Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Campus Party 2010: O Hardware dos Campuseiros


     2.670 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Campus Party 2010: O Hardware dos Campuseiros

Uma das minhas missões na Campus Party Brasil 2010 era tentar descobrir um pouco das preferências de hardware das tribos de ciberpessoas.

Qual é a placa de vídeo preferida do pessoal de Games? A tribo de Linux ainda tem que evitar essa ou aquela marca? O que é importante para a galera de casemod? E o povo de robótica, que tipo de hardware os atrai? Quais são as melhores fontes de informação?

A Campus Party é uma sobrecarga de tudo: Informação, lazer e interação. Por 5 dias passei cerca de 50 horas ignorando os 10Gbps de banda e me aproximando de pessoas, tentando aprender com elas o máximo possível e descobri algumas coisas boas, outras ruins.

Uma coisa boa é a qualidade dos jogos que temos hoje! Como o Crysis 2 que dizem ter travado um servidor da Nasa de tão complexo, e essa é uma má notícia... Você pode não precisar de uma máquina com 5 placas de vídeo Nvidia dentro como a que vi lá rodando esse jogo, nem de um monitor 3D de 1.400 Reais, mas certamente sua diversão será muito maior se o seu bolso for bem fundo e estiver cheio!

O pessoal de casemod tem exigências menores de hardware até porque o barato deles é justamente a modificação do gabinete do computador. Tivemos a oportunidade de conhecer "Kratos", mod criado pelo campeão mudial Maciel Barreto.

Mas não se deixe enganar, parte da arte do casemod é o overclock e até refrigeração a hidrogênio está valendo na disputa com a máquina de cinco placas de vídeo da área de games. Até o fim desse artigo não ficamos sabendo se eles obtiveram sucesso.

Se para os casemodders (Ah! A cibercultura e seu estranho vocabulário!) as placas mãe e de vídeo são apenas coadjuvantes para a galera de robótica elas geralmente sequer fazem parte do projeto já que os robôs são construídos com módulos Lego NXT ou, entre o pessoal mais hardcore, Vex.

Aquele hardware com que estamos acostumados, com teclado e monitor só fazem parte do jogo na hora de projetar os robôs com ferramentas como o Solid Works. Vimos um membro da equipe de uma universidade de Guarulhos que tem vários prêmios e, depois de ganhá-los agora ele deve dar origem a um outro robô catador de lixo.

Outra tribo que sempre teve suas restrições de hardware é a dos sistemas operacionais alternativos... Lembro como sofri nos meus tempos de OS/2 para obter os drivers ou escolher o hardware certo. Falei lá com alguns usuários de Linux e de quebra ouvi histórias sobre os bastidores da briga Microsoft X OpenOffice e de lendas como a do hacker que chantegeou o Brasil ou do brasileiro fã da Microsoft que pagou 180 mil para ver o código fonte do Windows e depois disso migrou para Linux.

A última tribo com quem interagi foi a minha própria, blogueiros... Bem na verdade praticamente todo mundo é meio blogueiro online se lembrarmos que Web Logger eram pessoas que falavam online no único lugar disponível: blogs. Hoje todo mundo tuita, escreve em comunidades no Orkut, Facebook, Ning ou deixa comentários em blogs e deveriam ser considerados blogueiros. Bem, mas tem uma galera que faz da expressão online sua principal atividade e acabam formando mais uma tribo cuja exigência de hardware provavelmente está mais no tamanho (minúsculo) do computador do que no seu poder de processamento. É a tribo dos netbooks, notebooks e smartphones que podem ser levados até no elevador.

Depois de todas essas incursões qual foi a minha conclusão? Bem, não pude e nem seria possível, falar com todos os campuseiros então decidi pegar as opiniões de alguns representantes de cada tribo que escolhi um pouco por instinto e um pouco por sentir que eram pessoas movidas pela paixão.

Aqui vão os meus resultados.

Tribo de Games
De acordo com José Fernandes e Alex Fernandes (curiosamente não são irmãos) essa é uma configuração aproximada de uma boa máquina para games:

  • Core 2 Duo 3.0 E8500 com overclock para 4.0
  • 4GB de RAM ou mais
  • Placa de vídeo NVidia 295
  • Placa mãe ASUS

Tribo Linux
Foi um prazer conversar com o Jorge Willians (dentista, quem diria!) e o Edgard Costa. Acho que foram os campuseiros mais engajados que encontrei!

Para essa tribo as exigências de hardware são bem mais modestas pois, apesar dos Linuxes terem interfaces gráficas bem atraentes eles são mais leves que a maioria dos concorrentes. A única restrição mais séria parece estar nas placas de vídeo pois alguns grandes fabricantes ainda não disponibilizam versões oficiais para suas placas obrigando o usuário a cumprir um roteiro meio complexo para fazer o vídeo funcionar.

A solução para eles é dar preferência a computadores de marcas mais conhecidas como a DELL ou Sony que parecem estar atentas também ao mercado Linux.

A marca mais elogiada por eles foi a Intel. Quem diria...

Essa é a configuração que eles me passaram para um bom computador Linux:

  • 2GB de RAM
  • Processador Atlon64
  • Placa mãe Asus ou Intel
  • Placa de video Intel (evitar a ATI)

Tribo de Robótica
Como disse essa tribo não pensa tanto em computadores, mas pelo menos em dois momentos eles os usam: na hora de pesquisar esquemas eletrônicos no Google (e cair de vez em quando no Clube do Hardware) ou no Eletronica.org e modelar os projetos no SolidWorks, mas pelo que vi lá eles também são adeptos dos notebooks, provavelmente para poder levá-los para as competições de robótica.

Tribo de Casemod
Nessa tribo dei a sorte de encontrar logo de cara com o campeão e o vice-campeão mundiais, Maciel Barreto da Bahia e Miguel Povh (cursando direito, quem diria?).

Segue a lista de preferências deles:

  • Core quad
  • 4GB de RAM
  • 1TB de HD
  • Resfriamento especial
  • Placa mãe Biostar, ASUS P5 e também citaram as da Intel
  • Placa de vídeo ATI (preferem ela às Nvidia), Gforce 9800

Vale citar que o site preferido deles é o forum do casemodbr.

Tribo de Blogueiros
Essa era a tribo com mais notebooks e netbooks, como disse o negócio é poder escrever no blog ou no Twitter a qualquer hora e a portabilidade se torna vital. Alguns levaram o X-Box para jogar (aliás tinham alguns na área de jogos também).

Talvez por não ser uma tribo onde gibabytes ou gigahertz impressionam as grifes parecem ter um pouco mais de peso e lá estavam Vaios, Macs e Dells Mini em maior quantidade, mas isso pode ser apenas uma impressão minha.

Nota final
Em cada papo que eu tinha sempre explicava que além de gostar de estar ali entre pessoas parecidas comigo estava lá para estudar cibercultura e fazer alguns artigos para o Clube do Hardware e os elogios ao CDH foram unânimes! Mesmo quem não vinha aqui em busca de informações frequentemente é trazido pelo Google e gosta do que encontra! É uma honra poder representar um veículo respeitado!


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...