Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Campus Party 2009: Coletiva de Imprensa com Tim Berners-Lee


     1.740 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Campus Party 2009: Coletiva de Imprensa com Tim Berners-Lee

Tim lembra um switch de informações com capacidade ilimitada.

Olhando a platéia de jornalistas seus olhos atentos, rápidos e simpáticos saltam entre os entrevistadores dando a nítida impressão que ele é capaz de ver todos ao mesmo tempo.

Muito além de ser um técnico Tim demonstra facilidade em sonhar com o futuro da web e seus impactos na cultura e sociedade.

Tim Berners-Lee
Foto: Tim Berners-Lee

Respondendo brilhantemente às perguntas (que foram elogiadas por ele ao final da coletiva) ele falou em um futuro não muito distante em que nossos quartos estarão cobertos de pixels e poderemos interagir com as coisas de formas que ainda não imaginamos confirmando uma tendência de reduzir as fronteiras entre online e offline como faz o Twitter.

Respondendo sobre o surgimento de uma nova cultura do conhecimento em contraste com a atual cultura do consumo ele sugere lucidamente que muitos outros experimentos na criação de novas culturas resultaram e desastres e que devemos ser muito cuidadosos garantindo sempre que as minorias também sejam ouvidas.

Ao falar sobre a Web 3.0 ele apontou a necessidade de criar a possibilidade de mantermos nossos dados online com segurança e privacidade de forma que não tenhamos que informar novamente nossos dados a cada vez que nos comunicarmos com um serviço como uma nova rede social ou mesmo o site de uma empresa onde desejamos nos cadastrar. Seria uma evolução do OpenID.

Apartentemente, na visão de Tim o futuro da Internet, seja ele qual for, se trata de conectar pessoas, de integrar culturas e dar voz a minorias, esse parece ser um ponto central em seus esforços presentes e futuros.

Que muitos outros o ouçam e sigam os mesmos passos...

------------------

A seguir, o resumo das perguntas e respostas da coletiva, por Claudia Mello Belhassof.

P: Qual o conselho que você daria a Barack Obama no dia de sua posse?
Tim: Algo que ele já pretende fazer: colocar os dados do governo em open source.

P: Qual o futuro da tecnologia?
Tim: A Web é como uma tela em branco, com possibilidades infinitas. Estamos criando a Web Foundation para servir à humanidade, trabalhar melhor pelas pessoas de todos os níveis socioeconômicos. Ainda existe um percentual muito alto de excluídos digitais.

P: Como será a acessibilidade via celular?
Tim: Acredito numa diversidade de dispositivos de acesso à Web, dependendo da situação e da necessidade do momento. Posso acessar com um celular na rua, mas, se precisar de um mapa, ligo meu monitor de 52" em casa para ver exatamente de onde meu avião vai partir e onde vai chegar.

P: Quais as expectativas para a Web 3.0?
Tim: A Web 2.0 é frustrante para o usuário, pois as informações ficam isoladas em cada site. A Web 3.0 centraliza todas as informações num único site, por exemplo, um site chamado "Friend of a Friend".

P: Se você pudesse tirar alguma coisa da Web, o que seria?
Tim: As duas barras depois do http, porque isso economizaria muito tempo, mas seria necessário reprojetar toda a Web, então...

P: Você acha que há necessidade de legislação para controle da Web?
Tim: Não conheço as leis brasileiras, mas a Web precisa de neutralidade, sem bloqueio de acesso e sem monitoramento.

P: Algumas pessoas dizem que estamos saindo da era do consumo para a era do conhecimento. Você concorda com isso? Realmente estamos criando uma nova sociedade?
Tim: As tentativas de criação de uma nova sociedade foram trágicas, então é necessário tomar cuidado com novas tentativas. Hoje em dia, as pessoas de alguns sites já estão brincando com novas formas de sociedade, baseadas na meritocracia. Nossas decisões como grupo precisam respeitar a maioria sem deixar de ouvir a minoria.

P: O que você acha dos crimes cometidos na Web?
Tim: Essa é uma pergunta sobre a humanidade. Quando olho para a humanidade, vejo coisas horríveis, mas também vejo coisas maravilhosas. Sou completamente otimista em relação à humanidade: quando as pessoas se unem, vemos coisas muito boas.

P: Temos um certo nível de interatividade hoje na Web. Você acha que chegamos ao limite ou ainda há mais por vir?
Tim: Teremos muito muito mais interatividade, com visualizações de dados muito mais poderosas. Imagine as paredes de seu quarto cobertas de pixel. Isso mudaria completamente sua forma de interação, não acha?

P: O Twitter é uma nova forma de comunicação?
Tim: É uma ferramenta interessante, mas não tenho preferências por nenhum site. Devemos ter em mente que cada vez que vemos uma novidade bombástica, há uma outra novidade bombástica virando a esquina.

P: Como você vê a questão da privacidade on-line?
Tim: Os padrões estão mudando e devem continuar mudando nos próximos anos. Os usuários devem poder decidir o que pode ser usado, por quem e com que propósito.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...