no modo com refrigeração a ar.

Assim, enquanto a GeForce GTX 1080 Ti é hoje a placa de vídeo mais rápida do mercado (dentro os modelos voltados ao público em geral e com disponibilidade no mercado), podemos dizer que a ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition é um modelo ainda mais rápido, principalmente se você instalar um sistema de refrigeração líquida.

O grande problema desta placa de vídeo é o mesmo que existe em todo produto topo de linha: ela não apresenta uma boa relação custo/benefício, por conta de seu preço, que é bem mais alto do que os modelos de GeForce GTX 1080 Ti mais simples. Ainda mais se você somar o custo de um kit de refrigeração líquida compatível.

Porém, se você quer uma placa de vídeo com desempenho excepcional, construção robusta e visual muito maneiro, pretende fazer overclock do chip gráfico e não se preocupa com o preço, a ASUS ROG Poseidon GeForce GTX 1080 Ti Platinum edition é a placa de vídeo certa – pelo menos até o lançamento da próxima geração de chips gráficos.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
55 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

Excelente review @Rafael Coelho! Placa pra poucos hehe. De fato não há vantagem de desempenho no uso de sistema líquido, só o ruído mesmo.

 

Apenas um typo na legenda da figura 14 que eu creio que deveria se referir ao sistema de refrigeração líquida. (está dizendo "regulador de tensão")

Obrigado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pela análise e testes, Me. @Rafael Coelho!

É uma placa espetacular! Possivelmente o water cooler foi incluído para quem queira fazer overclock e eu não vi vantagens significativas em utilizar o water cooler para utilização em stock e, se a placa já é capaz de reproduzir em full hd e 4k, não vejo o porquê de fazer overclock da mesma...

Conforme os testes demonstram, o water cooler é inútil! É um acessório bem bonito, mas é inutil...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@axellslade2 Pois é, vários fabricantes fazem isso agora, têm uma marca separada para produtos para jogos e apenas usam esta marca. Outros exemplo: Kingston e sua marca HyperX, Deepcool e sua marca GamerStorm... E no passado, Cooler Master e sua marca CM Storm. Inclusive houve uma enorme confusão a respeito disso em relação à NVIDIA praticamente forçar aos fabricantes a fazerem isso caso quisessem vender produtos da concorrente (marcas separadas para NVIDIA e AMD): https://www.hardocp.com/article/2018/03/07/geforce_partner_program_impacts_consumer_choice

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"ROG Poseidon Plantinum"

O time de marketing da Asus deve pensar "vamos pegar palavras aleatórias que tenham aspecto gamer e colocar na caixa pra parecer legal", daqui a pouco estão igual a samsung com os aparelhos galaxy genéricos

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...